Entenda o que é uma estrutura organizacional

A estrutura organizacional da empresa inclui: divisão de departamentos; divisão de cargos; e divisão de tarefas.

Qual a possibilidade de uma casa desorganizada funcionar corretamente? Imagine uma casa onde mora uma família numerosa, e como em toda e qualquer moradia, precisa de cuidados, manutenção e principalmente organização, de forma que todos possam viver pacificamente.

E para que tudo ocorra na mais perfeita ordem, essa casa precisa de um líder, que vai determinar quem e quais pessoas ficarão em cada quarto, quem ajudará na limpeza, na manutenção e quem irá controlar as despesas. Dessa forma, se todos trabalharem juntos, executando tarefas diferentes, há uma grande possibilidade de que essa casa seja um verdadeiro exemplo de sucesso em família.

Da mesma maneira deve funcionar uma empresa, ter diferentes departamentos, porém, onde todos trabalham juntos, rumo ao mesmo objetivo. Assim, eles formam a estrutura organizacional da empresa, que inclui:

  • Divisão de departamentos;
  • Divisão de cargos;
  • Divisão de tarefas.

É o tamanho da empresa e a natureza de suas operações que vão determinar o número de departamentos e orientar a distribuição de tarefas.

Quando uma empresa não investe em uma boa organização, ela provavelmente terá dificuldades em:

  • Controlar a demanda;
  • Contratar funcionários no momento certo;
  • Fazer planos de carreira que satisfaçam os colaboradores;
  • Escolher bons líderes.

Contudo, a produtividade ficará comprometida, o que não é uma boa notícia para nenhum empreendedor.

O que é uma estrutura organizacional?

A estrutura organizacional de uma empresa é definida como a ordenação e agrupamentos de atividades e recursos, que visa o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Simplificando, é a forma como o gestor vai alocar as pessoas dentro de uma organização, de forma que o potencial de cada um seja aproveitado da melhor maneira possível.

É fazer a divisão de cargos, setores e tarefas, em diferentes níveis de hierarquia, sempre levando em conta o estilo da empresa, seu ramo de atuação e, também, os objetivos do empreendedor.

Benefícios da Estrutura Organizacional

Quando se estabelece uma boa estrutura organizacional, você consegue ter como resultados:

  • Melhor identificação das tarefas necessárias;
  • Melhor gestão do tempo;
  • Boa organização de funções e responsabilidades;
  • Mais informações, recursos e feedbacks aos colaboradores;
  • Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos;
  • Melhores condições de manter os funcionários mais motivados.

Viu só quantos benefícios e resultados incríveis são possíveis conquistar com uma boa estrutura organizacional?

Tem mais alguma dica para contribuir com o artigo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo. E aproveite para curtir e compartilhar o texto nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Billion Photos / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010