10 Dicas para estimular o sentimento de dono na sua empresa

equipe com as mãos juntas

Saiba como estimular o sentimento de dono nos funcionários da sua empresa. 

O principal desejo dos empreendedores é que sua empresa se consolide no mercado e prospere. Contudo, não são somente os sócios da companhia que têm vantagens com a estabilidade e lucratividade do negócio. Para os colaboradores, é especialmente interessante que a organização se torne cada vez mais bem-sucedida. 

O sucesso da empresa se refletirá na geração de mais oportunidades de crescimento profissional e melhores remunerações. Ao ter essa percepção, é natural que os membros da equipe desenvolvam o sentimento de dono. No artigo a seguir listamos 10 dicas para estimular o surgimento e crescimento desse sentimento.

Sentimento de dono: como estimulá-lo na empresa?

O principal desafio dos gestores de empresas é engajar os colaboradores na busca por resultados cada vez melhores. Confira a seguir 10 dicas de como estimular o sentimento de dono nos funcionários da sua companhia. 

1. Tenha um planejamento

O planejamento é essencial para a implementação da cultura do sentimento de dono nos seus colaboradores. Todas as lideranças devem ser reunidas para participar da definição do plano de ação. As fases e prazos desse planejamento devem ser determinados e alinhados com as expectativas. 

2. Clima organizacional favorável

O clima organizacional deve ser favorável para que o sentimento de dono possa surgir e crescer entre os colaboradores. Devemos pontuar que não adianta contar com colaboradores proativos se a companhia ainda mantém um clima organizacional rigoroso. 

Os colaboradores precisam de liberdade para exercer a sua criatividade e encontrar soluções com potencial de grandes mudanças. Para incentivar o desenvolvimento desse sentimento é fundamental que a empresa esteja aberta para as sugestões e propostas de melhoria feitas pelos colaboradores. 

3. Ofereça conhecimento sobre a história da empresa

O sentimento de dono está intimamente ligado com o conhecimento que os colaboradores têm sobre a história do empreendimento. Sendo assim, sua empresa deve buscar formas de promover a memória institucional. Ao fazer isso, a companhia fomenta a criação de uma identidade corporativa. 

O conhecimento da história da companhia aproxima os colaboradores e serve como base para um maior engajamento. Também se estabelece um sentimento mais forte de confiança. 

4. Colaboradores como parte da história 

Acima mencionamos o quanto é importante que os colaboradores conheçam a história da companhia para que se sintam estimulados. Contudo, mais do que conhecer essa história, é importante eles sentirem que fazem parte dela.

O sentimento de dono se fortalece quando os funcionários se sentem valorizados e compreendem que contribuem significativamente para o sucesso corporativo. Atualizar constantemente os registros da história organizacional é importante para incluir os feitos dos colaboradores atuais. 

5. Incentive os projetos paralelos

Uma forma interessante de estimular o sentimento de dono entre os colaboradores é através do incentivo do desenvolvimento de projetos paralelos. Para isso, basta que a empresa abra espaço para os funcionários fazerem sugestões para solucionar problemas corporativos. 

A condução desses projetos paralelos pode ser feita através do estabelecimento de metas que deixem os profissionais mais livres para traçar seu caminho com autonomia. Esse tipo de ação desenvolve o espírito de empreendedorismo interno. 

6. Incentivo a formação de líderes

O sentimento de liderança se reflete no aumento do sentimento de dono. Quando os colaboradores se sentem liderando, percebem que fazem parte da estratégia da companhia. O incentivo da formação de líderes é essencial para o crescimento da empresa.

Mais uma vez ressaltamos que oferecer autonomia para os colaboradores é essencial. Somente com maior liberdade para tomar decisões, os funcionários se colocaram em posições de liderança. Incentivar que haja mais líderes contribui para o aumento da produtividade e do engajamento. 

7. Implementação da cultura de feedback

A cultura de feedback é uma base sólida para o desenvolvimento do sentimento de dono. É importante que os colaboradores saibam como estão se saindo, o que está funcionando e o que não. Também se torna possível identificar pontos de melhoria. 

As políticas de feedbacks devem focar na troca de experiências e pontos de vista com respeito. Além disso, é necessário que todos recebam e deem feedbacks, isso inclui os colaboradores e os líderes de equipe. 

Feedbacks auxiliam no desenvolvimento de um trabalho mais bem-sucedido e evitam que as equipes fiquem estagnadas. Ter respostas sobre o seu desempenho faz com que os funcionários tenham a orientação de que necessitam para ter mais sucesso. 

8. Desenvolva uma boa comunicação

Uma boa comunicação é a base para desenvolver o sentimento de dono na equipe. Para isso, é válido realizar reuniões em que os colaboradores possam ser atualizados do andamento da companhia. 

Também é importante haver canais de comunicação que horizontalizem as informações. Todos devem ter acesso ao que de mais relevante está acontecendo na empresa. Informativos são excelentes ferramentas para fazer essa atualização com sucesso.

9. Orientação e não comando

Para conquistar resultados grandiosos é necessário que as equipes não sejam comandadas e sim orientadas. O caminho do sucesso deve ser apontado, mas não determinado sem a participação dos envolvidos. 

Em outras palavras, estamos dizendo que para alcançar resultados mais positivos é mais efetivo explicar os motivos das ações e não apenas dar comandos. Os profissionais que sabem qual é a estratégia e qual é o seu papel, realizam as atividades com mais facilidade e chances de bater as metas.

Os colaboradores devem ter liberdade para criar a sua rotina individual de acordo com seu próprio estilo de trabalho. A autonomia é fundamental para a criação e fortalecimento do espírito de dono. 

10. Invista na capacitação dos colaboradores

O investimento na capacitação dos colaboradores é importante para eles sentirem que são valorizados e entendidos como um capital da companhia. Quanto maior o esforço da empresa para qualificar sua equipe, mais colaboradores engajados como donos terá.

Esse investimento pode ser feito através da oferta de cursos e palestras na própria empresa ou ainda pelo financiamento de estudos dos profissionais. Muitas pessoas desejam se manter estudando, mas não o fazem porque não têm recursos financeiros. 

A questão do tempo também é um ponto essencial e a companhia pode oferecer escalas flexíveis. Ao perceber que tem o incentivo da empresa para se aperfeiçoar, o colaborador entenderá que faz parte desse todo. 

O sentimento de dono é a base para o alcance de melhores resultados. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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