Entenda o conceito de inteligência empresarial

Entenda o conceito de inteligência empresarial
A inteligência empresarial consiste em uma série de estratégias para obter, selecionar, analisar e gerenciar informações relevantes para seu negócio.

Quando falamos em inteligência, quase sempre pensamos em um indivíduo com a cabeça afundada nos livros, repleto de conhecimentos sobre diferentes áreas do saber. É claro que essa definição se aplica a diversas pessoas, mas existe outro tipo de inteligência que têm adquirido muita importância nos últimos anos: a inteligência empresarial.

É isso mesmo! Algumas empresas também podem ser consideradas mais “inteligentes” do que outras, dependendo do grau de profissionalismo aplicado em seus processos e da qualidade do gerenciamento das suas estratégias de negócios. Será que a empresa em que você trabalha é inteligente? Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

O que é a inteligência empresarial?

A inteligência empresarial, também chamada de inteligência de negócios, é um conjunto de estratégias para obter, selecionar, analisar e gerenciar informações relevantes para a sua empresa. Embora existam muitos sistemas e tecnologias de inteligência empresarial, ela não é dependente de recursos tecnológicos para se tornar uma realidade.

Essas ferramentas são eficazes e aperfeiçoam a coleta de informações e dados. Entretanto, os dados brutos por si só não aumentam a inteligência de uma empresa, dado que é preciso que haja uma pessoa responsável por interpretar esses dados e transformá-los em informações relevantes e úteis no contexto da empresa.

Assim, a inteligência empresarial está associada à tomada de decisões, ao planejamento estratégico e ao conhecimento do mercado em que o seu negócio está inserido. Vale destacar que inteligência empresarial é importante para todas as empresas, independentemente de seu porte e segmento.

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Pontos-chave da inteligência empresarial

Toda empresa considerada inteligente precisa desenvolver os seis aspectos a seguir, considerados cruciais ao seu desenvolvimento:

1. Alinhamento de metas

Toda empresa precisa definir missão, visão e valores que norteiam a sua existência. A partir disso, são definidos os objetivos. Um objetivo é um “lugar” em que a empresa deseja se encontrar, podendo ser de longo, médio e curto prazo — geralmente, as empresas definem esses três elementos.

Para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, é importante que cada departamento também determine as suas próprias metas. Assim, o marketing deve fazer a sua parte, bem como o financeiro, o departamento de vendas, a gestão de pessoas, enfim, todas as áreas. O importante é que haja um alinhamento, ou seja, que todos os departamentos trabalhem na mesma sintonia, em prol dos objetivos empresariais.

2. Coleta de informações

Para que um objetivo seja alcançado, a primeira coisa a se fazer é obter informações. A empresa precisa compreender o cenário em que está inserida. Isso depende de fatores externos: economia, política, cultura, comportamento do consumidor, concorrentes etc., bem como de fatores internos: qualidade do produto, tamanho de mercado, tradição, tecnologia disponível, qualificação dos trabalhadores, precificação, diferenciais etc.

Todas essas informações dependem de um trabalho de pesquisa intenso, tanto dentro da própria empresa quanto nos ambientes externos. Em especial, é muito importante que a empresa conheça bem o seu consumidor.

3. Custos e riscos

Toda estratégia a ser implementada por uma empresa tem custos e riscos. Quando definimos um objetivo, sempre pensamos no retorno que o seu alcance proporciona à organização. No entanto, também é primordial considerarmos os seus custos e riscos.

Toda ação exige recursos humanos, tecnológicos e financeiros — que são aspectos em que a empresa precisa investir. Além disso, as ações implementadas podem não produzir os resultados esperados, de modo que a organização precisa ter um plano B para minimizar esses riscos.

4. Públicos envolvidos

Você já ouviu falar em stakeholders? Eles são todos os indivíduos e instituições envolvidos, direta ou indiretamente, nas atividades da empresa, ou seja, os proprietários, funcionários, consumidores, fornecedores, acionistas, investidores, parceiros, mídia, governo e sociedade.

Cabe à organização manter o melhor relacionamento possível com cada um desses públicos, o que exige ações diferenciadas e dirigidas a eles, de modo específico.

