Core Business – O que é e como identificar o de sua empresa?

Conheça mais sobre o conceito de Core Business e quais são os passos para identificá-lo em sua empresa.

Core Business refere-se à atividade central de uma empresa, ou seja, o que ela faz de melhor. Essa definição é fundamental para que a companhia foque em se especializar nesse ponto.

A partir de maior dedicação à atividade central é possível obter melhores resultados em menor tempo. Continue lendo para compreender o conceito de Core Business e como identificar o do seu negócio.

Afinal, o que é Core Business?

A tradução literal de Core Business para o português é “negócio principal”. Essa transposição de idioma já deixa claro a que o Core Business se refere. Basicamente, diz respeito à atividade principal realizada por uma empresa.

Qual é o centro nervoso do seu empreendimento? Que ação ou atividade se destaca como o diferencial da sua organização? Você sabe dizer qual é o ativo intelectual que faz com que seu negócio atraia mais clientes? Por que sua empresa é capaz de superar a concorrência atraindo mais consumidores? Qual o fator que irá impulsionar as vendas da sua empresa? Responder a essas questões é determinar o Core Business do seu negócio.

A relevância de conhecer o Core Business da sua empresa está na possibilidade de estruturar um planejamento estratégico direcionado para ele. Com esse planejamento é possível direcionar o crescimento da companhia para um caminho mais sustentável. Adotando uma metodologia de trabalho sustentável, se torna mais rápida a obtenção de resultados positivos.

Outro ponto fundamental é que todos os públicos interessados e interessantes para a sua empresa passam a entender qual é realmente o negócio. Isso permite obter maior engajamento dos colaboradores e um melhor posicionamento no mercado.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Core Business não é o mesmo que plano de negócios

Core Business é bastante confundido com plano de negócios. Mas, embora ambos sejam parte do mesmo processo em busca do sucesso no mercado, não são a mesma coisa. O Core Business é o núcleo da empresa, ou seja, aquilo que ela sabe fazer bem. Por sua vez, o plano de negócios é o método como ela colocará sua expertise em ação.

Core Business: como identificar o de sua empresa?

O Core Business é o núcleo da empresa e saber identificar o do seu empreendimento é crucial para alcançar o sucesso. A seguir vamos explicar como determinar qual é a atividade central da sua companhia. É mais fácil do que parece!

1. Conheça com detalhes seu produto/serviço

Você conhece todas as particularidades dos produtos/serviços que oferece para o seu público-alvo? Somente a partir desse conhecimento é possível identificar corretamente o Core Business do empreendimento.

Qual é a característica que a sua empresa oferece ao mercado que a concorrência não tem? Seu produto/serviço tem um preço mais em conta? A qualidade é mais elevada? Chegar a essa resposta é essencial para compreender qual é o núcleo central do seu negócio.

2. Conheça o diferencial com clareza

O mercado é extremamente competitivo, há diversas empresas oferecendo produtos e serviços semelhantes. Com esse contexto, responda: o que a sua empresa oferece de diferente para seu público-alvo? Por que o seu público escolhe o seu produto/serviço e não o da concorrência?

Para que fique mais claro, imagine um e-commerce que vende tênis de corrida e se destaca por ter um serviço de entrega rápido. A essência desse empreendimento é garantir que o cliente terá uma experiência diferenciada pela rapidez de recebimento do produto. Logo, a satisfação com o tempo de entrega reduzido é o diferencial do negócio.

3. Tenha foco para suas atividades

As informações obtidas através dos tópicos anteriores permitem fazer a delimitação do campo de atuação da companhia, algo essencial para tornar mais simples o processo de definição do seu Core Business. O foco ajuda a evitar empregar recursos valiosos em frentes que não trarão resultados tão significativos.

Com o foco principal delimitado, é possível traçar as suas estratégias a partir dele, chegando a um rumo interessante para seu empreendimento. Apenas quando se tem essa informação bem definida é que se consegue traçar estratégias paralelas rumo ao sucesso.

4. Observe com atenção as oportunidades do mercado

Devemos ressaltar que identificar o Core Business não deve se tornar um fator limitante para o crescimento da sua empresa. Conforme o empreendimento alcance o sucesso no mercado é possível expandi-lo para atender a diferentes nichos. No entanto, tenha em mente que, para realizar atividades paralelas, é necessário trabalhar bem na atividade foco, o Core Business.

Somente quando se tem excelência em seu foco principal é possível dividir a atenção dos esforços. Observar e aproveitar as oportunidades do mercado é o caminho para determinar novos diferenciais competitivos e/ou nichos ainda não explorados. Com isso, você abre o leque de possibilidades do seu negócio no mercado e tem acesso a novas fontes de lucro.

5. Determine uma estratégia de crescimento

Conhecendo o Core Business e obtendo excelência na entrega dessa atividade principal, o gestor deve focar em determinar uma estratégia de crescimento. De que forma, o atendimento dessa necessidade do público-alvo pode ser aperfeiçoada? Entendendo a atividade principal será mais fácil definir estratégias mais eficazes.

Sabendo qual é o diferencial da sua empresa se torna simples determinar a melhor estratégia de marketing. A companhia tem mais chances de realizar uma comunicação eficiente com o seu público. A estratégia de crescimento e expansão passa pela definição e aperfeiçoamento do Core Business.

Por que definir o Core Business é tão importante?

Antes de definir o Core Business, é um pouco difícil traçar uma estratégia de sucesso para uma empresa. O núcleo do negócio é o ponto de partida para realizar qualquer plano para que a empreitada seja bem-sucedida. Trata-se de um processo que funciona como base para os passos seguintes.

Empresas que não determinam o seu núcleo podem seguir por um caminho pouco focado, não conseguindo realizar tudo aquilo a que se propõe. Sendo assim, é imprescindível conhecer o Core Business para que se possa fazer planos que tenham chances reais de serem realizados.

Determinar o Core Business é o primeiro passo para alcançar o sucesso no mercado! Você já identificou o da sua empresa? Compartilhe sua experiência do espaço para comentários abaixo!

Imagem: Por G-Stock Studio

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010