Mapa mental para empreendedores

Homem parado e várias lâmpadas

O mapa mental é composto por diagramas que facilitam a visualização das informações e conteúdos.

O mapa mental é uma poderosa ferramenta que auxilia em processos de estudo e aprendizado. Facilita a sistematização e melhor aproveitamento das informações para quem está se dedicando a novos empreendimentos. É composto por diagramas que facilitam a apreensão dos conteúdos estudados e assuntos relacionados, favorecendo o desempenho intelectual do indivíduo.

No artigo a seguir iremos explicar o que é mapa mental e dar dicas de como utilizá-lo para ter uma rotina mais organizada. Então, que tal continuar lendo para conhecer mais sobre esse recurso inestimável para seu dia a dia de trabalho?

O que é mapa mental?

O mapa mental é uma ferramenta de gestão de informações que contribui para organizar a rotina com eficiência. No começo dos anos 1970, o escritor e consultor em educação Tony Buzan desenvolveu esse recurso. Em linhas gerais, o mapa mental é um diagrama com a função de organizar informações. O objetivo dessa organização é liberar o potencial do cérebro. 

Para fazer o mapa mental é necessário desenhar, numa folha ou documento em branco, um ponto central (o conceito). A partir desse conceito centralizado, devem ser irradiadas representações por meio de palavras, imagens, entre outros recursos. 

É importante que tudo o que está sendo irradiado tenha relação com o conceito central. Para que fique mais claro, imagine um sol do qual partem raios para todos os lados. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho de um empreendedor! Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Aplicabilidade do mapa mental

Com a utilização de mapas mentais, é possível sistematizar informações sobre um tema ou evento específico de uma forma mais visual e dinâmica. O objetivo dessa ferramenta é organizar as informações, tornando mais fácil visualizar o todo e as partes específicas. 

Na criação dos mapas mentais, o indivíduo retoma o conteúdo trabalhado, transcrevendo-o de forma simples com diferentes cores e símbolos. Podem ser usadas linhas, setas, desenhos e parênteses para a ilustração das ideias. Fazendo essa organização, fica mais fácil memorizar e fazer a associação com outros temas e questões. 

Esse instrumento pode ser empregado em diversos âmbitos de nossa vida, tais como: organização de viagens, realizar anotações em palestras, mapeamento da concorrência, planejamentos, entre outros.

Mapa mental: ferramenta para empreendedores

Para um empreendedor, esta é uma ferramenta que pode ser útil no processo de criação do negócio. Mapas mentais contribuem na fase de criação do conceito e de ideias que irão permear o produto. Com essa ferramenta, é possível organizar as informações, permitindo, assim, uma visualização ampla do processo com um todo. A compreensão das ideias se torna muito mais simples.

Nas fases seguintes à criação do negócio, os mapas mentais potencializam os recursos disponíveis. As informações passam a ser organizadas de maneira clara, possibilitando que respostas rápidas sejam fornecidas a eventuais problemas.

A adoção desse recurso permite tornar seus processos cognitivos e criativos mais bem resolvidos. Trabalhando com mapas mentais, o empreendedor amplia a sua capacidade de fazer associações criativas, logo, alcança melhores resultados. 

Como utilizar o mapa mental para empreendedores na prática?

Em muitas empresas não faltam boas ideias, no entanto, nem sempre as equipes conseguem aproveitá-las da melhor forma. Nesses casos, o que falta é uma visão sistêmica do empreendimento. Exatamente nesse ponto, entra a ferramenta de mapa mental. 

A partir desse diagrama, é possível organizar e expressar os pensamentos com mais lógica. Além disso, por ser um recurso visual, facilita a compreensão de toda a equipe. A seguir listamos alguns contextos em que o mapa mental pode ser utilizado por empreendedores.

Mapa mental na rotina diária

A rotina de um empreendedor não é fácil e para não deixar as tarefas mais importantes de lado é interessante se valer do mapa mental. Nesse caso, o foco do mapa é organizar as atividades do dia, de maneira a ter uma ordem de prioridades. Pode ser um recurso interessante também para quem está se preparando para uma viagem, para uma palestra, entre outros.

Mapa mental para a identificação de oportunidades

Mapear o mercado permite identificar oportunidades que poderiam passar despercebidas. Nesse caso, o mapa mental tem como foco analisar tendências e demandas dos consumidores. Permite, ainda, avaliar a evolução tecnológica e definir perfis mais bem delineados do público-alvo.

Mapa mental do planejamento do negócio

A ferramenta de mapa mental tem grande potencial para ajudar na elaboração de um plano de negócios ou início de um projeto. 

Mapa mental no planejamento de marketing e vendas

A estruturação do planejamento de um evento ou mesmo da criação de conteúdos para o blog empresarial pode ficar mais clara com essa ferramenta. O mapa mental direciona o olhar para os tópicos mais relevantes. 

Mapa mental no planejamento de recursos humanos

Contratar funcionários não é uma tarefa simples. Para ter certeza de abordar os pontos mais fundamentais nas entrevistas, o empreendedor pode utilizar essa ferramenta. Também é um recurso válido para definir como será a avaliação de desempenho e de escolha dos candidatos a promoções. 

Gerenciamento de projetos

Os mapas mentais funcionam muito bem para o gerenciamento de projetos, pois contribuem para que se mantenha o foco no mais importante. A parte central do mapa é o objetivo do projeto e dele são irradiadas as tarefas imprescindíveis para sua concretização. 

Com esse recurso visual, fica mais fácil listar todas as tarefas que deverão ser realizadas. O gestor do projeto não se perde em relação ao que precisa fazer e ainda tem uma compreensão de quais etapas são relevantes. Para empreendedores, usar esse recurso para levar adiante seus projetos faz toda a diferença.

Mapa mental: utilize essa ferramenta!

Quando você começar a utilizar mapas mentais, vai perceber que é uma ferramenta bem interessante para levar sua empresa ao crescimento. Suas ideias e recursos ficarão muito mais claros. Trazer para a realidade seus projetos ficará bem mais simples, tendo esse verdadeiro quadro à sua disposição.

Para quem ainda não tem familiaridade com esse tipo de ferramenta, recomendamos que comece com coisas menores. Organize a sua rotina pessoal com o mapa mental num primeiro momento, e em seguida parta para os projetos corporativos. Com o passar do tempo você perceberá que é um recurso que faz a diferença. 

O mapa mental para empreendedores é um recurso de grande utilidade! Já experimentou? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds