Você sabe o que é Endomarketing? Entenda sua importância

Plano de Negócio

Entenda mais sobre o conceito de Endomarketing e descubra a sua importância.

Quando se fala em marketing, grande parte das pessoas associa ao relacionamento entre uma empresa e seus consumidores, o que é realmente verdadeiro. Contudo, existem outras vertentes dessa estratégia, direcionada para outros públicos, como é o caso do endomarketing, que é focado na relação entre a empresa e seus colaboradores. Continue acompanhando para entender melhor como isso funciona e quais são os seus benefícios.

Entenda o conceito de Endomarketing

Endo é um prefixo de origem grega que significa dentro, marketing é uma palavra já bastante conhecida que se refere ao conjunto de atividades realizadas por uma empresa para entender o que o cliente precisa e, assim, oferecer produtos e serviços compatíveis com seus desejos e necessidades. Unindo essas duas ideias temos o endomarketing, que é o nome dado quando essa estratégia é voltada para dentro de uma companhia, ou seja, para os seus colaboradores.

Existe uma empresa que é referência quando o assunto é endomarketing, trata-se da multinacional do segmento de cosméticos Mary Kay. Se você conhece uma consultora vai entender exatamente do que se trata, pois as mulheres que revendem os produtos da marca literalmente vestem a camisa do negócio. Conforme vão alcançando as metas, elas recebem recompensas, como casacos em cores que mostram o nível em que estão, brindes, viagens e, até mesmo, luxuosos carros na cor rosa.

Perceba que, ao investir no endomarketing, a organização faz com que seus colaboradores sejam, também, consumidores e fãs da marca. Com isso, tornam-se divulgadores espontâneos para a sociedade, o que é ótimo para torná-la desejada no mercado, construir uma imagem positiva e, no caso de negócios que funcionam no esquema de indicação de novos revendedores, aumentar essa rede cada vez mais.

Nada vende mais do que a verdade e, por isso, o endomarketing é uma estratégia tão poderosa, porque os colaboradores se sentem tão acolhidos e valorizados que expressam isso naturalmente para as pessoas. Da mesma forma que a admiração pelos produtos e serviços também é claramente notada, porque eles são incentivados a consumir e não estão lá apenas para produzir ou vender.

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Diferença entre Endomarketing e Marketing Interno

Existe uma confusão entre os conceitos de endomarketing e marketing interno por conta do significado das palavras, mas, na realidade, são duas estratégias diferentes, observe.

Enquanto o endomarketing tem o objetivo voltado para a marca e os produtos ou serviços, o marketing interno está ligado ao relacionamento interpessoal e à comunicação entre os membros da organização. Através dele, os colaboradores ficam cientes sobre a cultura da empresa, têm a oportunidade de expressar sua opinião, saber o que pensam os gestores e assim por diante.

Essa estratégia é chamada de marketing interno, pois, durante muito tempo, o setor de marketing foi o responsável por colocá-la em prática. Embora isso ainda aconteça em muitas empresas, hoje, na maioria dos casos, passou a ser responsabilidade da área de recursos humanos, que deixou de cuidar apenas da parte burocrática ligada à contratação para ser responsável, também, pela parte humana e interpessoal, que é fundamental para o sucesso de um negócio.

Resumindo, o endomarketing tem um viés comercial, enquanto o marketing interno tem um caráter social. Ambos são fundamentais para o sucesso de uma organização.

Benefícios do Endomarketing

Uma empresa que investe em endomarketing é agraciada com uma série de benefícios, que contribuem direta e indiretamente para o aumento das vendas, veja quais são eles.

Colaboradores mais engajados – profissionais que são verdadeiros fãs da empresa para a qual trabalham se sentem muito mais motivados a se dedicarem para entregar bons resultados.

Sentimento de pertencer fortalecido – através das estratégias de endomarketing, os colaboradores entendem que têm um papel fundamental dentro da organização, independentemente de qual seja o seu cargo. Esse sentimento de pertencer é poderoso e faz com que eles sejam leais à empresa.

Fortalecimento da employer branding – a expressão employer branding, marca do empregador em português, diz respeito à imagem que a sociedade têm de uma empresa quanto empregadora. É daí que vem aquelas conhecidas listas de melhores lugares para trabalhar, que são as organizações mais desejadas pelos profissionais.

Alinhamento de objetivos – quando empresa e colaboradores compartilham dos mesmos objetivos, o sucesso se torna uma consequência natural, e esse é mais um grande benefício do endomarketing. Toda a atmosfera acolhedora leva os funcionários a se dedicarem verdadeiramente ao negócio.

Aumento das vendas – todos os benefícios citados, incluindo a boa imagem como empregadora, o fato de os colaboradores serem verdadeiros fãs da marca e o engajamento por parte deles, tudo isso resulta em mais vendas, mais clientes satisfeitos e resultados cada vez melhores.

