Como o Coaching pode me ajudar a enfrentar as adversidades da vida?

Enfrente as adversidades da vida
O Coaching permite que a pessoa desenvolva e potencialize habilidades e competências e assim, enfrente as adversidades da vida.

O ser humano, por meio de diferentes estímulos do meio, vive inúmeras experiências ao longo da vida. Dependendo da situação, sua reação pode ser positiva ou negativa. Quando as adversidades da vida são traumáticas, o indivíduo entra em contato com um alto nível de estresse que pode resultar em inúmeros problemas no futuro. Para saber mais é só acompanhar esse artigo!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O ciclo do trauma

Os traumas e adversidades são visíveis quando uma situação presente se associa com um evento passado. Dessa forma, as emoções são ativadas, a pessoa se vê fragilizada e, por conta da alta carga emocional, acaba se bloqueando. Ou seja, o indivíduo, por não ser capaz de processar algum trauma ou limitação, sente medo, perde o controle e não consegue reagir.

Todo esse ciclo deixa marcas na vida de qualquer ser humano e afeta negativamente a sua qualidade de vida, pois gera um conflito entre o que a pessoa deseja e as limitações do meio externo (as outras pessoas, a cultura, o Estado etc) ou ainda do próprio indivíduo, quando ele se autocensura.

Experiência que podem causar traumas

São inúmeras as experiências que podem causar traumas e limitações em uma pessoa. Conheça agora quais são as principais:

  • Violência verbal/física/sexual;
  • Término de relacionamento/separação conjugal;
  • Perda de um emprego;
  • Abandono;
  • Infidelidade;
  • Perda de um ente querido;
  • Chantagem;
  • Trabalho excessivo;
  • Acidente doméstico/com animais/no trânsito;
  • Falta de afeto;
  • Desastre natural;
  • Assalto;
  • Sequestro.

Os resultados dessa situação problemática

As consequências decorrentes de tais experiências são negativas e afetam a vida da pessoa em âmbito pessoal e profissional. Agora você vai ver quais são os principais resultados de vivências que envolvem o trauma. Veja:

  • Problemas no desenvolvimento da personalidade;
  • Dificuldade para se expressar;
  • Ansiedade;
  • Autoestima baixa;
  • Depressão;
  • Medo de dirigir;
  • Transtornos comportamentais;
  • Problemas para se relacionar com outras pessoas (afetivamente ou não);
  • Agressividade ou passividade;
  • Abuso de drogas;
  • Medo de animais;
  • Receio da reação das outras pessoas;
  • Insônia;
  • Pavor de lugares fechados e/ou cheios;
  • Medo de assumir novas responsabilidades no trabalho;
  • Distúrbio alimentar;
  • Oscilação de humor;
  • Medo de pegar diferentes meios de transporte (ônibus, metrô, avião etc);
  • Falta de ar;
  • Problemas para confiar no outro;
  • Ataques de pânico;
  • Medo de dirigir;
  • Doenças crônicas.

Como o coaching ajuda a pessoa a enfrentar as adversidades da vida

O coaching é uma poderosa forma de transformar a sua vida de forma positiva. Usando técnicas e ferramentas eficientes, o método se destaca por mostrar ao próprio aluno como extrair o melhor que há dentro dele. Não basta como o objetivo, é essencial se indicar os caminhos para chegar lá e é isso que o coaching faz!

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de passar por esse processo de transformação. O curso ensina a exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; a gerenciar os sentimentos com a inteligência emocional; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; o que é o processo evolutivo; conceitos básicos da programação neurolinguística; os princípios da psicologia positiva; boas práticas de uma liderança; o que são roteiros estruturados; o que são processos de identidade; e muitos outros temas essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.

Por falar em psicologia positiva, outra formação muito interessante do IBC, é a Psicologia Positiva. Baseada na ciência de mesmo nome, que estuda qual é a fonte da felicidade verdadeira do ser humano, o curso abre as portas para que você desenvolva uma nova versão de si, sem perder a essência. O curso tem uma grade de conteúdo completa que ensina sobre os principais conceitos da psicologia positiva; o que é engajamento e fluidez; como reavaliar objetivos de vida e desenvolver planos de ação factíveis; a compreensão da positividade no comportamento cotidiano; como sustentar relacionamentos construtivos; a identificação dos seus verdadeiros propósitos; o entendimento do que são as emoções positivas e a compreensão positiva dos eventos psicológicos; quais são os hábitos energizadores; como despertar a plenitude do seu potencial e capacidade; e muitos outros assuntos fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Os cursos do IBC são interessantes, não é mesmo? Além destes, existem outros no site. Basta navegar para saber mais. Se quiser ainda pode falar com um dos nossos atendentes. O importante é investir na sua educação contínua!

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Balanceando a vida

A vida de qualquer pessoa é composta por experiências positivas e negativas. No fim das contas, é isso que a torna equilibrada. A desarmonia ocorre, quando os traumas afetam que a vida do ser humano impedem o seu desenvolvimento e influenciam nas suas ações e qualidade de vida. O correto é que a pessoa enxergue as suas experiências negativas como uma força motivadora para ser alguém melhor e ir além das suas limitações.

Mas como fazer com que traumas e limitações se tornem algo positivo? As técnicas e ferramentas de coaching são capazes de auxiliar o indivíduo nessa caminhada. Por meio das perguntas poderosas, o coach (profissional do coaching) trabalha questões internas como autoconhecimento e o autodesenvolvimento com o coachee (aprendiz, no caso você).

Com isso, o processo ainda permite que a pessoa desenvolva e potencialize habilidades e competências, identifique pontos de melhoria, entenda seu comportamento, pensamentos e limitações e adquira inteligência emocional.  

Após passar pelas sessões de coaching, o coachee amplia sua capacidade de superar traumas e medos do passado por meio da resiliência, tolerância às inconstâncias do dia-dia, encontrar motivação, alcançar mudanças positivas, conquistar resultados extraordinários nos diferentes âmbitos da sua vida e muitos outros pontos positivos.

É muito importante que a pessoa tome consciência de que, apesar de serem traumáticas, as adversidades não podem ditar suas emoções, pensamentos e ações, muito menos controlar a sua vida. As experiências negativas precisam ser vistas como uma forma de aprendizado e crescimento, nunca como fonte de fraqueza e limitação. Encare-as, reescreva a sua história e seja o protagonista da sua vida!

É extremamente importante que o coaching não substitui a orientação médica. É fundamental buscar pela ajuda de um terapeuta ou psicólogo para identificar e ajudar na solução dos seus problemas. O coaching é um método que contribui na cura, mas não representa a ajuda de um profissional da medicina.

Comece agora mesmo

Não espere mais nenhum minuto para começar a trilhar caminhos diferentes. Tome as rédeas do seu caminho e seja quem você quiser ser sem medo do passado ou de coisas que podem acontecer. É preciso levantar a cabeça e estar em contato com o mundo para mostrar do que você é capaz. Basta que você inicie o processo de acreditar em si mesmo e continue com isso. Esse tipo de evolução pode ser mais difícil, mas é recompensadora no fim do caminho, quando você percebe que está muito mais maduro e preparado para enfrentar desafios. Quanto antes começar, melhor!

Como você lida com as adversidades da sua vida? Você é o autor da sua própria história? Comente suas respostas abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Billion Photos

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63