5. Métricas e mensuração

Como uma empresa saberá se as suas estratégias estão surtindo o efeito esperado? De que maneira ela saberá se está mais longe ou mais perto do alcance dos seus objetivos? Isso acontece por meio de métricas, ou seja, de “medidas” que permitem a verificação do desempenho da organização.

A quantidade de vendas de um produto, por exemplo, é uma métrica. O mesmo pode se aplicar ao ticket-médio de compras. Cada empresa precisa entender quais variáveis são mais interessantes para a análise da sua estratégia.

6. Ajustes

Por fim, sempre que as estratégias da inteligência empresarial são monitoradas, cabe aos analistas da empresa identificar se elas estão dentro ou fora do esperado. Se os resultados estiverem dentro do previsto, é sinal de que a estratégia adotada está sendo satisfatória, de modo que vale a pena dar continuidade a ela.

Caso contrário, é sinal de que a empresa deverá recalcular a rota, ou seja, adotar uma nova estratégia para que os objetivos sejam alcançados. Esse monitoramento precisa ser conduzido com frequência, de modo que as decisões sejam rapidamente tomadas e os resultados negativos sejam rapidamente revertidos.

Vantagens de investir em Inteligência Empresarial

Já deu para perceber que a inteligência empresarial é importantíssima para a vida e para o desempenho de qualquer empresa, não é mesmo? Confira, a seguir, as suas principais vantagens:

1. Diagnósticos precisos sobre o seu negócio

Quando uma empresa conta com inteligência empresarial, os gestores sabem com precisão se o negócio tem evoluído (ou não) e quais foram as áreas que mais cresceram. Em outras palavras, a inteligência empresarial mostra os resultados das estratégias traçadas no planejamento estratégico.

2. Redução de riscos e surpresas desagradáveis

Com base nos dados e informações obtidos por meio da inteligência empresarial, é possível minimizar riscos, pois as decisões serão tomadas com maior assertividade. Para isso, é importante conhecer bem todas as possibilidades que um negócio tem de dar errado, além de monitorar as métricas de que falamos anteriormente.

3. Oportunidades de negócios e valores agregados

A inteligência empresarial traz informações precisas para que gestores tomem decisões com agilidade e eficácia. Com isso, aproveitar oportunidades de novos negócios torna-se um processo menos burocrático. Afinal, o gestor sabe bem como está a empresa e se este é um bom momento para firmar novas parcerias, fechar negócios, estabelecer novas relações comerciais com outras empresas etc.

Quando essas informações são bem gerenciadas, elas refletem de forma positiva no relacionamento da sua empresa com os demais presentes no mercado, gerando valor aos negócios da sua organização.

4. Assertividade no planejamento estratégico

As informações que a inteligência empresarial oferece aos gestores mostram com exatidão quais os caminhos que o seu negócio precisa seguir e, principalmente, quais foram as estratégias executadas que trouxeram resultados positivos e que devem ser continuadas.

Assim, na hora de fazer o planejamento estratégico, os gestores terão informações precisas do que precisa ser melhorado e quais são os motivos para buscar tais melhorias.

5. Novos conhecimentos e o despertar de novos talentos

A inteligência empresarial traz informações que podem apontar a necessidade de investir em novas áreas dentro da organização. Essas informações podem mostrar que é preciso investir em formação para lidar com possíveis desafios. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer novos talentos dentro da empresa e dar a oportunidade para a criação de novos departamentos ou promover colaboradores e envolvê-los em novas atividades, funções e cargos.

Vale ressaltar que investir na gestão dessas informações também é importante. Existem no mercado vários sistemas de gestão de inteligência empresarial. Analise os sistemas existentes e veja qual atenderá às necessidades da sua empresa com segurança e eficiência. Tecnologia não é gasto, é investimento, desde que bem selecionada!

E você, o que pensa sobre os benefícios da inteligência empresarial? Na sua empresa, essa estratégia já é uma realidade? Como a Inteligência Empresarial auxilia os negócios da sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar do seu conteúdo, por meio das suas redes sociais!

 

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Imagem: svetabelaya / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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