Como o LinkedIn pode impulsionar sua carreira

O Linkedin é uma excelente ferramenta para você que quer ampliar sua rede de contatos profissionais.

O LinkedIn, rede social fundada em 2003 voltada especificamente para profissionais que desejam ampliar sua rede de contatos, tem muito a oferecer quando se trata de impulsionar a carreira. Ao criar um perfil por lá, é possível incluir todas suas qualificações, experiências, além de fortalecer o seu nome no mercado através de várias outras funcionalidades. Continue acompanhando e saiba como usar a plataforma para desfrutar de todos os seus benefícios.

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16 Formas de usar o LinkedIn para impulsionar sua carreira

Mais do que uma rede social, o LinkedIn é capaz de oferecer a profissionais de todo o mundo inúmeras possibilidades para que construam uma carreira sólida e fortaleçam seu nome no mercado. A seguir, você irá conferir as principais maneiras de conseguir isso com o seu perfil, acompanhe.

1 – Crie um perfil completo

O primeiro passo para usar o LinkedIn para impulsionar sua carreira é criar um perfil completo, com todas as informações relevantes sobre sua trajetória profissional. Inclua os cursos que realizou, projetos, lugares em que trabalhou, as funções realizadas. Faça isso independentemente de estar ou não em busca de trabalho, é sempre bom ter esse currículo pronto, tanto para encontrar novas oportunidades, quanto para conquistar seu espaço e se tornar referência no mercado.

2 – Atualize suas informações regularmente

Se tem a intenção de impulsionar sua carreira, imagina-se que esteja sempre em busca de aperfeiçoar seus conhecimento e habilidade, participar de eventos, enfim, investir em seu desenvolvimento. Sendo assim, é essencial que atualize as informações do seu perfil regularmente, para que fique sempre completo. Deixar para fazer isso apenas quando precisar pode fazer com que se esqueça de incluir detalhes importantes.

3 – Solicite e faça recomendações

O LinkedIn possui uma funcionalidade muito interessante em que pessoas podem recomendar outras, seja por ter sido colega de trabalho, cliente, aluno, supervisor, entre outros. São mensagens que endossam as qualidades que você citou ao se cadastrar, dando a elas mais veracidade. Para desfrutar desse benefício, faça recomendações para colegas e indivíduos com quem já teve relações profissionais, são grandes as chances de que retribuam. Além disso, peça essas recomendações, não há problema algum nisso.

Apenas existe um ponto importante a ser considerado em relação às recomendações. Leia as que receber e verifique se são mesmo verdadeiras, exclua aquelas que julgar exageradas e que citem habilidades que não possui. Lembre-se que seu perfil é seu currículo, sua forma de se apresentar a potenciais empregadores e empresas, então, é fundamental que contenha apenas informações reais.

3 – Publique artigos com temas relevantes da sua área

Uma parte muito legal dentro do LinkedIn é a de publicação de artigos. Aproveite essa função para escrever sobre temas relevantes dentro da sua área. Essa é uma forma de compartilhar seu trabalho e fortalecer o seu nome no mercado. Alguns cuidados a serem tomados incluem uma escrita clara, coerente e sem erros de grafia. Depois de escrever, revise seu artigo com calma, se possível, peça para outra pessoa ler e só depois publique.

4 – Siga critérios ao se conectar com as pessoas

Evite sair por aí adicionando pessoas sem qualquer tipo de critério, tenha em mente que está construindo uma rede de contatos, o que é totalmente diferente de acumulá-los sem investir nos relacionamentos. Adicione pessoas com as quais já trabalhou, que trabalhem na sua área ou em outras do seu interesse, profissionais que admira e assim por diante.

5 – Faça solicitações de amizade com apresentação personalizada

Sempre que for adicionar uma pessoa que não conhece, como o responsável pelo recrutamento de uma empresa em que deseja trabalhar ou um cliente em potencial, por exemplo, personalize a solicitação. Escreva o mesmo que falaria se fosse se apresentar pessoalmente a alguém, dizendo quem você é e o motivo da abordagem, sempre com gentileza para causar uma boa impressão.

6 – Acompanhe as empresas nas quais tem vontade de trabalhar

Muitas empresas possuem perfis no LinkedIn, em que compartilham informações sobre os produtos e serviços ofertados, novos clientes, vagas, entre outros conteúdos. É interessante que acompanhe as companhias para as quais deseja trabalhar um dia, para conhecê-las melhor e se inteirar de assuntos relacionados a elas.

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7 – Interaja com as pessoas e empresas

Um erro bastante comum cometido pelos profissionais é criar um perfil no LinkedIn e deixá-lo lá, abandonado, como se apenas isso fosse lhes render algum tipo de oportunidade. Tanto na rede social quanto na vida, quem não é visto não é lembrado. Portanto, interaja, comente as postagens das pessoas, parabenize-as pelos seus feitos, mantenha-se ativo da mesma maneira que faz com as redes de cunho pessoal, como Facebook e Instagram.

