A importância da comunicação para a motivação de funcionários

Comunicação e Motivação

Saiba como o Coaching pode ajudar na motivação dos funcionários

 

Você sabia que o aumento da produtividade está diretamente relacionado a um ambiente de trabalho que estimule a motivação? Nesse sentido, uma das ações que mais contribuem positivamente para esta adequação do ambiente corporativo é a comunicação assertiva e saudável. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto!

A necessidade de se comunicar melhor

Estabelecer uma boa comunicação é uma maneira eficaz de fazer com que os funcionários ajam de acordo com as necessidades da empresa, integrando-se completamente à cultura organizacional. Por isso, a comunicabilidade deve acontecer de forma que auxilie os colaboradores a realizar suas funções sem erros e distorções. Isso evita retrabalho, insatisfação, queda da performance e um movimento contrário ao progresso profissional. Além disso, a comunicação promove a integração da equipe na busca de grandes resultados, contribuindo fortemente na construção e sustentação dos relacionamentos interpessoais.

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Como o diálogo pode atrapalhar a motivação

Você sabia que é possível que a comunicação implique na criação de problemas relacionados ao estímulo? No ambiente organizacional, qualquer tipo de comunicação malfeita, tais como e-mails mal escritos, lembretes com erros, informações confusas ou qualquer outro ruído pode atrapalhar o processo de disseminação da linguagem corporativa. Por isso, os gestores devem prezar pela comunicação assertiva, sendo a própria área o primeiro exemplo a adotar a medida.

7 dicas para manter a equipe motivada

Algumas atitudes podem ser adotadas para melhorar o ambiente de trabalho, promovendo maior integração e motivação da equipe. Confira 7 recomendações essenciais para conseguir esse encorajamento:

  1. Adote um feedback construtivo: haja com profissionalismo se houver necessidade de chamar a atenção de alguém por conta de comportamento incorreto ou atividade que precise ser refeita. Tenha uma conversa reservada com o indivíduo, sempre com muito respeito e justificando essa ação. Isso sim é um feedback construtivo que irá ajudar fortemente na formação profissional de quem está ouvindo a mensagem.
  2. Seja humilde: peça desculpas sempre que necessário. Lembre-se de que isso não demonstra fraqueza, mas respeito com os outros colegas de trabalho. Isso vale também para a vida pessoal, pessoa querida.
  3. Seja respeitoso: caso receba alguma informação que não procede, não cause nenhum tipo de constrangimento para esclarecê-la. O respeito e a cautela não essenciais para manter um equilíbrio entre o profissionalismo, competência e bem-estar.
  4. Tenha percepção: se o clima esquentar em um debate, tente aliviar a tensão sem elevar o tom de voz e faça o possível para que o cenário desagradável seja dissolvido rapidamente. Para perceber esse tipo de situação com facilidade é importante exercitar a inteligência emocional. Mais tarde, o artigo irá discorrer mais sobre esse tema.
  5. Entenda a importância dos agentes externos: entusiasmo pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que é um processo interno. Entretanto, a motivação sofre influência do meio externo, o que inclui a forma que a empresa se comunica e se relaciona com o funcionário. Por isso, é importante zelar pela aplicação da cultura empresarial e pela execução de ações que influenciam em um bom clima organizacional.
  6. Entenda importância dos agentes internos: o comportamento humano dentro da organização varia de acordo com a experiência pessoal de cada trabalhador e a comunicação deve se adaptar e levar em conta essas diferenças individuais.
  7. Incentive a conexão com a profissão e com a empresa: a comunicação, quando realizada de forma efetiva, favorece o envolvimento do colaborador com os princípios da empresa, levando a “vestir a camisa” e reforçando seus valores frente aos parceiros, além de ser uma ferramenta que promove a sinergia e motivação para o alcance dos resultados almejados.

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Como o coaching pode ajudar

O coaching é uma forma de você investir em si mesmo tanto em âmbito profissional quanto pessoal. O método contribui de maneira efetiva para a transformação da sua vida de maneira positiva.

Um dos grandes benefícios do coaching, por exemplo, é o entendimento e o exercício da inteligência emocional. Esse conceito ajuda você a entender quais são as suas características sentimentais que são mais interessantes para determinado ambiente e quais não são. O objetivo é que saber adequar suas emoções para qualquer local e qualquer situação.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que trabalham esse tema e outros essenciais. O curso Professional & Self Coaching (PSC), é o mais completo e moderno do Brasil no assunto. Em 180 horas de ensinamentos práticos, teóricos e dinâmicos, você terá certificação e reconhecimento internacional de 5 institutos internacionais, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute. Incrível, não é mesmo?

Você poderá evoluir até o máximo dentro da sua carreira ou começar outra de coach. E tem mais! Depois de completar o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Leader, Analista Comportamental e Self Coach. Especificamente esse último é uma baseada em uma metodologia chamada Self Coaching, que foi desenvolvida por José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC. A metodologia indica que é essencial aprender novos conceitos para que você possa descobrir novidades; ensina sobre a importância de aprender novas habilidades para que você possa sentir-se empoderador e vivenciar o novo; e ainda conseguirá obter novas capacidades para que você queira praticá-las e se tornar uma pessoa melhor e um profissional de alta performance.

O conteúdo do PSC é rico e exclusivo. Durante a formação você irá adquirir conhecimentos sobre autoconhecimento, autodesenvolvimento e inteligência emocional; sobre os principais pontos do código de ética; sobre a história, evolução, bases, conceitos e fundamentos do coaching; quais são as crenças limitadoras e como eliminá-las; quais são as principais técnicas de coaching; o que são processos de identidade; o que são roteiros estruturados; o que é aprendizagem acelerativa; as melhores práticas relacionadas à liderança; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; e muitos outros temas incríveis!

Para você entender melhor, durante o curso são usadas importantes ferramentas e métodos, tais como o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a meta de mapear as tendências comportamentais. Como se não bastasse, você terá a oportunidade de participar de famosos métodos, tais como a Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e mais!

Agora chegou o seu momento, não é mesmo? Aproveite o coaching para entender profundamente a importância de uma comunicação efetiva para estimular os colaboradores de uma empresa.

Você conhece mais elementos que ajudam na motivação dos colaboradores? Comente aqui e compartilhe esse artigo com seus amigos nas suas redes sociais!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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