Descubra quais são as profissões do futuro

Profissões do futuro

De acordo com que o tempo passa, as profissões vão se adaptando e inovando. Confira uma lista com 7 profissões do futuro.

O ano de 2020 foi emblemático, não só por conta da pandemia e de todas as coisas inéditas que surgiram com ela. Foi um ano de transformações e que nos fez parar para refletir bastante sobre o que esperar do futuro. Aconteceram e ainda estão acontecendo mudanças tão intensas em nossa realidade, que fez crescer ainda mais a necessidade de nos mantermos preparados, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. 

Não tivemos mudanças apenas na forma de nos relacionarmos com as pessoas ao nosso redor. Estas foram além. Para preservarmos a nossa saúde e a de quem amamos, fomos levados a transformar toda a nossa configuração de vida, inclusive o nosso formato de trabalho. 

Nesse contexto, diversos perfis de profissionais passaram a ganhar ainda mais destaque no mercado e suas profissões, hoje, são consideradas profissões do futuro. Para saber mais sobre quais são elas, continue conosco nessa leitura e confira!

Conhecendo as profissões do futuro

Ficar por dentro das tendências profissionais é essencial, não só para indivíduos, como também para empresas, para que ambos mantenham-se preparados para receber o que o futuro lhes reserva. 

Veja, a seguir, quais são as profissões do futuro e porque elas são importantes:

Professor online

Em todo este contexto de pandemia, um dos profissionais que mais teve a sua configuração de trabalho transformada foi o professor. Do dia para a noite ele teve que preparar suas aulas e adaptá-las para o formato online. E ao que tudo indica, esta realidade permanecerá ainda por algum tempo. 

Isso porque o ensino a distância – EAD tem a tendência de se expandir ainda mais nos próximos anos, com o aumento, principalmente, dos cursos online. Por estas razões, o professor online já é considerado um profissional do futuro. 

Desenvolvedor de software

Atualmente estes profissionais já são bastante valorizados e, de acordo com as tendências do mercado de trabalho, eles ainda serão por um bom tempo. A razão disso é que eles integram um perfil de trabalhadores responsável pela criação de novos sistemas, capazes de automatizar e facilitar os processos que realizamos em nosso dia a dia. 

Entre estes sistemas estão aqueles que realizam a análise, compreensão, execução e manutenção nas plataformas e também nas linguagens, que estão diretamente ligadas ao auxílio nos serviços oferecidos pelos mais diversos tipos de negócios.

Profissionais de saúde mental

Por mais que esteja ganhando cada vez mais espaço, o cuidado com a saúde mental ainda é considerado um tabu. Mas mesmo assim, muitas pessoas já estão entendendo o quanto é importante contar com o apoio de um profissional desta área, para conseguirem lidar com os mais variados desafios que surgem em suas vidas. 

Neste contexto, psicólogos, psiquiatras, entre outros tipos de terapeutas, são considerados profissionais do futuro, porque o cuidado personalizado que têm com cada um de seus pacientes, dificilmente conseguirá ser substituído por uma máquina, por exemplo.

Especialistas em Experiência de Usuário

Profissionais desta área tem como uma de suas principais responsabilidades levar o cliente a ter uma boa experiência no contato com marcas, bem como com os produtos e serviços que estas oferecem no mercado. Eles são importantes e considerados profissionais do futuro, porque têm como função garantir a felicidade do consumidor e que ele tenha experiências positivas com a empresa, de uma forma geral.

Profissional de marketing digital

Por mais que o marketing seja uma carreira antiga, o profissional desta área tem ganhado cada vez mais destaque. Isso acontece porque muitos empresários e empreendedores não sabem muito bem quais caminhos precisam seguir, principalmente no ambiente online, para fazer com que suas empresas ganhem visibilidade e se tornem verdadeiramente competitivas. 

Assim, a demanda por profissionais desta área cresceu bastante neste último ano e a tendência é que continue crescendo ainda mais nos próximos. 

Analista de Big Data

O Analista de Big Data é o profissional responsável por colher e interpretar os dados gerados pelo chamado sistema Data Science. Este sistema, basicamente coleta informações importantes, que circulam na internet e estão relacionadas a empresas e negócios. 

Ao contar com o auxílio do Analista de Big Data as empresas conseguem, a partir das análises e interpretações que este profissional faz, implementar melhorias em seus processos e desenvolver estratégias, para continuarem competitivas, perante seus concorrentes. 

Gestor de comunidade

Outra profissão pouco conhecida, mas que também está ganhando cada vez mais espaço é o gestor de comunidade. Ele é o responsável por manter a proximidade com os consumidores da empresa, buscando compreender quais são seus anseios, no que diz respeito a esta, bem como suas opiniões sobre os produtos e serviços do negócio. 

Trata-se de um profissional que está se tornando cada vez mais essencial para os mais diversos tipos de negócios, porque ele trabalha para a construção de uma cultura ao redor da empresa e também para a criação de verdadeiros fãs das marcas. 

Conhecer as principais profissões do futuro é fundamental para quem deseja se destacar, tanto em suas carreiras individuais, quanto dentro das empresas. Para empresários e empreendedores, é importante também ficar por dentro de tais tendências, pois elas contribuem, de forma significativa, para o crescimento dos negócios. Sendo assim, fique de olho para o que o futuro lhe reserva e trabalhe para alcançar os resultados extraordinários que você almeja. 

Agora conte-nos: o que você achou deste conteúdo? Gostou de saber um pouco mais sobre este assunto? Deixe seu comentário e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários. 

Imagem: Por MuchMania

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010