8 – Escolha bem as fotos que irá colocar no seu perfil

A foto que será colocada no seu perfil deve ser muito bem escolhida e obedecer a um critério principal: apresentar você de uma forma que compareceria a uma entrevista de emprego ou qualquer outra situação profissional. Isso inclui a roupa, a pose, a expressão corporal e facial. O ideal são fotografias que mostram do tórax para cima, com roupas adequadas ao trabalho e uma expressão simpática sem parecer informal demais.

9 – Atente-se à qualidade da escrita

Uma das habilidades que mais usamos nas redes sociais em geral é a escrita, no LinkedIn ela se torna um detalhe importante e que costuma ser analisado pelas pessoas em geral. Por essa razão, tenha sempre atenção ao escrever, leia antes de publicar e faça uma pesquisa caso tenha dúvida em relação à grafia de alguma palavra.

10 – Compartilhe conteúdo relevante

Além de conteúdo criado por você, o LinkedIn permite que compartilhe outras coisas, como notícias, fotografias, conquistas profissionais. Lembre-se sempre de incluir em seu perfil apenas o que for relevante do ponto de vista profissional, evite publicar fotos pessoais, por exemplo, ou notícias que não tenham relação com sua carreira, mantenha o foco.

11 – Faça parte de grupos e seja ativo neles

Os grupos são outra funcionalidade muito interessante do LinkedIn e que pode lhe render ótimos contatos. Utilize a função de busca para encontrar grupos com temas do seu interesse e, mais uma vez, seja ativo, interagindo com os outros membros e contribuindo com essa comunidade.

12 – Use palavras-chave específicas

Se deseja que seu perfil seja encontrado quando alguém fizer uma busca por profissionais da sua área, precisa usar palavras-chave no seu perfil que facilitem. Ao incluir suas informações e resumo, acrescente palavras que resumam sua área de atuação e expertise, considerando as variações, já que uma mesma expressão pode ter outras formas de ser descrita.

13 – Personalize a URL do perfil

Assim que você cria um perfil, sua URL do LinkedIn é longa e impossível de ser decorada, dificultando que a inclua em um cartão de visitas, por exemplo. Dessa maneira, é interessante que personalize o seu link, tornando-o simples e direto. A melhor fórmula a seguir é colocar seu primeiro nome e o último sobrenome. Caso não esteja disponível, complete com uma palavra curta ligada à sua profissão, como: “carlafernandescoach”.

14 – Construa relacionamentos sólidos

Quando se trata de rede de contatos profissionais, qualidade é melhor do que quantidade, e isso também se aplica ao LinkedIn. De nada adianta ter um grande número de perfis adicionados se a maioria deles não se lembrar de você quando souberem de uma oportunidade na sua área, por exemplo. Portanto, construa relacionamentos sólidos, troque mensagens, marque pessoas em publicações, envie amostras de seus produtos, mas, claro, sempre respeitando as etapas e fortalecendo as conexões aos poucos.

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15 – Escreva notas sobre cada contato

Ainda sobre os contatos, ao longo do tempo é natural que o número de pessoas adicionadas cresça. Para evitar que se perca e esqueça como conheceu cada um deles, crie notas que te ajudem a lembrar, mensagens que ficarão visíveis apenas para você. Assim, poderá incluir informações úteis que facilitem quando precisar de um contato específico.

16 – Adote um tom positivo ao compartilhar algo

Independentemente de qual seja sua profissão, é fato que ninguém gosta da companhia de pessoas negativas, que estão o tempo todo compartilhando coisas ruins. Por essa razão, adote um tom positivo ao escrever artigos ou publicar qualquer tipo de conteúdo no seu perfil. Lembrando que positividade é diferente de alegria excessiva e tem mais a ver com manter uma linguagem simpática e positiva, que faça as pessoas sentirem vontade de consumir aquele conteúdo.

Como se pode ver, o LinkedIn oferece uma série de funcionalidades de grande utilidade para impulsionar sua carreira, divulgar o seu trabalho e criar conexões com outros profissionais e empresas. Pesquise, experimente, tenha interesse em aprender mais sobre a ferramenta, quanto mais se familiarizar com ela, mais resultados positivos poderá obter.

Tem alguma outra funcionalidade útil do LinkedIn para impulsionar carreiras a indicar? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo e ajude outros profissionais que também estejam em busca de construir uma rede de contatos sólida e de se consolidar no mercado. Aproveite, também, para compartilhar o artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

 

Fontes:

www.superempreendedores.com/web/infograficos/a-historia-de-sucesso-do-linkedin-infografico/

www.rockcontent.com/blog/perfil-linkedin/

www.oxbridgeacademy.edu.za/blog/how-to-use-linkedin-to-boost-your-career/

www.thinkgrowth.org/22-easy-ways-you-can-improve-your-linkedin-profile-8f2153ce97b

www.rockcontent.com/blog/seo-para-linkedin/

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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