O que “Aprendiz – O retorno” pode nos ensinar?

“Você está demitido”, a frase dita pelo empresário Roberto Justus, a cada episódio do programa “Aprendiz”, caiu na boca do brasileiro, virou praticamente um jargão. O reality show de negócios teve sua primeira edição em 2004, e a sala de reunião com os participantes frente a frente com o empresário, era o momento mais esperado a cada semana.

Quem seria demitido, o porquê depois de tanto esforço, as discussões e as diversas situações prenderam a atenção dos brasileiros. Profissionais de diversas áreas, idades e com diferentes experiências fizeram parte dos programas que, exigiam deles muitas habilidades como inteligência e controle emocional, comunicação, capacidade de planejamento estratégico, habilidades para trabalhar em equipe, liderança, entre muitas outras.

Vários participantes, grupos, provas, premiações, lágrimas, risos e demissões, fizeram parte das edições do programa, que utiliza o mesmo formato do The Apprentice (EUA).

O vencedor de cada edição levou para casa premiações em dinheiro, outros se tornaram braço direito de Roberto Justus em suas empresas, outros sócios, enfim, a cada edição um objetivo.

Nessa terça-feira (1º), 16 participantes darão início a mais uma edição do programa, mas não é apenas mais um Aprendiz, é o Aprendiz – O Retorno, que reúne participantes de edições passadas, que por algum motivo foram demitidos, e que Roberto Justus, decidiu dar uma segunda chance. A premiação, 1 milhão de reais e uma vaga de emprego, durante um ano, em uma das empresas de Roberto Justus, com um salário de 20 mil reais mensais, não é nada mal para quem já foi demitido pelo empresário, não é mesmo?

São oito homens e oito mulheres, com idade entre 23 e 45 anos. Universitários, recém-formados e profissionais experientes estarão na disputa pelo prêmio, e farão provas voltadas ao mundo dos negócios. A cada episódio um participante é demitido.

Os integrantes são divididos em duas equipes e realizarão tarefas que envolvem vendas, marketing, negócios imobiliários, finanças, promoções, publicidade, administração, dentre outros. As tarefas são julgadas pelo apresentador com a ajuda de seus conselheiros.

Serão exigidos dos participantes criatividade, superação, planejamento e trabalho em equipe. No entanto, o que o programa Aprendiz – O Retorno pode nos ensinar?

Veja alguns tópicos:

Liderança – No programa, a cada episódio é dada a liderança de uma das duas equipes a um participante. Através dessa experiência, esse líder tem a oportunidade de demonstrar o seu potencial. Ele tem que ser capaz de delegar e gerenciar tarefas e ainda manter um bom relacionamento interpessoal com sua equipe. Ou seja, o líder é o responsável por conduzir o time à vitória. Na equipe derrotada o líder acompanha os profissionais que não foram tão bem na prova, sendo um dos escolhidos para ser demitido.

Trabalho em equipe – Mesmo com apenas um vencedor no final do programa, os participantes precisam saber trabalhar em equipe, pois para não ser demitido é necessário evitar a Sala de Reunião. Desse modo, a equipe campeã não passa por esse processo e automaticamente todos estarão na próxima tarefa. Na nossa vida profissional sabemos que assim também é necessário trabalhar para demonstrarmos resultados positivos. Quando focamos na promoção, sabemos que estamos sendo avaliados da maneira em como nos portamos no ambiente de trabalho e em como lidamos com a nossa equipe. Nossos relacionamentos estão sempre sendo avaliados.

Resiliência – Esse termo é usado para definir a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico. Assim como no programa, na vida real passamos o tempo todo por provas e desafios no ambiente corporativo. Precisamos demonstrar nossa capacidade de resolver conflitos e principalmente saber se portar diante das pressões do dia a dia. Um bom profissional necessita possuir essa característica para se destacar na carreira.

Ressignificação – uma nova oportunidade nos faz refletir onde erramos no passado, dando novos significados para nossas falhas, nos fazendo mais fortes em uma segunda chance.

Foco no positivo – Em o Aprendiz, a cada episódio um participante é eliminado e mesmo assim, ele precisa refletir sobre sua participação e eliminação. Na vida profissional, quando nos vemos diante da demissão precisamos buscar entender o motivo que levou a essa consequência e então focar no positivo, buscar compreender os erros e evitar que possam ocorrer novamente.

“A vida sempre te dá uma segunda chance”, é o tema do programa, mas pode ser o tema de nossas vidas também. Aproveite o programa “Aprendiz – O retorno” para refletir, se inspirar nos exemplos, avaliar as atitudes dos participantes e aplicar o que for positivo para sua carreira. Com certeza este programa pode contribuir muito para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010