O termo Saúde Mental ainda é muito confundido, pela maior parte das pessoas, com Doença Mental. No entanto, pessoas que são mentalmente saudáveis, compreendem as imperfeições do outro e suas limitações, enfrentam diariamente seus medos e desafios, e são capazes de aceitar as mudanças repentinas do dia a dia sem entrar em crise. Procuram ajuda quando necessário e vivem cada emoção de acordo com a realidade.
A saúde mental de uma pessoa está diretamente relacionada à como ela reage frente a adversidades da vida. Esses sentimentos e sensações que são subjetivas ao seu modo de viver, provêm do bem-estar com o seu “eu” interior, como o autocontrole, suas habilidades de exercer suas tarefas, amar e ser retribuído, ou seja, comportamentos de necessidade imediata ou primitiva.
E não é à toa que falamos sobre isso. Segundo estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde, problemas como a ansiedade e depressão tem causado um grande alerta ao redor do mundo.
Estima-se que as patologias relacionadas à ansiedade já atingem cerca de 264 milhões de pessoas em todo mundo. Já quando falamos da depressão nos referimos a aproximadamente 350 milhões de pessoas.
São números que geram bastante preocupação pois essas duas patologias têm o poder de causar inúmeros problemas do ponto de vista emocional e físico. Em estágios mais graves pode até mesmo levar à morte.
Esses são motivos mais do que suficientes que justificam a preocupação acerca da saúde mental. Afinal, ela pode ser um grande empecilho para qualidade de vida de qualquer pessoa, causando efeitos negativos na sua vida pessoal e também profissional.
Te convido para que você faça essa pergunta para si mesmo, “Como está a sua saúde mental”, juntos vamos entender quais são as suas consequência e, no final, vou te passar algumas dicas que vão te ajudar a lidar com os problemas decorrentes de uma saúde mental debilitada.
[php_everywhere instance=”2″]
Como a saúde mental influencia em sua carreira
No ambiente corporativo, é de extrema importância saber administrar as emoções dentro das variações que ocorrem, já que, por mais profissional que se possa ser, é quase impossível não levar os sentimentos pessoais para o trabalho e os do trabalho para casa, sem, contudo, analisar o valor real que cada um deles possui.
Nesse sentido, é preciso sempre buscar viver em plenitude consigo, sem desrespeitar o outro e as regras, sabendo as proporções e locais corretos para se expressar.
No trabalho, uma boa saúde mental é que propicia estar bem com si próprio, aceitando as exigências que lhe são impostas, neste caso, pelas regras corporativas, chefes e colegas, além de administrar sentimentos conflitantes inerentes ao convívio social como a culpa, a raiva e as frustrações.
É preciso estar com a “cabeça no lugar” para conseguir ouvir os elogios, críticas e sugestões sobre a própria postura neste ambiente, que servem como uma alavanca de motivação para o aperfeiçoamento.
Como a saúde mental influencia a sua vida pessoal
Do ponto de vista pessoal, os problemas são outros, embora haja algumas similaridades. Sobretudo relacionadas a estipulação de metas pessoais e também relacionadas às tarefas e deveres aplicados em um ambiente de convívio social.
Porém, existem outros problemas inerentes à saúde mental e que afetam o âmbito pessoal de um indivíduo. Eles estão ligados à percepção que a pessoa possui sobre si mesmo, suas habilidades, suas capacidades, entre outros fatores mentais ligados à autoestima como a própria aceitação de seu “eu” físico.
Além disso, outro ponto que devemos ressaltar, está ligado aos relacionamentos. Uma saúde mental com problemas pode dificultar e muito o relacionamento, não apenas consigo mesmo, mas também com outras pessoas como amigos, familiares e também relacionamentos afetivos.
Deste modo, problemas ligados a saúde mental na vida pessoal e profissional podem acarretar :
- Baixa autoestima
- Dificuldades em relacionar consigo mesmo e também com outras pessoas
- Depressão
- Insônia
- Irritabilidade
- Baixa produtividade
- Ausência de foco
- Procrastinação
- Desmotivação
- Autoconfiança abalada
- Estresse / ansiedade
- Tristeza
- Insônia e muito mais.
A correlação entre saúde mental e física
Trata-se de uma relação bastante íntima e não é difícil entender o motivo disso, afinal de contas, são esses dois aspectos que moldam a nossa existência.
A saúde física se relaciona ao bom funcionamento do corpo humano e suas funções vitais. Diferentemente da saúde mental que diz respeito à qualidade de vida cognitiva ou emocional. No entanto, dependem completamente uma da outra para a existência singular.
Enquanto a saúde mental proporciona plenitude e canaliza energias positivas, a saúde física oferece força e disposição para lidar com as diversas situações desafiadoras do dia-a-dia.
Entretanto, à medida que um deles apresenta problemas é certo de que o outro também será afetado. Evidentemente que não do mesmo modo, os problemas gerados afetarão as suas respectivas atribuições.
Dicas para manter a saúde mental em dia
– Aceite as pessoas com suas limitações e qualidades;
– Mantenha sempre um pensamento positivo sobre todos os aspectos da vida;
– Reserve algum tempo para o lazer, pratique meditação, desenvolva o hábito da leitura, assista filmes e séries. Em suma, algo que possa lhe fornecer prazer;
– Mantenha bons hábitos alimentares;
– Durma bem e pratique atividades físicas regularmente;
– Mantenha-se cercado de boas companhias, porém, caso preciso, tire um tempo para si mesmo, estar sozinho também pode lhe fazer bem, a partir do momento que é realmente isso que você deseja;
– Pratique o autoconhecimento e conheça mais sobre si mesmo;
– Desenvolva sua inteligência emocional e se torne cada vez mais apto a lidar com as suas próprias emoções;
– Mantenha o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional;
– Encontre e viva conforme o seu propósito maior de vida;
– Filtre de um modo mais seletivo o que você consome no que diz respeito a redes sociais;
– Coloque-se como prioridade da sua vida;
– Viva o agora;
– Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda, seja na figura de um psicólogo ou psiquiatra, afinal, eles são figuras imprescindíveis no que diz respeito ao cuidar da saúde mental.
E você, já parou para refletir sobre sua saúde mental? Comente aqui o que você tem feito para cuidar dela e, caso você tenha gostado deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.