Como está sua saúde mental?

Estado da sua saúde mental.

@Copyright: Jirsak Como está sua saúde mental?

O termo Saúde Mental ainda é muito confundido, pela maior parte das pessoas, com Doença Mental. No entanto, pessoas que são mentalmente saudáveis, compreendem as imperfeições do outro e suas limitações, enfrentam diariamente seus medos e desafios, e são capazes de aceitar as mudanças repentinas do dia a dia sem entrar em crise. Procuram ajuda quando necessário e vivem cada emoção de acordo com a realidade.
A saúde mental de uma pessoa está diretamente relacionada à como ela reage frente a adversidades da vida. Esses sentimentos e sensações que são subjetivas ao seu modo de viver, provêm do bem-estar com o seu “eu” interior, como o autocontrole, suas habilidades de exercer suas tarefas, amar e ser retribuído, ou seja, comportamentos de necessidade imediata ou primitiva.

Como a saúde mental influencia em sua carreira

No ambiente coorporativo, é de extrema importância saber administrar as emoções dentro das variações que ocorrem, já que, por mais profissional que se possa ser, é quase impossível não levar os sentimentos pessoais para o trabalho e os do trabalho para casa, sem, contudo, analisar o valor real que cada um deles possui. Nesse sentido, é preciso sempre buscar viver em plenitude consigo, sem desrespeitar o outro e as regras, sabendo as proporções e locais corretos para se expressar.
No trabalho, uma boa saúde mental é que propicia estar bem com si próprio, aceitando as exigências que lhe são impostas, neste caso, pelas regras coorporativas, chefes e colegas, além de administrar sentimentos conflitantes inerentes ao convívio social como a culpa, a raiva e as frustrações. É preciso estar com a “cabeça no lugar” para conseguir ouvir os elogios, críticas e sugestões sobre a própria postura neste ambiente, que servem como uma alavanca de motivação para o aperfeiçoamento.

A correlação entre saúde mental e física

A saúde física se relaciona ao bom funcionamento do corpo humano e suas funções vitais. Diferentemente da saúde mental que diz respeito à qualidade de vida cognitiva ou emocional. No entanto, dependem completamente uma da outra para a existência singular.
Enquanto a saúde mental proporciona plenitude e canaliza energias positivas, a saúde física oferece força e disposição para lidar com as diversas situações desafiadoras do dia-a-dia.

Dicas para manter a saúde mental em dia

– Aceite as pessoas com suas limitações e qualidades;
– Mantenha sempre um pensamento positivo sobre todos os aspectos da vida;
– Reserve algum tempo para o lazer. Conviver com família e amigos é importante;
– Mantenha bons hábitos alimentares;
– Durma bem e pratique atividades físicas regularmente.
Você já parou para refletir sobre sua saúde mental? Comente aqui e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010