Entenda o conceito de grupo focal e como pode ser útil na segmentação de clientes

Desenho de um vidro com pessoas dentro

O grupo focal é um tipo de pesquisa que consiste em formar um grupo de pessoas e fazer com que ele converse de forma despretensiosa sobre a sua empresa.

Imagine um grupo de pessoas conversando de forma despretensiosa. Dentre os assuntos desta roda de conversa, está a sua empresa ou o seu produto. As pessoas falam o que seu produto tem feito por elas, se estão satisfeitas ou não. E o melhor de tudo é que todas as informações podem ser utilizadas para promover melhorias e otimizar os pontos positivos. Você acredita que isso é possível? Nós dizemos que sim e tem nome: grupo focal. 

No artigo de hoje vamos entender um pouco mais do que se trata exatamente este grupo focal e como ele pode contribuir para que empresas façam uma segmentação de clientes verdadeiramente eficiente.

Continue conosco nessa leitura e fique por dentro de tudo sobre este assunto!

O que é o Grupo Focal?

De forma prática e objetiva, Grupo Focal nada mais é que uma pesquisa qualitativa realizada por instituições de pesquisas, que reúne um grupo de indivíduos, para debater um ou mais assuntos de interesse de determinada empresa. 

Para que esta pesquisa ocorra sem interferências e inibições por parte dos indivíduos, ou seja, de forma imparcial, é importante que o tema da conversa tenha contexto social e seja vasto. 

Diferente do que muitas pessoas acreditam, aplicar uma pesquisa usando o Grupo Focal não é tão simples quanto parece. É preciso ter embasamento científico para aplicá-la com assertividade e eficácia. 

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Como montar o Grupo Focal de maneira eficaz

Se você quer aplicar esta pesquisa em seu negócio é preciso seguir alguns passos. São eles: 

  • Definição do problema de pesquisa;
  • Escolha de um moderador imparcial;
  • Relatores para anotar as opiniões;
  • Formar grupos que farão parte da pesquisa;
  • Nomeação de responsáveis para analisar os resultados obtidos;

Trabalhar com o Grupo Focal requer tempo e disposição, principalmente para análise dos dados e informações obtidas. Apesar disso, é uma excelente metodologia para quem desejar obter informações que facilitem a busca por soluções criativas e inovadoras, já que elas (as informações) são obtidas com grupos similares aos clientes do seu produto ou da sua empresa. 

E é justamente essa possibilidade de trabalhar com grupos formados por quem se parece com seu cliente, que as informações obtidas são assertivas, principalmente para quem deseja segmentar clientes de maneira efetiva e que traga resultados reais para os negócios.

Os benefícios do grupo focal

Conforme pudemos perceber, o grupo focal é um processo, que contribui, efetivamente e na prática, para que empresas entendam, de forma intrínseca, o comportamento de seus consumidores. Com isso, elas conseguem desenvolver estratégias verdadeiramente eficientes, que vão atender, de maneira assertiva, seus anseios e necessidades. 

Para entender melhor, confira, nos parágrafos a seguir, quais são os principais benefícios da aplicação desta metodologia, nos mais variados tipos de negócios. 

Insights

As discussões realizadas pelos grupos focais dão às empresas a possibilidade de obterem diversos insights, não só para implementar melhorias em seus negócios, mas também para criarem novos produtos e serviços, que vão diretamente ao encontro do que seus consumidores desejam ver no mercado. 

Ao se atentarem a este ponto, as chances de que estas mesmas empresas consigam também potencializar seus resultados em vendas aumentam consideravelmente. 

Posicionamento

Algumas empresas, com o passar do tempo, acabam tendo dificuldades para atrair consumidores para o que a sua marca oferece no mercado. Diante disso, o melhor caminho para solucionar este problema é investir em um novo posicionamento. 

Ao optar por este caminho, o grupo focal pode servir de grande ajuda, pois trará à organização uma visão assertiva sobre o que seus clientes esperam dela e quais são suas expectativas com relação a esta nova proposta que surgirá no futuro. 

Estratégia

Além de tudo isso que já citamos, as discussões que ocorrem dentro dos grupos focais também contribuem para que empresas desenvolvam estratégias assertivas em seus negócios. 

Isso acontece porque estas discussões dão uma visão mais clara sobre a maneira como as organizações poderão atingir o público certo, dentro do mercado em que atuam. Tendo um entendimento maior sobre o que as pessoas realmente desejam e esperam da marca, fica ainda mais fácil elaborar boas estratégias, inclusive aquelas relacionadas às táticas de Marketing Digital

Compartilhe os resultados

Assim que você obtiver as respostas que almeja, das discussões do grupo focal, é importante que você lembre-se sempre de compartilhar com os membros os resultados que você alcançou com isso. 

Esta ação é importante, porque cada uma das pessoas envolvidas contribuiu com o seu tempo, além de conhecimento, para que melhorias fossem implementadas em seu negócio. Sendo assim, nada mais justo que elas obtenham uma contrapartida, entendendo o quanto a sua ajuda foi válida, em todo este processo. 

E para você, a pesquisa de Grupo Focal é realmente assertiva? Ela pode atender as necessidades e demandas do seu negócio? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. E, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais, com seus familiares e amigos.

Imagem: Aniwhite / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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