O estilo de liderança de Abílio Diniz

barco líder amarelo liderando barcos pretos

Confira alguns princípios da liderança de Abilio Diniz.

“Liderança não é uma coisa que você herda. A gente não nasce líder, ao contrário, a gente escolhe ser líder e depois conquista.”

Abilio Diniz é empresário, empreendedor e presidente do conselho de administração da BRF, companhia de alimentos criada a partir da fusão das empresas Sadia e Perdigão. Nascido em 1936, em São Paulo, aprendeu desde a infância sobre liderança e autoconhecimento

Em 1956, entrou para a faculdade, onde cursou Administração de Empresas. Dois anos mais tarde, junto a seu pai, abriu a primeira loja do grupo Pão de Açúcar. No ano 2000, o grupo já possuía 416 lojas em 11 estados do Brasil. Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu a Rede Ponto Frio, se tornando líder da rede varejista no país.

Biografia de Abilio Diniz

Abilio Diniz é o mais velho dos seis filhos do casal Floripes Pires e Valentim Diniz. Valentim, nascido em 1913, imigrou de Portugal para o Brasil em 1929. Abilio estudou no colégio Anglo Latino e posteriormente fez o segundo grau no Colégio Mackenzie. Formou-se em 1956 pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. 

Ao concluir a graduação, se viu diante da possibilidade de fazer uma pós-graduação na Universidade de Michigan. No entanto, preferiu abrir mão dessa oportunidade para fundar um supermercado com o pai. Entã,o em abril de 1959, Valentim e Abilio Diniz inauguraram a primeira loja daquela que se tornaria a maior rede de varejo da América Latina. 

Com essa loja teve início o poderoso Grupo Pão de Açúcar. No ano de 1965, Diniz foi para os Estados Unidos estudar Marketing na Universidade de Ohio. Estudou também Economia pela Universidade Columbia, em Nova York. 

O começo 

Algo que nem todo mundo sabe sobre Abilio Diniz é que ele começou a trabalhar quando tinha apenas 12 anos. Ele auxiliava o pai na Doceria Pão de Açúcar, que foi inaugurada em setembro de 1948. Em 1959, além de abrir mão da especialização nos Estados Unidos, desistiu de se dedicar a uma carreira acadêmica.

Quando a primeira loja do Pão de Açúcar já estava devidamente estabelecida, ele viajou pela Europa e Estados Unidos, tentando entender como era a mecânica de funcionamento do setor de varejo no exterior. Diniz aprendeu o máximo possível nessas visitas nas redes de supermercados do mundo. 

A segunda unidade da rede Pão de Açúcar foi aberta em 1963, no centro de São Paulo. Apenas um ano depois a rede já havia adquirido os supermercados Tip Top e Quiko. No ano de 1967, fez uma viagem à Paris, França, com seu amigo Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor da FGV e integrante do quadro de funcionários do Pão de Açúcar.

Os dois conheceram o empresário Marcel Fournier, cofundador do Carrefour nessa viagem. Foi uma excelente experiência, pois eles foram levados para conhecer a loja e puderam saber em detalhes como era a operação.

No ano de 1968, Diniz se tornou um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados. Tendo o modelo de hipermercados Carrefour como inspiração, inaugurou a bandeira Jumbo em 1971. 

Conselho Monetário Nacional

Havia muitos desentendimentos familiares na gestão da rede Pão de Açúcar. Nesse contexto, em 1979, Abilio Diniz aceitou o convite do ministro do planejamento, Mário Henrique Simonsen, para integrar o Conselho Monetário Nacional. Trabalhou especialmente na produção de boletins econômicos. 

Foram dez anos na ponte aérea entre São Paulo e Brasília, nesse período, a gestão da empresa ficou a cargo do pai de Abilio, irmãos e outros profissionais. Em 26 de novembro de 1987, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.

Crise e volta por cima 

No fim dos anos 1980, Valentim Diniz percebeu que a empresa não ia bem e pediu que Abilio retornasse para a direção, tendo plenos poderes. Em 1989, ele assumiu a presidência executiva. 

Diante da crise, Diniz desenvolveu um projeto de recuperação, mas não conseguiu colocar em prática devido ao plano de medidas financeiras implementado pelo então presidente Collor. Com a falta de caixa, o Pão de Açúcar quase foi à falência. 

A recuperação aconteceu através do lema “corte, concentre e simplifique”. Esse plano, considerado drástico, não perdoou nem mesmo os cargos da alta administração. De 626 lojas em 1985, o grupo passou a ter apenas 262 em 1992. A crise foi contornada e a empresa voltou a crescer. 

Após novos conflitos familiares, Diniz fechou um acordo com os sócios e se manteve como o controlador majoritário. No ano de 1995, abriu o capital do Grupo Pão de Açúcar.

