Saiba o que é uma Empresa Spin-Off

palavra spin-off

Conheça as vantagens de uma empresa Spin-Off.

No segmento de filmes e séries é bastante comum o uso do termo “spin-off”. Quando alguns personagens ou atores se destacam, é natural que ganhem produções próprias. Mas, você sabe o que a expressão significa no mundo dos negócios? Continue lendo e descubra o que é uma empresa spin-off! 

Afinal, o que é uma empresa Spin-off? 

O termo em inglês spin-off pode ser entendido como “derivado” em português. No contexto empresarial, refere-se a uma empresa independente que se originou de outra companhia (que pode ser considerada como a empresa-mãe). 

Uma empresa spin-off utiliza o conhecimento e as estruturas que já existem para a ampliação e inovação do empreendimento. Contudo, deve ficar claro que não se trata de uma franquia. Franquia é um modelo de negócios usado para vender e distribuir uma marca a partir do compartimento de faturamento. 

Na franquia, tudo gira em torno de uma mesma companhia. Já no spin-off, a nova empresa tem como foco um produto ou negócio da empresa-mãe que se destacou a tal ponto de se tornar independente. O foco da spin-off pode ser um mercado específico que não é abrangido pela empresa original. 

Quando criar uma empresa spin-off?

O crescimento das empresas deve ser acompanhado de perto pelos gestores. Se um determinado produto demonstra grande potencial de sucesso, é necessário analisar se ele não ofuscará os outros produtos do portfólio da companhia. 

Será que esse produto vai demandar o trabalho de muitos colaboradores, deixando os demais projetos “abandonados”? As equipes dos outros produtos vão ficar desfalcadas? O produto em questão conseguirá desenvolver todo o seu potencial na empresa-mãe? Não seria uma excelente oportunidade de negócios criar outra empresa? 

A partir das respostas para essas perguntas, fica mais fácil entender se a criação da spin-off é necessária ou não. Também é uma forma de avaliar se a empresa de origem tem condições para dar início a uma derivagem.

Empresa Spin-off: conheça as vantagens

Agora que já apresentamos o conceito de empresa spin-off, vamos elencar as vantagens desse modelo de negócios. Assim, é possível avaliar mais criteriosamente se é ou não um bom passo criar um empreendimento derivado. 

Foco 

A criação de uma empresa derivada permite que cada companhia tenha como foco sua própria atividade. O empreendimento de origem pode se manter investindo tempo e recursos em seu core business e em seus outros itens. 

A empresa spin-off, por sua vez, pode se dedicar totalmente ao desenvolvimento do produto, com mais chances de sucesso. Assim é possível que os dois negócios sejam alavancados e contem com equipes totalmente focadas em suas lógicas de mercado. 

Aumento do alcance de mercado

Normalmente, as empresas derivadas atuam com foco em nichos de mercado que o empreendimento principal não alcança. Dessa forma, a criação de uma spin-off contribui para aumentar o alcance de mercado. Novos públicos são conquistados e a empresa de origem aumenta a sua competitividade. 

Início com experiência

Uma empresa derivada tem como grande vantagem sobre as demais iniciar a sua trajetória de mercado com a experiência e estrutura da empresa-mãe. Além disso, esse novo negócio terá à sua disposição colaboradores especializados e que conhecem o mercado. 

Independência

Ainda que algumas empresas derivadas utilizem recursos das empresas-mãe, há independência. O novo empreendimento não precisa estar ligado à empresa de origem. Há a combinação de experiência com a liberdade para inovar e seguir seu próprio caminho. 

Empresa Spin-off: dicas de como criar uma

A criação de uma empresa, mesmo sendo uma spin-off, demanda alguns estudos e análises preliminares. É preciso entender o mercado, os clientes e analisar como o novo empreendimento poderá desenvolver um diferencial relevante. A seguir listamos algumas dicas relevantes para levar esse processo adiante.

1. Definição do produto ou serviço

Uma empresa spin-off pode ser posicionada no mercado com inovação e independência da empresa-mãe. Isso significa que pode estar direcionada para atender nichos que não eram cobertos pela companhia de origem. 

Para iniciar o processo de derivagem, é essencial decidir em qual nicho atuar e então definir qual é o produto/serviço que pode oferecer diferenciais. Essa etapa de definição deve ser feita com cuidado para evitar erros. 

2. Estude o mercado

Para entrar em um mercado novo é fundamental fazer um estudo completo do cenário. Conhecer o cliente é o primeiro passo para se estabelecer. Faça pesquisas do nicho de mercado e entenda quais são as necessidades desse público. A partir desses dados será mais fácil dar início a criação do Produto Mínimo Viável (MVP)

3. Gerencie o projeto

Para que um empreendimento alcance o sucesso, é necessário ter um bom gerenciamento. Os planejamentos devem ser feitos a partir de estudos de mercado. Defina objetivos e metas. 

Nessa etapa é importante analisar os aportes financeiros e desenvolver um cronograma que seja viável observando o orçamento. Defina estratégias de marketing e vendas para alcançar o nicho de mercado pretendido. 

4. Monte um bom time

As empresas spin-off já nascem com o suporte da estrutura da empresa-mãe. Isso permite montar uma equipe enxuta e competente. Escolha colaboradores da empresa principal que tenham experiência e que possam contribuir para o desenvolvimento desse novo produto.

Seguindo essas dicas a sua empresa spin-off tem ótimas chances de alcançar o sucesso no mercado.

Qual é a diferença entre spin-off e startup?

Por fim, é válido que expliquemos a diferença entre empresas spin-off e startups. Uma empresa spin-off é derivada de outra empresa que já existe. Trata-se da criação de um braço da companhia que já opera no mercado. 

Uma startup, por sua vez, é um modelo de empreendimento que se caracteriza por ser repetível e escalável. Normalmente, está associado à tecnologia e pode surgir a partir de empreendedores independentes. Quando esses empreendimentos alcançam êxito, geralmente recebem aportes de grandes companhias para que o projeto seja financiado. 

Startups são negócios que se baseiam  na inovação para garantir um espaço no mercado. Uma empresa spin-off pode nascer de uma startup, contudo, os dois conceitos se referem a modelos de negócios distintos. 

Gostou de saber mais sobre empresas spin-off? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010