Entenda o conceito de concorrência direta e indireta

Concorrência direta e indireta Veja as diferenças entre Concorrência direta e indireta

 

Analisar a concorrência, como ela distribui o seu produto/serviço, sua qualidade, seu preço, em que mídias ela está presente, como ela atende o cliente, entre diversos outros pontos, são fatores essenciais para que determinada empresa melhore o seu negócio, desenvolva estratégias mais assertivas, alinhe sua comunicação e, consequentemente, aumente suas vendas. 

Fazer essa análise é primordial, pois ela permite que a organização se diferencie da concorrência. Porém, é grande o número de empresas que não fazem tal diagnóstico de forma correta, o que resulta em empreendimentos estagnados, que, mais cedo ou mais tarde, não vão conseguir acompanhar o mercado.  

Ou seja, fazer uma análise de concorrência é essencial para que a empresa consiga se manter atuante e obtendo resultados positivos para si e para as pessoas que dela fazem parte. Contudo, é importante que antes de identificar seus concorrentes, a organização saiba distinguir e diferenciar os tipos de concorrência existentes. 

Se você é empresário, empreendedor ou gestor, e deseja aprofundar ainda mais seus conhecimentos, para desenvolver estratégias cada vez mais assertivas em seu negócio, convido você a conhecer os conceitos de concorrência direta e indireta e a sua importância para a prosperidade da sua empresa.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Tipos de concorrência

Para que você tenha subsídios para analisar seus concorrentes de forma mais aprofundada, o primeiro passo é conhecer os tipos de concorrência existentes no mercado, pois, com isso, as suas chances de elaborar estratégias verdadeiramente eficientes, que tragam resultados positivos e duradouros para o seu negócio aumentam de forma significativa. 

Continue a leitura e confira o que é concorrência direta e concorrência indireta:

Concorrência direta

Diz respeito às empresas que oferecem produto/serviço iguais, com a mesma faixa de preço, utilizam pontos de venda semelhantes e possuem tipos de negociação similares, atingindo, por conta disso, o mesmo nicho de mercado e público-alvo. 

Para vencer esse tipo de concorrência, o empreendimento deve focar em ações de marketing de produto/serviço, permitindo assim, que o cliente o compare com a empresa concorrente e escolha por aquela com o maior número de vantagens. 

Concorrência indireta

Nesse tipo de concorrência, as empresas não oferecem o mesmo tipo de produto/serviço, mas atingem o mesmo perfil de público-alvo, através da estratégia de substituição, o que acaba influenciando na decisão do cliente.

Ou seja, as empresas são concorrentes a nível institucional, por conta disso, precisam desenvolver estratégias de marketing institucional, pois dessa forma, serão capazes de convencer o cliente de que o seu produto/serviço é o que mais lhe agregará valor. 

Identificando e diferenciando os tipos de concorrência existentes, a empresa consegue desenvolver uma pesquisa de mercado correta, levantar informações relevantes e traçar estratégias adequadas ao seu tipo de negócio e público-alvo. Ao fazer isso, a organização otimiza seu tempo, utiliza corretamente seus recursos financeiros e se diferencia no mercado, o que garante visibilidade e aumento nas vendas. 

O que considerar em uma análise de concorrência?

Ao realizar uma análise de concorrência, a empresa deve estar atenta a algumas questões como: 

  • Quais são seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Qual a participação de cada um no mercado; 
  • Qual é o preço dos seus produtos/serviços;
  • Formas de pagamento utilizadas; 
  • Número de lojas e colaboradores;
  • Horário de funcionamento;
  • Localização geográfica;
  • Quais seus diferenciais;
  • Políticas de atendimento;
  • Quais são as necessidades do cliente que eles atendem e quais são as que eles não atendem;
  • Tempo de atuação no mercado;
  • Quais estratégias de marketing e vendas são utilizadas. 

Como se diferenciar da concorrência?

Como eu disse ao longo do texto é preciso analisar as empresas com quem você concorre direta e indiretamente no mercado, pois assim você consegue elaborar estratégias eficientes e assertivas para aumentar ainda mais a sua performance e alcançar resultados extraordinários com isso. 

