Benefícios dos bancos digitais para os empreendedores

Homem usando banco digital

Veja os principais benefícios dos bancos digitais para os empreendedores.

Ao decidir abrir uma empresa, os empreendedores devem ter em mente a relevância de separar a sua conta pessoal da conta jurídica da companhia. Contudo, até algum tempo atrás, essa medida era bem difícil para empresas de pequeno porte. Havia uma série de regras e altas taxas por parte dos bancos convencionais. Assim, se tornava bastante desafiador conseguir adquirir crédito, investimentos e até mesmo organizar a vida financeira.

Quando os bancos digitais e fintechs chegaram ao mercado, esse cenário mudou positivamente para pequenos empreendedores. Esse tipo de instituição financeira passou a agregar cada vez mais pessoas jurídicas com destaque para micro e pequenas empresas. Para os pequenos empreendedores, os bancos digitais representam uma alternativa para seguir com os investimentos em seus empreendimentos. 

No Brasil, os bancos digitais já contam com mais clientes do que em países desenvolvidos. O país é também o segundo do mundo a apresentar o maior crescimento do setor nos últimos anos. Com maior crescimento que o Brasil, apenas a Suíça. No artigo a seguir iremos apresentar os principais benefícios dos bancos digitais para empreendimentos de pequeno porte. 

Afinal, o que é um banco digital?

Em linhas gerais, os bancos digitais são instituições financeiras que operam completamente online e sem agências físicas. O fato de estar no ambiente virtual reduz consideravelmente os custos de operação. Por esse motivo, os bancos digitais conseguem oferecer uma ampla gama de serviços gratuitos ou a preços bem mais acessíveis. 

A estrutura toda de atendimento e serviços desses bancos é 100% online. Os clientes abrem suas contas, fazem transferências, pagam boletos, solicitam empréstimos, entre outros serviços, com apenas alguns cliques. Na era digital esse tipo de instituição financeira faz muito sentido e pode facilitar o processo de gestão de uma conta pessoal e outra conta jurídica.

O que é fintech?

As fintechs são companhias ou startups que trabalham desenvolvendo produtos financeiros e soluções para clientes por meio de serviços 100% digitais. A tecnologia é o grande diferencial da forma como as fintechs operam em comparação com as empresas tradicionais. Com as fintechs, as empresas e os consumidores têm auxílio para o gerenciamento mais positivo de suas operações financeiras. 

As fintechs podem oferecer soluções variadas, como cartão de débito, cartão de crédito, seguros, conta digital, empréstimos, entre outros. A facilidade de acesso aos serviços é o grande diferencial das fintechs que contribui para que as empresas tenham uma gestão mais profissional dos seus recursos financeiros.

Bancos digitais para empreendedores: quais são os benefícios?

Nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de micro e pequenos negócios no Brasil. Muitos profissionais, diante do cenário da pandemia de Covid-19, precisaram encontrar novas formas de oferecer seus conhecimentos ao mercado. Abrir uma pequena empresa se tornou uma possibilidade de manter seus rendimentos para muitas pessoas. Mas, como os bancos digitais podem ajudar esses pequenos empreendimentos?

Abaixo listamos os 5 principais benefícios de ter uma conta PJ em um banco digital. A partir dessa leitura, os pequenos empreendedores podem ter uma compreensão mais ampla da diferença que essa conta pode fazer para seu sucesso no mercado. 

1. Redução de taxas e custos

Os bancos digitais não possuem estruturas físicas, como os grandes bancos tradicionais, e dessa forma têm menos despesas. Como trabalham com uma estrutura menos onerosa, conseguem repassar essa redução de custos para o cliente. Então, o primeiro grande benefício de abrir uma conta num banco digital é a economia.

Há bancos digitais que oferecem taxas de conta mais baixas e outros oferecem até mesmo contas com 100% de taxas gratuitas. Essa economia se aplica à manutenção da conta, transferências, entre outros serviços. Ao longo do tempo, essa redução de taxas se torna uma economia considerável. 

2. Mais segurança de dados

A estrutura dos bancos digitais é completamente online e, por isso, há maior investimento na segurança dos dados dos clientes. Inclusive, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina que deve existir essa proteção dos dados dos consumidores. A segurança não é um diferencial, trata-se de uma obrigação. 

Podemos destacar algumas ferramentas, como a autenticação em dois fatores, por exemplo. As transações criptografadas também funcionam como um elemento extra para essa proteção. Os clientes dos bancos digitais sabem que seus dados estão bastantes seguros junto a essas instituições. 

3. Mais praticidade e comodidade para abrir a conta

Os bancos digitais oferecem um processo de abertura de conta PJ muito mais prático e cômodo. Não é necessário nem sair de casa para a abertura da conta. Basta que o potencial cliente tenha um computador ou um smartphone para baixar o aplicativo do banco. Nesse app, o cliente se cadastra com facilidade e sem grande burocracia.

Essa facilidade também pode ser observada nas transações realizadas com a conta ativa. Emitir e pagar boletos, solicitar empréstimos, fazer transferências, entre outros, podem ser feitos com apenas alguns cliques. Em um contexto extremamente burocrático, essa é uma forma de reduzir o tempo investido na gestão das transações financeiras. 

4. Mais usabilidade

Em geral, os bancos digitais contam com aplicativos em que estão reunidas todas as soluções disponíveis com grande facilidade de uso. Essas plataformas permitem que o usuário realize todas suas transações pelo smartphone. O atendimento ao consumidor está disponível 24h por dia, sete dias por semana, uma vez que é online. 

5. Maior controle financeiro

Os bancos digitais tendem a oferecer mais praticidade para a organização financeira do empreendimento. Os aplicativos permitem verificar todas as operações e, em alguns casos, podem até fornecer dados com percentuais de gastos em cada área. Há uma série de funcionalidades que ajudam no processo de gestão do empreendimento. O empresário pode até mesmo ter maior controle do caixa da empresa. 

Conclusão

Vivemos em um mundo cada vez mais digital e, dessa forma, é imprescindível utilizar as facilidades que esse contexto oferece. Contar com serviços como bancos digitais facilitam a organização e o gerenciamento da empresa. Além disso, representa a oportunidade de economia com acesso a um serviço essencial e de qualidade. 

Agora que você já conhece os benefícios dos bancos digitais para empresas, pretende abrir uma conta para sua companhia? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63