Entenda a importância da Mentoria para boas gestões nas empresas

Palavra mentoria

Entenda a importância da Mentoria para boas gestões nas empresas

Ser gestor de uma empresa é uma tarefa que exige muita responsabilidade, espírito de liderança e capacidade de inovação. Transformar-se em um gestor de alta performance não acontece da noite para o dia, pois esse é um processo que demanda muito estudo, dedicação e vontade de crescer por parte do profissional.

Para que isso ocorra, o mundo corporativo conta com diversas ferramentas capazes de promover esse desenvolvimento. Uma delas é a mentoria, um processo que visa a melhorar o desempenho do colaborador e a gerar mais lucro à empresa. Neste artigo, você vai compreender com mais detalhes o que é uma mentoria e quais benefícios ela pode proporcionar. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é uma mentoria?

Esta metodologia baseia-se na busca do aprimoramento de estratégias e no desenvolvimento das habilidades profissionais, com a ajuda de um mentor com experiência no mercado. O mentor é um indivíduo experiente, preferencialmente alguém que já alcançou os objetivos que a pessoa deseja alcançar.

Com base no seu conhecimento na área, o mentor orienta o outro profissional, faz críticas construtivas, provoca insights, traz exemplos do meio corporativo e prepara o colaborador para que ele desenvolva as suas competências e esteja o mais preparado possível para enfrentar o mercado de trabalho. O mentor é alguém que já conhece o “caminho das pedras”, podendo compartilhar com a pessoa os seus conhecimentos e dicas.

O foco da mentoria é promover reflexão para o colaborador, além de ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e aperfeiçoar-se no progresso da sua carreira. O papel do mentor nesse contexto é estimular o desenvolvimento do profissional, corrigindo e desenvolvendo os seus pontos de atenção e contribuindo para o seu crescimento.

Quais são as vantagens que a mentoria proporciona?

  • Fornece orientação com vivência de mercado;
  • Gera percepções e soluções a partir de situações reais na empresa;
  • Desenvolve as habilidades do colaborador;
  • Possibilita novos caminhos para os processos no dia a dia da organização;
  • Promove networking;
  • Propicia o desenvolvimento de um plano de carreira;
  • Desenvolve o planejamento estratégico na empresa;
  • Permite o crescimento da organização, dando a ela um diferencial competitivo no mercado em que atua;
  • Gera parâmetros para a gestão de crises;
  • Fornece direcionamento ao profissional, aumentando a sua qualidade de vida.

A mentoria como ferramenta profissional

Hoje em dia, é impensável seguir uma carreira apenas esperando que as oportunidades surjam. É preciso identificar o ponto em que você se encontra e o local em que deseja chegar. Esse processo é longo e, muitas vezes, não sabemos quais competências precisamos adquirir e quais atitudes devemos tomar. É aí que entra a experiência de um mentor.

O mentor não vai fazer nada por você, exceto compartilhar a experiência que adquiriu e lhe ajudar a desenhar um plano sólido e exequível para alavancar a sua carreira. Há, inclusive, empresas que têm substituído treinamentos por mentorias com funcionários ou ex-colaboradores mais experientes.

Ainda assim, qualquer pessoa pode, individualmente, solicitar uma mentoria quando estiver em dúvidas sobre qual rumo seguir ou como organizar o seu crescimento na área profissional escolhida.

A mentoria no empreendedorismo

Assim como na vida pessoal, as escolhas profissionais também são influenciadas pelos mestres de cada segmento. Qualquer médico, jornalista, arquiteto, ator, esportista se espelha naqueles que trilharam jornadas de sucesso, tomando-os como inspiração.

Ser empreendedor não é uma exceção. Para quem deseja começar um negócio próprio, é importante ter em mente que não são poucos os desafios que vêm pela frente. Se esse é o seu caso, você já deve ter se deparado com questões como:

  • Será que existe mercado para aquilo que eu desejo vender?
  • Como vou gerir pessoas, se não tenho a menor experiência em liderança?
  • Como farei a gestão financeira do meu negócio?
  • Como vou lidar com a burocracia (regulamentação) de abrir uma empresa?
  • Que tipo de estratégias vou adotar para fazer um marketing eficaz para promover vendas?

Contar com um mentor é, certamente, uma maneira sábia de responder às perguntas acima.

Mentoria ou coaching?

O conceito de mentoria muitas vezes é tratado como sinônimo de coaching, o que não está correto. Ainda que as duas metodologias tenham a finalidade de proporcionar ajuda para que as pessoas alcancem os seus objetivos, são processos distintos. O primeiro refere-se à busca por tornar o colaborador mais eficiente quanto aos processos que ele realiza em uma empresa.

O mentor não precisa ser um coach. Basta que ele seja alguém mais experiente do que você em determinado assunto. Dessa forma, o mentor pode ser um professor, um chefe, um colega de trabalho, um amigo que tem bastante conhecimento em uma determinada área e até mesmo um familiar.

O coaching, por sua vez, é uma formação que não exige que o tutor tenha experiência na área de atuação do cliente. Isso ocorre porque o coach entende que a pessoa já possui as respostas para aquilo que precisa ser mudado dentro de si, mas não tem ainda as técnicas e ferramentas necessárias para chegar a elas. Para tanto, o coaching promove um processo de autoconhecimento capaz de gerar um plano de ações que o levará ao alcance das suas metas.

Para isso, o processo de coaching se utiliza de diversas áreas do conhecimento, como a administração, a gestão do tempo, a psicologia, entre outras, a fim de ajudar o indivíduo a alcançar o seu objetivo, seja ele qual for. No processo de mentoria, por sua vez, estamos falando de um mentor, ou seja, de alguém com profundos conhecimentos em um tema específico, que pode ajudar alguém com menos experiência (o mentorado).

E você, querida pessoa, já conhecia o conceito de mentoria? Já aplicou o processo na sua empresa ou já passou por ele em algum contexto? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010