Entenda a definição do fluxo de comunicação empresarial

Fluxo de Comunicação Empresarial Fluxo de Comunicação Empresarial – Saiba mais

 

A comunicação é algo fundamental em todas as relações humanas, sem exceção. Em um lugar como as organizações empresariais, isso não teria como ser diferente. A comunicação é uma poderosa aliada do sucesso de todas as organizações empresariais e aqui não se trata somente das campanhas ou estratégias de comunicação com o público alvo. A comunicação entre os colaboradores, a comunicação interna e a comunicação entre líderes e liderados são fatores de extrema importância.

Por isso, pensar em um fluxo de comunicação devidamente estruturado e definido contribui de maneira positiva com o sucesso da organização empresarial. Mas, o que é fluxo de comunicação? E como esta estratégia pode intervir no resultado e na produtividade de uma empresa? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é fluxo de comunicação? 

A comunicação dentro da empresa precisa ter processos devidamente estruturados para que não haja ruídos. Para que as informações sejam passadas com eficiência para todos é importante que os gestores se atentem ao fluxo de comunicação adotado, ou seja, a forma com que os dados são passados para todos os setores da organização.

Preocupar-se com a comunicação empresarial é importante porque por meio dela é possível definir a forma com que as informações irão chegar a cada grupo de funcionários, sejam eles gerentes ou subordinados. Além disso, ao ter esse cuidado, o gestor evita a propagação de boatos e inverdades. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

Tipos de Fluxos de Comunicação

Existem cinco tipos de fluxo de comunicação empresarial. Cada um deles se refere a uma forma específica de como as informações podem ser transmitidas dentro de uma organização empresarial. São eles:

1 – Fluxo de Comunicação Ascendente

No modelo ascendente a informação sai dos subordinados e chega até os gerentes. É um tipo de feedback que os colaboradores dão aos seus líderes a respeito de sua produtividade, satisfação, dúvidas, etc.

2 – Fluxo de Comunicação Descendente

 Aqui ocorre o contrário do modelo anterior, pois a informação parte dos gerentes e chega até os subordinados. É uma forma de informar a eles a respeito de regras, instruções de como algo deve ser realizado, metas a serem cumpridas, entre outros fatores importantes.

3 – Fluxo de Comunicação Horizontal

Este caso se refere à comunicação realizada entre funcionários de um mesmo nível hierárquico. Auxilia na compreensão entre os membros da equipe, e os torna mais unidos. Entretanto, é importante tomar cuidado para que as informações não fiquem retidas a um único grupo de profissionais, pois isso pode ser bastante prejudicial para a organização como um todo, gerando incertezas e desentendimentos.

4 – Fluxo de Comunicação Transversal

É um modelo de comunicação mais moderno, bastante comum em empresas do tipo startup. Aqui as informações são passadas igualmente entre colaboradores e gestores, sem centralização. É mais indicada para empresas menores, em que não há dificuldades de comunicação entre todos os funcionários.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

5 – Fluxo de Comunicação Circular

Outro modelo de comunicação bastante comum em pequenas empresas é o circular. Neste tipo de fluxo ocorre algo bastante interessante: as informações fluem livremente entre todos, sem regras específicas. Aqui, a hierarquia não interfere na fluidez da comunicação. 

No passado, o fluxo mais utilizado era o descendente, já que era valorizado apenas o que os gerentes tinham a dizer e não havia uma preocupação maior com a opinião dos colaboradores. Hoje em dia isso mudou e são poucas as organizações que continuam seguindo esse formato. A grande maioria dos gestores está investindo cada vez mais em um relacionamento horizontal com seus funcionários, já que é comprovado que a produtividade está amplamente ligada ao nível de satisfação dos profissionais.

É importante salientar que todos os tipos de fluxos tem a sua importância e podem contribuir com o crescimento das organizações empresariais. Cabe aos gestores e líderes analisar qual desses fluxos se encaixa no perfil da empresa e de que maneiras esses fluxos podem sanar necessidades ligadas à comunicação. Antes de tomar a decisão, faça uma análise minuciosa e cuidadosa para que a escolha certa seja feita. 

Agora, conte pra gente: qual o fluxo de comunicação foi adotado pela sua empresa? Já tinha pensado a respeito desse assunto? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: ideyweb / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010