Entenda o conceito de know-how e como usá-lo a favor do seu negócio

Conceito Know How em blocos de madeira

O know-how é essencial para aprimorar os processos das empresas e as habilidades dos colaboradores.

O sucesso de uma empresa não depende apenas de bons equipamentos e da existência de uma infraestrutura de qualidade. Além disso, é necessário que a organização tenha um alto nível de capital intelectual e saiba como aplicar esse conhecimento de forma eficaz.

É justamente neste contexto que se enquadra o conceito de know-how, uma expressão em inglês que pode ser traduzida para “saber como”. O termo refere-se ao conjunto de habilidades técnicas, conhecimentos, práticas, tecnologias e processos organizacionais que permitem o desenvolvimento de produtos/serviços, além de uma melhor gestão do negócio e um diferencial competitivo para as empresas e para os próprios colaboradores.

Neste artigo, vamos compreender a importância do know-how nos dias atuais, bem como os meios pelos quais ele pode ser desenvolvido. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

A relação entre o know-how e o profissional

Todas as pessoas são capazes de adquirir know-how, seja por meio de práticas, da busca por aperfeiçoamento e da experiência acumulada ao longo dos anos de carreira. A alta competitividade do mercado de trabalho exige que o colaborador adquira know-how, uma vez que esse tipo de conhecimento permite que o indivíduo acompanhe as tendências, aperfeiçoe as suas habilidades, seja capaz de fornecer soluções eficazes e entregue resultados de qualidade.

A partir do momento em que o colaborador aplica o know-how nas suas atividades, ele garante desempenho eficaz, vantagem competitiva perante os demais profissionais e uma carreira de sucesso. O know-how consiste na aquisição dos saberes teóricos e na capacidade de aplicá-los na prática, isto é, no dia a dia de trabalho.

A relação entre o know-how e a empresa

Uma organização que possui know-how é aquela que detêm alto conhecimento a respeito do mercado em que atua, dos procedimentos e das atividades que desempenha, das técnicas e ações necessárias para a realização dos seus processos, e das informações do seu produto/serviço. Com todo esse know-how, a empresa passa a ter conhecimento e técnicas que as concorrentes não têm, tornando-se referência no seu mercado de atuação.

Aliás, as pesquisas de mercado também compõem o know-how das empresas, já que oferecem informações importantes sobre o mercado, sobre as ações da concorrência e sobre os hábitos e o perfil do consumidor. Quanto mais a empresa tiver conhecimento acerca de todos esses fatores, mais estratégicas e bem-sucedidas serão as decisões que ela pode vir a tomar.

Como um profissional pode adquirir know-how?

Já deu para perceber que o know-how é fundamental ao sucesso de indivíduos e organizações. Mas como exatamente é possível adquiri-lo e desenvolvê-lo? Isso pode ser feito de diferentes maneiras — de preferência, todas elas combinadas. Confira algumas dicas nesse sentido a seguir.

1. Leia e acompanhe as notícias

A leitura, mesmo que ficcional, pode ampliar os seus horizontes e as suas capacidades de imaginação e criatividade. Além disso, ela desenvolve o seu raciocínio lógico e as suas habilidades de comunicação — algo essencial a qualquer trabalho. Além da ficção, também é fundamental acompanhar as notícias e saber o que se passa no Brasil e no mundo. Ter boas noções de política, economia e cultura geral ajuda o indivíduo a tomar decisões eficazes, considerando a sociedade em que vive.

2. Invista em formação acadêmica

Uma dica que não pode ficar de fora para know-how é a formação acadêmica. Isso não quer dizer que obrigatoriamente você deva ter um curso de graduação para ter conhecimento, mas o mercado de fato valoriza o ensino superior, considerando também as especializações, mestrados, doutorados, e por aí vai. Contudo, mesmo que você não tenha essa possibilidade, opte pelos cursos técnicos ou de educação a distancia, que são mais acessíveis. Eles também geram diferenciais importantes!

3. Participe de cursos e treinamentos

Além da formação clássica, invista em cursos e treinamentos. Informática, programas específicos da sua profissão, idiomas, comunicação interpessoal, criatividade, entre outras habilidades técnicas e comportamentais podem ser desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos. Assim, pesquise na internet institutos de referência nas habilidades que você deseja desenvolver. Verifique também se o seu próprio local de trabalho oferece programas de capacitação profissional.

4. Participe de eventos do seu setor e de outras áreas

Os eventos são experiências duplamente enriquecedoras: eles levam até você o conhecimento de uma forma mais dinâmica e interativa do que os livros e também permitem que você conheça e interaja com outras pessoas, podendo fortalecer o seu networking. Por isso, verifique os eventos da sua área, como exposições e congressos, e participe deles. Pesquise também eventos de outras áreas profissionais, mas que podem contribuir com a sua vida e a sua carreira de alguma forma.

5. Converse com mentores

Outra maneira muito eficaz de adquirir know-how é ter mentores. Mentores são pessoas mais experientes do que você em determinado assunto, podendo ser chefes, professores, colegas mais experientes e até mesmo algum amigo ou familiar que se destaca em alguma área do conhecimento. Converse, sobretudo, com quem já alcançou os objetivos que você pretende alcançar. Certamente, essas pessoas terão informações de valor para compartilhar com você.

6. Amplie a sua bagagem cultural

Engana-se quem pensa que know-how se resume ao que se aprende nos livros e cursos. Os saberes técnicos são muito importantes, mas também precisamos adquirir conhecimentos gerais, saindo da nossa “bolha profissional”. É importante viajar, visitar museus e exposições, assistir a diferentes tipos de filmes e espetáculos teatrais, consumir diversos tipos de música, mergulhar em variados gêneros literários, e por aí vai. A cultura nos enriquece e pode oferecer bons insights também à vida profissional!

O know-how é o conhecimento teórico e prático que uma pessoa adquire, ou que uma empresa acumula, ao longo do tempo. Ele gera importantes diferenciais competitivos, afinal de contas, quem sabe o que faz, faz melhor. Portanto, siga as dicas acima e faça a sua parte para desenvolver a sua sabedoria e aplicá-la estrategicamente no seu dia a dia!

E você, querida pessoa, acredita que a sua empresa e os seus colaboradores têm know-how? Quais são as ações que você vem tomando para aperfeiçoar o conceito nas suas atividades e nos seus profissionais? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010