Além de definir estas estratégias personalizadas, ou seja, de acordo com o perfil de sua empresa e de seus concorrentes, você pode também adotar práticas comuns, que podem ser adotadas pelos mais diversos tipos de negócios, e que vão agregar ainda mais valor à sua organização. Veja quais são elas a seguir:

Invista em seu produto/serviço

O primeiro passo neste processo é investir em melhorias constantes nos produtos ou serviços que você oferece no mercado. Isso quer dizer que você deve fazer um investimento que faça com que aquilo que a sua empresa produz ganhe destaque e se torne preferência aos olhos do consumidor. 

Sendo assim, o que você pode fazer é melhorar a disposição de suas vitrines, tornando-as ainda mais atrativas, investir em variedade de produtos e serviços, bem como na qualidade dos mesmos, pois, fazendo isso, as chances de que seus clientes voltem a fazer negócio com você e, com isso, você potencialize a sua carteira de consumidores, aumentam de forma considerável. 

Conte com uma infraestrutura de excelência

Outra forma de conquistar a atenção e de forma definitiva o coração do consumidor é investir em uma infraestrutura de qualidade. Assim, o que você deve fazer é pensar em se estabelecer em um local de fácil acesso, que conte com estacionamento e elevadores, por exemplo, além de um ambiente visualmente agradável, que traga o conforto necessário para o cliente se sentir bem ao estar em contato com a sua marca. 

Ofereça formas de pagamento flexíveis

Pode parecer banal, mas muitas empresas perdem vendas e posicionamento de mercado pelo simples fato de não oferecerem formas de pagamento facilitadas a seus clientes. Dessa maneira, o ideal é que você invista em flexibilidade, como parcelamentos, cartões de débito e crédito, entre outras possibilidades, que estejam dentro da realidade do negócio, para que assim o cliente consiga adquirir seu produto/serviço e seja verdadeiramente fidelizado.

Invista em um atendimento diferenciado

Já vi diversos casos de empresas perderem clientes pelo simples fato de terem prestado um atendimento que trouxe uma experiência ruim a estes. Neste sentido, em um mercado em que a concorrência está cada vez mais acirrada, oferecer um atendimento de qualidade e excelência é uma forma verdadeiramente eficiente de se diferenciar e conquistar cada vez mais o coração do consumidor. 

Diante disso, é importante que você invista fortemente em treinamento e capacitação de sua equipe, pois é dessa maneira que ela vai conseguir demonstrar confiança no atendimento e transmitir a verdadeira identidade da empresa, elementos fundamentais para aumentar as vendas e fidelizar em definitivo os clientes. 

Busque as melhores formas de divulgação

Hoje existem diversos recursos que você pode utilizar para se comunicar com o seu público, com objetivo de lhe mostrar os benefícios de seus produtos, serviços e de sua empresa como um todo. Você pode contar com o auxílio da internet, das redes sociais, blogs, além da mídia offline, como outdoors, rádios, anúncios em televisão, entre muitos outros, que vão tornar o seu negócio conhecido e reconhecido pelo consumidor. 

A concorrência não deve ser vista como um obstáculo pela empresa, pelo contrário. Ela deve ser analisada como um estímulo para que a organização sempre identifique oportunidades e ameaças e busque por estratégias e ações que resultem em captação e fidelização de clientes, resultando assim, em vantagem competitiva, aumento das vendas e rentabilidade ao negócio. 

Procure fazer uma análise cada vez mais consciente das empresas que são suas concorrentes no mercado, pois somente assim você terá a oportunidade de se destacar e ter o seu negócio devidamente reconhecido por seus clientes e demais stakeholders

Agora me conte, Ser de Luz: você consegue identificar e diferenciar quais são os concorrentes diretos e indiretos da sua empresa? Quais foram as estratégias e ações que você implementou em sua empresa para disputar o mercado com eles? Utilize o espaço abaixo para comentar sobre este assunto e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar o conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos também aprimorem seus conhecimentos sobre concorrência.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: – ID: 583003768 Andrey_Popov https://www.shutterstock.com/pt/g/Andrey_Popov

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010