7 Dicas para aplicar estratégias de Endomarketing na sua empresa

Existem muitas formas de aplicar as estratégias de endomarketing na sua empresa para fortalecer a marca internamente. Veja, a seguir, algumas dicas poderosas de como fazer isso.

1 – Oferecimento de benefícios especiais

Grande parte das empresas oferece como benefícios aos funcionários plano de saúde, vale-transporte e vale-refeição. As companhias que desejam investir em estratégias de endomarketing devem ir além e inovar nessas vantagens. Folgas, descontos para usar em estabelecimento parceiros ou para adquirir produtos da empresa, são muitas as possibilidades.

Um ponto importante a ser considerado é que, para que essa estratégia surta o efeito esperado, é fundamental ouvir os colaboradores, a fim de oferecer benefícios que sejam verdadeiramente úteis para eles. Quanto mais o empregador conhece sua equipe, mais eficazes se tornam as ações de endomarketing.

2 – Reconhecimento

Valorizar os esforços dos colaboradores é crucial para que eles se sintam motivados e se dediquem cada vez mais à organização. Destacar os funcionários do mês, que podem ser os mais elogiados pelos clientes ou que bateram metas, por exemplo, é uma estratégia muito interessante para mostrar que sua dedicação é reconhecida. Além disso, é válido realizar premiações, que podem incluir bônus, produtos da marca, vale-compras, entre outras opções.

O reconhecimento também pode ser realizado através da comemoração no aniversário dos funcionários e quando completarem mais um ano de casa. Em organizações de grande porte, isso pode ser feito com uma confraternização mensal que inclua a todos os aniversariantes do período.

3 – Integração dos colaboradores

Quanto mais confortáveis as pessoas se sentirem na presença umas das outras, mais elas poderão se desenvolver e realizar um bom trabalho. E cabe à companhia realizar essa integração e incentivar o bom relacionamento entre todos. Algumas formas de fazer isso envolvem confraternizações, happy hours após o expediente, promoção de atividades coletivas, como campeonatos esportivos, inclusão as famílias nesses eventos, são muitas as possibilidades.

4 – Capacitação

Uma das maiores motivações que uma pessoa pode ter é a vontade de se desenvolver e evoluir. Saber que a empresa para a qual trabalha também deseja vê-la evoluindo é extremamente motivador. Isso pode ser feito através da possibilidade de promoção e do investimento em capacitação. Realizar treinamentos e workshops, custear cursos, disponibilizar um horário semanal do expediente para estudos, são exemplos de estratégias de endomarketing voltadas para a capacitação.

5 – Preocupação com o bem-estar dos colaboradores

Saber que são mais do que números é um aspecto fundamental para que os profissionais se mantenham produtivos e engajados. É claro que é natural que uma organização cobre produtividade, mas é preciso, também, mostrar que sabe que existem seres humanos ali. Assim, demonstrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores é uma atitude bastante positiva.

Algumas formas de fazer isso incluem a conscientização em relação aos riscos envolvidos em cada função, incentivo à prática de esportes, compartilhamento de informações em relação a doenças comuns, como câncer de mama e próstata, realização de eventos voltados para a orientação e promoção do bem-estar, entre outros.

6 – Celebração de datas comemorativas

Existem datas comemorativas que são muito especiais para as pessoas e possuem um forte viés afetivos. Dia das mães e dos pais, dia da mulher, páscoa, festa junina, dia das crianças, natal e ano novo, estão entre as mais marcantes. Celebrar essas datas com os colaboradores é uma ótima maneira de reforçar a relação com eles e suas famílias.

Para evitar que sejam comemorações vazias, é importante realizá-las em congruência com o posicionamento da companhia. O dia da mulher, por exemplo, em vez de ser uma data em que as mulheres recebem flores apenas, pode ser uma oportunidade para reforçar os valores da empresa em relação à valorização das colaboradoras e o fato de terem cargos e salários igualitários em relação aos homens.

7 – Experimentação de produtos e serviços pelos funcionários

Por fim, uma estratégia fundamental para que os colaboradores se tornem também admiradores e clientes da marca: a experimentação de produtos e serviços. Dependendo do segmento no qual a companhia atua, é possível oferecer itens como brindes para que experimentem. Em outros casos, isso pode ser feito de outra forma. Montadoras de carros, por exemplo, costumam permitir que seus funcionários realizem test drives, para que vejam o bem que ajudaram a produzir funcionando.

Esperamos que as informações e dicas aqui compartilhadas te ajudem a aplicar as estratégias de endomarketing na sua empresa e, assim, obter resultados extraordinários!

Tem alguma sugestão para compartilhar que não foi citada? Deixe no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos que também são empresários!

 

Fontes:

www.v20.com.br/2017/01/04/endomarketing-na-pratica-beneficios-e-resultados/

www.endomarketing.tv/estrategias-e-campanhas-de-endomarketing/#.XuN7BkVKiM8

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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