Em 1999, o grupo francês Casino obteve 24% do capital votante da companhia. E em 2000 teve início um processo de reengenharia da Companhia Brasileira de Distribuição. Assim a empresa se tornou líder no ranking das principais varejistas do país. 

Uma vida dedicada aos negócios

Diniz se manteve à frente do Grupo Pão de Açúcar da década de 1960 até junho de 2012. No ano de 2006, diversificou um pouco seu portfólio, fundando a Península Investimentos. Essa empresa tinha o objetivo de gerir os ativos da família Diniz através de investimentos privados e líquidos. 

Abilio é o presidente do Conselho de Administração da empresa. Através da Península Participações, braço social da companhia de investimentos, foi criado o Instituto Península que realiza uma série de projetos de educação e esporte. 

Curso de especialização

Abilio Diniz idealizou um curso de especialização, em 2010, na FGV-SP. O nome do curso é “Liderança 360°” e foi pensado para alunos entre os 25 e 40 anos de diferentes áreas de atuação. O foco desse curso é formar lideranças. 

BRF

No ano de 2013, Diniz, tornou-se presidente do Conselho de Administração da BRF. Foi a primeira vez que ele trabalhou no segmento de indústria. É interessante mencionar que a Península Participações possui participação acionária nessa companhia. 

Carrefour

Foi no final de 2014 que Abilio assumiu uma cadeira no Conselho de Administração do Carrefour (Brasil). Em maio de 2016, recebeu a nomeação como membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, com sede na França.

Durante alguns meses, ele esteve na posição de Observador, um papel consultivo. A Península Participações também tem participação no Grupo Carrefour e Carrefour Brasil. 

Abilio Diniz e seu estilo de liderança

Abilio é um grande exemplo de liderança. Alguém que ousou ir além e conquistou grandes resultados em sua jornada pessoal e profissional. Confira alguns princípios da liderança de Abilio Diniz:

Valores

Um dos pontos mais importantes quando falamos na liderança de Abilio é sua fidelidade por seus valores: humildade, determinação, garra, disciplina e equilíbrio emocional. Todos os seus colaboradores são liderados, tendo por base esses 5 valores que são a chave de seu negócio.

Visão de Futuro

Para fazer qualquer negócio dar certo e alcançar o sucesso, é necessário sonhar alto. Permitir-se, ousar ir além e, acima de tudo, amar o que faz. Só assim é possível conquistar tudo o que se deseja.

A paixão e a força de vontade são os maiores combustíveis para alcançar nossos objetivos. Segundo ele, “devemos pensar grande, mas sendo capazes de amar o que temos hoje.”. 

Grandes Referências

Para trilhar o caminho do sucesso, é necessário ter referências. Ver exemplos de pessoas e profissionais que conquistaram êxito em seus negócios através de muito trabalho e dedicação e se inspirar para seguir os mesmos passos.

Inovação

Para se dar bem em qualquer negócio, é necessário inovação, criatividade, determinação, planejamento e disciplina. Fugir do óbvio e fazer diferente. Ofereça ao mercado um diferencial que te coloque à frente dos concorrentes.

Preparação

A vida em si já é um grande desafio. Por isso, é fundamental estar sempre preparado para as lutas, desafios e conquistas que virão diariamente. Saiba lidar com os acertos e fracassos de maneira positiva.

Se em determinado momento alguma coisa não sair como o esperado, não desanime. Transforme os desafios em garra para continuar lutando e conquistando cada degrau de sua jornada rumo ao sucesso.

O exemplo Abilio Diniz 

Quando se fala sobre empreendedorismo e capacidade de transformação mercadológica, não tem como não pensar no nome de Abilio Diniz. Como vimos, ele começou a trabalhar ajudando seu pai na Doceria Pão de Açúcar e ao longo da sua trajetória ergueu um grande império. 

Para alcançar o lugar de destaque em que está, precisou ter foco no que deseja realizar e arriscar em momentos delicados. Dessa forma, ele é um exemplo de líder que, mesmo mantendo foco no planejamento, não tem medo de arriscar em prol de um ganho maior. Você pode se inspirar no exemplo de Abilio Diniz para dar início à sua própria jornada de sucesso no mercado. 

Como o Coaching pode te ajudar a seguir o exemplo de Abilio Diniz?

Se você busca ter sucesso, assim como Abilio Diniz, pode desenvolver habilidades de liderança através do Coaching. Trata-se de um método de desenvolvimento de habilidades, altamente eficaz e de rápido retorno. Essa metodologia trabalha diversas vertentes que possibilitam o autoconhecimento. 

O indivíduo adquire consciência e controle de seus comportamentos, tanto os positivos como os sabotadores, aqueles que te impedem de alcançar algo. Dessa maneira, você poderá trabalhar com sabedoria suas competências de maneira a conquistar seus objetivos.

Gostou de saber mais sobre a história de Abilio Diniz? Esperamos ter te inspirado!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds