Superando momentos difíceis

Você já parou para observar como você reage a situações difíceis? Você é do tipo que se esconde no quarto para chorar ou tem a capacidade de avaliar a sua situação e seguir em frente? Levantar-se ou continuar caído – qual é a sua escolha?

De alguma forma, as adversidades fazem parte da nossa vida, e superar esses males são um dos maiores obstáculos que enfrentamos. E acredite, durante toda a sua existência sempre haverá um problema a ser enfrentado.Você pode até estar na melhor fase da sua vida, mas sempre haverá aquele momento em que parece que somos postos à prova para testar de que tipo de fibra nós somos feitos.

O intuito desse texto não é passar a ideia de quanto mais problemas melhor e muito menos fazer apologia ao sofrimento como algo bom. Mas é preciso pensar nos problemas como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós. Quando acontece uma situação difícil em nossa vida, é preciso aceitá-la para nos livrar de mais sofrimento, pois essa é uma forma de se reestruturar e seguir em frente.

Saiba agradecer a cada adversidade sofrida, pois é aprendendo a lidar e a supera-la que nos faz ser quem somos. Cada desafio que enfrentamos com êxito em nossas vidas serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros. Somente quando você souber como responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios é que qualidades, forças e virtudes como coragem caráter, esperança e perseverança irão emergir lá de dentro.

Como superar as dificuldades

Existem algumas atitudes que podemos ter diante das dificuldades que surgem no nosso dia a dia.

Como por exemplo, não julgar ou condenar o problema. Aquela dificuldade a qual está passando só se torna um problema a partir do seu ponto de vista, ou seja, se você se livra do julgamento de problema você consegue flexibilidade suficiente na sua perspectiva, para assim identificar os elementos novos a injetar na situação.

Concentre apenas 20% do seu tempo no problema. Há uma tendência das coisas crescerem justamente onde você mais investe energia, então o que acontece se você dedicar 80% do seu tempo no seu problema? Ele acaba se tornando maior do que realmente é, podendo até parecer sem solução. Ao invés de se concentrar no problema, concentre-se nas possibilidades de alterar essa situação.

Os problemas não são constantes. Por mais que você ache que passa a maior parte do tempo triste e deprimido, observe melhor e veja que isso não é uma constante. Você apenas tem picos de tristezas, da mesma forma que também tem picos de felicidade.

E lembre-se, passado pertence ao passado. Procure se concentrar nas coisas boas que acontecem no presente e saiba que o futuro será, verdadeiramente, melhor que hoje.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010