E-Leadership – Saiba como funciona esse novo modelo de liderança

Conheça a respeito do conceito de E-Leadership e o que ele é capaz de fazer para alavancar os resultados de uma empresa.

A tecnologia tem impactado significativamente a forma como as empresas trabalham e um dos principais reflexos que podem ser observados é a potencialização do modelo de liderança conhecido como e-leadership. Trata-se de uma nova maneira de liderar os colaboradores e utilizar recursos tecnológicos para a sua condução. Continue lendo para entender melhor como funciona esse modelo de liderança e quais vantagens oferece.

O que é E-Leadership?

Em linhas gerais, o modelo e-leadership consiste em uma forma de liderança em que os líderes conduzem seus colaboradores utilizando recursos tecnológicos, que podem ser canais eletrônicos online, troca de e-mails, reuniões em ambiente virtual, entre outros. O aumento do alcance dessa metodologia de liderança está diretamente relacionado com o avanço tecnológico.

O objetivo central desse estilo de liderança é potencializar as competências dos colaboradores e, para isso, há foco em reduzir a hierarquização dentro das organizações, dar mais voz para os colaboradores e agregar de forma mais simbiótica as inovações trazidas pela quarta revolução industrial.

As equipes que são lideradas pela metodologia e-leadership costumam ser globais e multiculturais, agregando mais horizontes para seu trabalho. O ambiente corporativo pautado por esse modelo de liderança se destaca por dar mais abertura para que os colaboradores possam tomar decisões.

[php_everywhere instance=”2″]

Quais são os benefícios do modelo de liderança e-leadership?

Agora que você já conhece o conceito de liderança e-leadership, vai gostar de saber com mais detalhes quais são os benefícios que ele oferece quando aplicado à empresa.

1 – Motivação e engajamento

O emprego da tecnologia no dia a dia de trabalho contribui para um ritmo mais fluido e com redução significativa de burocracias, algo que se reflete em mais motivação e engajamento. Além disso, esse modelo de liderança propõe que os colaboradores tenham mais autonomia para tomar decisões, de maneira que se sentem mais valorizados pela companhia em que estão trabalhando.

2 – Melhor atendimento para os clientes

Os clientes também saem ganhando com a adoção de um sistema de liderança e-leadership, pois os líderes estabelecem formas mais eficientes e rápidas de se comunicar com eles e com os colaboradores que os atendem. Os questionamentos dos clientes são mais facilmente solucionados com essa forma mais prática de atuar no mercado.

3 – Processos mais eficazes

A base da liderança e-leadership é o uso da tecnologia para realizar os mais variados processos e isso faz com que, naturalmente, as etapas se tornem mais eficazes. Com mais rapidez de comunicação e possibilidade de compartilhamento de dados em tempo real, fica bem mais simples alinhar as expectativas com os resultados. Também se torna mais simples gerar uma base de dados que permita realizar a mensuração dos resultados.

4 – Comunicação em tempo real

As ferramentas tecnológicas de comunicação podem ser instaladas em smartphones, de maneira que permitem comunicação em tempo real entre o líder e seus colaboradores. Além de poder contar com aplicativos de trocas de mensagens e e-mails na palma da mão, não podemos deixar de mencionar os softwares que permitem que os participantes da equipe atualizem constantemente o status de suas atividades.

5 – Relação mais próxima

Pode parecer curioso, mas em um sistema de liderança em que a comunicação via recursos tecnológicos predomina, é possível construir uma relação mais próxima com os colaboradores. Isso acontece porque os participantes se mantêm trocando mensagens em tempo real e podem dividir suas dúvidas e dificuldades de forma mais constante. Em reuniões presenciais, algumas pessoas podem se sentir um pouco retraídas de falar a respeito dessas dificuldades na frente dos demais colegas.

Liderança e-leadership: como implementar na sua empresa?

Gostou dos benefícios que a liderança e-leadership oferece e quer implementar na sua empresa? Então confira abaixo algumas dicas para obter sucesso.

1 – Fortaleça a cultura de transformação digital na empresa

Os avanços tecnológicos podem fazer uma grande diferença para um posicionamento mais competitivo da sua empresa no mercado e, também, corroboram para fortalecer o modelo de liderança e-leadership. Seus colaboradores devem estar cercados pela tecnologia em seu dia a dia de trabalho para que se adaptem bem ao novo sistema de condução da equipe.

2 – Processo de horizontalização

A liderança e-leadership se caracteriza por criar um ambiente menos hierarquizado, ou seja, empresas que ainda utilizam esse sistema de hierarquias devem repensar essa maneira de trabalhar. O ideal é criar um ambiente mais horizontal, ou seja, com distanciamentos menores entre os líderes e os liderados. Essa proximidade é fundamental para que os colaboradores se engajem no desenvolvimento e aplicação de soluções pertinentes.

3 – Flexibilização

Empresas que desejam adotar o sistema de liderança e-leadership devem apostar na flexibilização da rotina de trabalho dos seus colaboradores. Nesse sistema, o líder espera e precisa de colaboradores com maior autonomia para tomar decisões e tocar projetos. No entanto, essa autonomia não surge de um momento para o outro, precisa ser cultivada por meio de um processo de flexibilização das rotinas e formas de trabalho.

4 – Investimento na capacitação das lideranças

Durante esse período de transição do sistema de liderança antigo para o e-leadership, é fundamental que a empresa invista na capacitação de seus líderes no tocante à tecnologia. Se os líderes irão conduzir os demais colaboradores através do uso de canais e recursos digitais, precisam dominar essas tecnologias. Não podemos nos esquecer de que os líderes precisam dar o exemplo, eles devem ser os primeiros a utilizar corretamente os novos recursos tecnológicos da companhia.

5 – Melhoria constante da comunicação

A comunicação sem ruídos é crucial para fortalecer esse modelo de liderança e, dessa forma, é necessário que constantemente sejam revisadas as escolhas para encontrar aquelas que melhor atendam os desejos dos líderes e de seus colaboradores.

O mais importante de avaliar é se os usuários do recurso tecnológico estão conseguindo obter todos os benefícios esperados, se conseguem efetivamente se comunicar com os colegas e com o líder com clareza. Se não houver uma boa adaptação a um sistema digital é possível adotar outro, o que realmente importa é se comunicar com sucesso e efetividade.

Conhecendo o modelo de liderança e-leadership fica mais fácil implementá-lo em sua empresa! Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conhecimento através das suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010