Entenda o que é marketing olfativo e seu impacto na indústria de alimentos e cosméticos

De todos os sentidos, o olfato é o que mais instiga a nossa memória, e é justamente por isso que muitas empresas têm usado estratégias do marketing olfativo para promover suas marcas.

Aproveitar as memórias e boas experiências do consumidor para promover uma marca é uma das estratégias mais eficazes do marketing. A melhor alternativa para fazer isso é estimular os sentidos humanos. Um sentido que tem sido bastante usado em ações de marketing é o olfato, que fica localizado na mesma região cerebral que afeta a memória, a criatividade e as emoções.

Por ter uma ligação muito próxima com o humor, estresse, concentração e memória, o olfato é capaz de remeter os indivíduos a bons e maus momentos. Justamente por isso, muitas empresas têm usado estratégias do marketing olfativo para promover suas marcas.

Conceito de Marketing Olfativo

O Marketing Olfativo é uma vertente do Marketing Sensorial — um segmento voltado à promoção de experiências sensoriais para os consumidores e, assim, fazer com que ele se ligue emocionalmente à marca. No caso do marketing Olfativo, todas as estratégias envolvem aromas e cheiros que possam conectar a marca às emoções do consumidor através das memórias positivas e felizes.

Criado nos Estados Unidos, uma das primeiras experiências com o marketing olfativo foi registrada nos cassinos em Las Vegas. Por meio dos aromas, os cassinos conseguiram manter os apostadores por mais tempo e, assim, aumentar a lucratividade. No Brasil, os primeiros a colocar essas estratégias foram os supermercados. Graças ao marketing olfativo, consumidores foram atraídos para áreas pouco frequentadas ou para ofertas de determinados produtos.

Cases de sucesso com Marketing Olfativo

Amor aos Pedaços

Fundada em 1982, a Amor em Pedaços é uma das maiores redes de bolos e doces, com 42 lojas espalhadas pelo Brasil. Para se conectar com o consumidor, a Amor aos Pedaços utilizou uma composição aromática com base de morango e chocolate, desenvolvida com exclusividade para a rede.

O Boticário

Como usar o olfato para promover uma marca que trabalha com perfumes? Pode parecer algo óbvio, mas O Boticário teve uma ideia bastante criativa: cartão de crédito perfumado. Em 2009, a rede lançou um cartão de crédito que emitia aromas com notas de rosas e jasmins quando utilizado. O intuito era promover uma sensação de bem-estar após a decisão de compra. Esta ação foi inédita no mundo todo e contou com a parceria do Banco Bradesco e da Visa.

E você, acredita que o Marketing Olfativo pode alavancar as vendas do seu negócio? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência com o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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Imagem: nd3000 / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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