Entenda como funciona a técnica de ensaio mental

Mulher pensando

O Ensaio Mental é uma ferramenta que faz o indivíduo mentalizar e vivenciar situações que ele teme, de modo a se preparar para enfrentar o momento.

Você já ouviu falar sobre a Técnica de Ensaio Mental e os benefícios que pode oferecer? Saiba que ter uma postura mental negativa pode fazer com que as pessoas fiquem estagnadas em decorrência de bloqueios e crenças limitantes.

Com o passar do tempo, elas podem se tornar ansiosas, inseguras e sem forças para sair do ponto de partida. Não conseguir ultrapassar essas barreiras é o que impede que essas pessoas realizem os seus sonhos. 

Quem deseja reverter essa situação, pode se apoiar em um processo de Coaching conhecido como Ensaio Mental. Trata-se de uma técnica que auxilia o indivíduo em situações em que ele tem dificuldade de agir.

Dentre essas situações dificultosas podemos citar bloqueio para falar em público, problemas em entrevistas de emprego, dificuldades para dirigir, entre outros. Confira mais detalhes sobre o funcionamento da técnica a seguir. Boa leitura!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Ensaio Mental: como funciona?

O Ensaio Mental consiste em uma técnica em que o indivíduo deve mentalizar um possível cenário e as suas possibilidades. A partir do estudo de suas atitudes diante da situação em questão, é possível obter feedbacks sobre como agir. Essa mentalização se dá em um ambiente equilibrado, de maneira que o indivíduo pode aprimorar as suas atitudes e, com o passar do tempo, superar os seus bloqueios.

Boa parte das limitações do ser humano é resultado da sua falta de autoconhecimento. Exatamente por esse motivo, o Ensaio Mental é tão eficiente, pois proporciona um mergulho no autoconhecimento.

O indivíduo passa a ter respostas, uma vez que se coloca diante de situações e atitudes que o impedem de crescer. A consequência é se tornar consciente da própria capacidade de enfrentar a adversidade com foco na realidade.

No processo de Ensaio Mental, é essencial que o indivíduo veja, ouça e sinta como se estivesse realizando a ação. Colocar-se na situação é determinante para que se analise todos os possíveis cenários, encontrando as melhores escolhas para cada momento. 

Passos para a execução do Ensaio Mental

Confira a seguir uma descrição de como funciona o passo a passo do Ensaio Mental.

1. Visualize o que precisa ser mudado

O primeiro passo da técnica de Ensaio Mental é a visualização da situação atual. Você deve visualizar todos os detalhes que a compõem. Também é importante que perceba como se sente a respeito. Analisar os próprios sentimentos é determinante para entender os seus próprios sentimentos. 

2. Identifique o que precisa ser modificado

Esse passo consiste em fazer uma revisão do passo anterior, apontando, dessa forma, as mudanças necessárias. Para chegar a respostas satisfatórias sobre como melhorar a situação, você pode recriar as cenas, alterando sentimentos e sensações. Estabelecer diálogos, entre outras mudanças, também ajuda nessa compreensão de como agir.

3. Mudanças na situação

Identificou quais mudanças terão impacto positivo para a situação em questão? Então, faça essas alterações e verifique quais são os efeitos de cada uma delas. Seja sincero em sua avaliação a respeito do quanto tais mudanças foram realmente efetivas para a construção de resultados positivos. 

4. Transforme-se na pessoa da situação

A cena deve ser repassada novamente, mas dessa vez é preciso se colocar como participante efetivo da situação. A ideia de fazer isso é identificar os sentimentos que essa situação gera e quais são as suas reações. Quando a pessoa deixa de ser um expectador para participar ativamente da situação, se torna mais passível de ser impactada.

5. Estabeleça uma conexão com o futuro

Nos passos anteriores, você elaborou um verdadeiro roteiro de uma situação. Nesse passo, é importante que imagine como será quando a situação efetivamente se realizar. É necessário pensar em como deseja que a situação termine e quais as atitudes que tomará em relação a tais mudanças. 

Estabelecer metas é essencial!

Para que o Ensaio Mental seja realmente eficaz é necessário que você estabeleça metas sobre o que quer fazer. Trata-se de uma ferramenta muito efetiva para que identifique e possa corrigir determinadas reações em algumas situações. Muitas vezes, reproduzimos constantemente um comportamento limitante sem nem perceber.

Treinando em um ambiente controlado, fica mais simples compreender quais são as crenças limitantes que estão te impedindo de crescer. É uma maneira eficiente para se conhecer melhor, desenvolvendo as habilidades necessárias para vencer suas crenças limitantes. Isso permite que você se fortaleça para atingir o resultado esperado. 

Aprimore sua performance

A prática constante do Ensaio Mental conduz o indivíduo para o seu aprimoramento de performance. Aprender a visualizar e projetar cenários, realizando as modificações quando necessário, torna uma pessoa muito mais preparada. Quando não paramos para refletir sobre como nos sentimos a respeito de algo, fica muito fácil cometer erros. 

Esses erros vão se tornando recorrentes e, conforme se acumulam, se transformam numa grande barreira para o indivíduo. O Ensaio Mental objetiva exatamente derrubar essas barreiras, levando a construção de novas bases. Afinal, o indivíduo precisa se sentir plenamente seguro e bem resolvido a respeito dos seus sentimentos para que possa tomar decisões.

O Ensaio Mental contribui tanto para eliminar crenças limitantes quanto para te ajudar a compreender como agir em uma determinada situação. Se há dúvidas sobre como agir ou reagir, é válido se dispor a olhar para a situação, tentando encontrar uma resposta.

Com o passar do tempo, você perceberá que sabe como agir corretamente mais rapidamente. Isso acontece porque você passa a se entender e compreende seus sentimentos de verdade.

O autoconhecimento é a chave do desenvolvimento

O Ensaio Mental ajuda na condução do indivíduo para o seu autoconhecimento. Saber como se sente e como age com determinados estímulos faz com que a pessoa tenha respostas mais eficientes.

Inclusive, é uma forma de evitar uma série de problemas que podem se tornar grandes dificuldades no dia a dia. É essencial saber quem você é como se porta diante de algumas situações para não incorrer em erros.

O que inicialmente pode parecer uma situação normal e correta, é capaz de se tornar uma dificuldade limitante no futuro. Com autoconhecimento, fica muito mais fácil entender como agir sem se sabotar. Sendo assim, recomendamos que você pratique o Ensaio Mental em seu dia a dia como um método para te levar à autorrealização.

O Ensaio Mental é uma técnica poderosa para mudar atitudes! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com amigos que possam se beneficiar das informações apresentadas!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds