10 Dicas para melhorar o relacionamento da sua equipe

Equipe de trabalho

Confira algumas dicas para estimular o bom relacionamento da sua equipe.

Deseja melhorar o relacionamento da sua equipe? Saiba que, por mais que todos contribuam para um ambiente de trabalho harmonioso, em uma empresa é função do líder dar o tom da convivência.

Se o supervisor trata a todos de forma rude, não cumpre com sua palavra, colhe os louros das conquistas do grupo sozinho, entre outras atitudes questionáveis, isso contamina os demais.

Da mesma maneira, quando o líder busca, intencionalmente, estimular um bom relacionamento entre todos e age da maneira que deseja que os colaboradores ajam, a situação muda de figura.

Continue a leitura para conferir as dicas que preparamos para melhorar o relacionamento entre os membros da sua equipe.

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A importância do bom relacionamento da equipe

A colaboração é um elemento fundamental entre uma equipe. Afinal de contas, por mais que cada funcionário tenha a sua função, cada um representa o dente de uma engrenagem que faz a máquina funcionar.

Nesse sentido, quanto mais alinhados estiverem, melhor o trabalho irá fluir. Além do mais, ainda há a questão emocional e comportamental. Trabalhar em um ambiente marcado por falta de educação, discussões e fofoca não é nada saudável emocionalmente.

Quando a equipe tem um bom relacionamento, se comunica bem, se ajuda e se trata com respeito, todos saem ganhando. As pessoas, porque passam um terço do seu dia em um local agradável e a empresa porque indivíduos que estão se sentindo bem e acolhidos são mais produtivos e dedicados.

É por tudo isso que se fala tanto sobre a importância da cultura da empresa. É esse conjunto de valores que irá ditar o tom do comportamento de todos, começando pelos gestores, líderes e funcionários de todos os cargos e níveis.

Dicas para estimular o bom relacionamento da sua equipe

Agora que já sabe a importância de buscar sempre melhorar o relacionamento da sua equipe, confira dicas de como conseguir isso. Acompanhe!

1. Estimular a boa comunicação

A boa comunicação é a chave para construir relacionamentos positivos. Através do diálogo as pessoas podem conversar e se entender. Em uma empresa, cabe ao líder estimular isso, comunicando-se de forma clara com todos e incentivando os demais a seguirem pelo mesmo caminho.

2. Tolerância zero para fofocas

A fofoca arruina a harmonia de um ambiente, coloca as pessoas umas contra as outras, gera transtornos psicológicos e atrapalha a produtividade. Por isso, se a intenção é melhorar o relacionamento da equipe, é necessário ter tolerância zero a esses comentários.

Os colaboradores precisam ser orientados de que a fofoca não será tolerada. E, mais do que orientação, é necessário que o líder ensine através do exemplo. Quando o próprio chefe faz comentários maldosos sobre terceiros, acaba abrindo o precedente para os demais agirem da mesma maneira.

3. Respeitar o ponto de vista dos demais

Uma equipe é formada por pessoas totalmente diferentes umas das outras. E a única forma de evitar o excesso de conflitos no dia a dia é através do respeito ao ponto de vista alheio.

Falamos evitar o excesso de desentendimentos e não totalmente porque é natural que aconteçam. Apenas é preciso haver respeito e empatia para evitar conflitos desnecessários, que não levam ninguém a lugar algum.

4. O líder deve ser imparcial

Uma situação que costuma gerar atritos em uma equipe é a predileção do líder por alguns. Assim, os “preferidos” têm acesso a regalias que os demais não têm, como folgas, atrasos sem justificativa, acesso às melhores oportunidades, entre outros benefícios.

Aqueles que não são beneficiados se sentem injustiçados, com razão. Então, deixam de se dedicar ao trabalho como deveriam e poderiam, por saberem que não serão recompensados da mesma forma que os “queridinhos” do chefe.

5. Definir limites claros

O líder deve deixar claro quais são os limites tolerados em relação a tudo na empresa. Brincadeiras, respeito aos demais e às regras da companhia e assim por diante. Quando tudo é previamente combinado, os problemas são reduzidos drasticamente.

6. Separar o pessoal do profissional

Um ponto bastante importante para melhorar o relacionamento da sua equipe é saber separar o pessoal do profissional. Isso vale para diversos tipos de situações, como por exemplo ter mais afinidades com um colaborador ou ter um familiar no grupo.

O líder deve separar muito bem o pessoal do profissional para que essas questões externas não atrapalhem o relacionamento geral. Isso também deve ficar claro aos funcionários que são amigos pessoais de colegas.

7. Incentivar ao trabalho colaborativo

Se a ideia é melhorar o relacionamento da equipe, é preciso incentivar o trabalho colaborativo. A definição de metas para o grupo é algo bastante interessante, pois estimula todos a se unirem em prol de um objetivo em comum.

8. Promover eventos voltados para a integração

No dia a dia de trabalho, em meio aos afazeres, por mais que as pessoas possam se aproximar, geralmente não há um entrosamento geral. Uma boa forma de conseguir isso é através de eventos voltados especialmente para a integração, como dinâmicas, confraternizações e happy hours.

9. Delegue tarefas de forma justa

Outra atitude importante para melhorar o relacionamento da equipe é a delegação de tarefas de forma justa. Para isso, o líder deve se manter atento aos afazeres de cada liderado, para evitar que um fique sobrecarregado enquanto outros tenham poucas obrigações a cumprir.

10. Demonstre que todos podem contar com seu apoio

Por fim, o líder precisa demonstrar que todos podem contar com o seu apoio. Essa atitude contribui para um ambiente mais leve, acolhedor, em que as pessoas se sentem à vontade e não com medo.

No passado, muitos chefes acreditavam que o medo era necessário para manter a disciplina. Hoje, felizmente isso está mudando e os resultados costumam ser muito mais satisfatórios nas empresas com um clima positivo e harmonioso.

Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar o relacionamento da sua equipe e a construir um ambiente agradável e positivo para todos.

Tem mais alguma sugestão a acrescentar? Comente abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais para levar as dicas adiante! Quanto melhor for o relacionamento da equipe, melhores serão os resultados que poderão alcançar.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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