O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – Filme Antigo porém sempre Atual

destino de Amelie Poulain
Falando sobre o Fabuloso Destino de Amelie Poulain

Focada nos detalhes, introvertida e com dificuldades de criar laços afetivos, essa é a jovem francesa Amélie Poulain, protagonizada pela atriz Audrey Tautou, no filme “Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de 2001. Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, a película conta a história de uma mulher que passa por uma jornada de transformação tendo a cidade de Paris como cenário.

No artigo de hoje vamos mostrar como esse clássico da sétima arte pode ser uma inspiração para que você comece a enxergar alguns aspectos da sua vida com uma perspectiva diferente. Confira também como você pode exercitar essas descobertas em você por meio do coaching. Para saber mais é só continuar lendo!

Sinopse do filme

Os pais de Amélie sempre estabeleceram um relacionamento frio com a jovem francesa. A frieza contribui para que ela crescesse com dificuldades de estabelecer qualquer tipo de convívio social.

O grande momento de mudança na vida dela começa quando, já adulta, passa a trabalhar como garçonete em um café da capital da França e a morar sozinha em um apartamento. No novo lar, ela encontra a caixa de recordações de um antigo morador e decide a devolver.

Porém, a jornada exige que ela comece a expor sua grande fraqueza: criar e sustentar conexões de qualquer tipo com outros seres humanos. Nadando com pequenas braçadas, Amélie começa a sair do isolamento ao desenvolver relacionamentos com os outros funcionários do café e com os moradores do prédio em que mora. Para ela, esse processo é como o descobrimento de um lado dela mesma que ainda não conhecia.

As novas pessoas da vida dela gostam genuinamente dela e acabam ajudando ela a se abrir para si mesma e para o mundo. Ao experimentar a solidariedade e amizade dos outros com ela, a jovem entende que ela também pode ser altruísta e uma amiga. Além disso, ela começa a gostar do conjunto de características que a completa, tal como sua fixação por detalhes simples do cotidiano.

Em meio a tantas novidades, Amélie também encontra um par romântico. Apesar de ter um papel importante na vida dela, a moça não deixa que isso resuma sua existência. Ela continua no processo de descobrimento de si e a construir outros tipos de relacionamento.

O caminho trilhado pela protagonista mostra a ela que o cotidiano não é feito só de situações felizes, assim como não é 100% só de tristeza. Existem os dias bons, ruins, de euforia, de melancolia, de coragem, de medo e assim por diante. O que importante é usar os fatos negativos como aprendizado e os positivos como se fosse um tipo de combustível.

A psicologia positiva no cotidiano

A psicologia positiva é uma área de estudo criada pelo professor americano Martin Seligman. O estudioso pesquisou pelos motivos que levam as pessoas a se sentirem felizes, identificando quais são as virtudes e forças humanas que compõem as emoções positivas que incentivam o bem-estar na vida pessoal e o alto desempenho em âmbito profissional. Segundo ele, para vivermos bem precisamos de emoções positivas, fluidez, relacionamentos construtivos, propósito, realizações e engajamento.

A protagonista de “Fabuloso Destino de Amélie Poulain” alcança realizações quando tem que lidar com os obstáculos, como iniciar conversas com estranhos. Ao mesmo tempo em que passa a olhar o lado positivo de conhecer alguém novo e até a criar um relacionamento construtivo, como uma amizade. Com o tempo, ela insere a fluidez no seu dia a dia, vencendo medos e aprendendo com os outros e com as situações da vida e estabelecendo quais são seus propósitos.

O longa-metragem traz um olhar sensível a respeito do processo de transformação de uma jovem que nem sabia que tinha a necessidade de passar por ele. Assim como Amélie, você também pode abrir as portas para um novo mundo. A formação de Psicologia Positiva do Instituto Brasileiro do Coaching (IBC) é baseada na pesquisa feita por Martin Seligman, que falamos antes.

Durante a formação, você é o coachee, que aprende com o coach a olhar para si e a entender quais são as características que te completam e que te tornam único. São temas como o aprofundamento da psicologia positiva e da neurociência; compreensão dos eventos psicológicos; sabedoria de si mesmo com o autoconhecimento; hábitos energizadores; gerenciamento das emoções com a inteligência emocional; experimento das verdadeiras emoções, desenvolvimento de novas perspectivas; reavaliação dos objetivos de vida; alteração dos sonhos em planos de ação factíveis; e muitos outros pontos essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.

Ministrada por José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC, e Helder Kamei, psicólogo com especialização em psicologia positiva, a formação tem conteúdo rico que traz a densidade que necessária para absorver novos conhecimentos. O programa do curso é construído por profissionais altamente capacitados que estão sempre se atualizando com o que há de melhor no mercado. Usando uma metodologia experimental que envolve exercícios, você completa as aulas com a certeza de que passou por um processo empoderador.

As aulas teóricas e práticas abordam pautas como 5 elementos do bem-estar (modelo PERMA); florescimento humano e organizacional; quais são os fatos da vida que nos fazem realmente felizes; quais são os benefícios da felicidade; quais são os sentimentos positivos; como manter-se focado e atento aos objetivos; quais são as afirmações positivas de Louise Hay; experiência de fluxo; o que é o quociente da positividade; quais são as 24 forças pessoais e 6 virtudes do caráter; como se tornar um líder baseado em forças; compreensão da empatia e do que são os neurônios-espelho; e o que á a gestão de forças X gestão de gaps. Ainda existem outros tópicos como o entendimento da importância do altruísmo e como construir relacionamentos positivos. Até parece que a Amélie fez essa formação, não é mesmo?

Mais direcionado para o coaching, você obtém conhecimento a respeito dos principais conceitos do método; o que é Self Coaching; como exercer a resiliência; o segredo da autossugestão (programação mental positiva); como integrar a psicologia positiva ao coaching; e muitos outros assuntos importantes para o seu processo de aprendizagem.

Escolha o seu caminho

Agora que você já conhece a história de mudanças da Amélie Poulain, a psicologia positiva e o coaching é hora de colocar essa sabedoria em ação. Mas, como? O primeiro passo é não colocar empecilhos no seu caminho. Já existem pedras suficientes na trilha para que você acrescente mais. A meta é olhar para frente, ultrapassar as dificuldades, aprender e despertar o seu potencial interno.

Nunca é tarde demais para entender mais sobre si mesmo e se tornar um ser humano melhor. Assim como nunca é tarde demais para estudar. Aliás, o estudo deve fazer parte do seu dia a dia, afinal já que ser humano está em constante evolução, melhor que seja com embasamento.

Você pode contar com a formação em Psicologia Positiva do IBC para isso. Pode ter certeza de que você será uma pessoa diferente após o treinamento, levando os benefícios das aulas para a sua vida pessoal e profissional. Navegue pelo site e entre em contato com um dos nossos atendentes para saber mais a respeito desse e de outros cursos. Escolha o seu caminho o quanto antes!

Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos cinéfilos!

Créditos da Imagem: Por LoopAll – ID do vetor stock livre de direitos: 586719869

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010