Confira alguns modelos de pesquisa de satisfação de clientes

Pesquisa de Satisfação de Clientes
Conheça alguns modelos de pesquisa de satisfação de clientes

Com o crescimento da internet, os consumidores passaram a ter uma voz mais ativa e influente. Hoje em dia, é possível encontrar comentários positivos, negativos ou neutros nas redes sociais, plataformas digitais de reclamação e no próprio site da empresa. Por isso, o investimento em equipes de treinamentos e serviços de monitoramento se tornou uma linha fixa na planilha de investimentos. Ficou interessado no assunto? Então, é só continuar lendo o texto.

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A importância do feedback

É uma preocupação fundamental para as empresas saber como está o nível de satisfação de seus clientes em relação aos serviços, produtos e atendimentos. Entre as diversas estratégias para a manutenção e melhoria contínua dos serviços prestados, as organizações aplicam regularmente pesquisas de satisfação online e/ou offline para compreender as percepções, considerações, reclamações e sugestões de seus consumidores.

As pesquisas de satisfação mostram para as organizações os pontos positivos e os pontos de melhoria. Ter esse feedback do consumidor é necessário para evitar problemas futuros e minimizar os impactos negativos das ações executadas. Com esse pensamento fica mais fácil buscar por soluções eficazes, inovadoras e criativas. Além disso, esse retorno serve para analisar o que está dando certo.

Ter um ou mais canais abertos de comunicação com o cliente é uma forma de criar um relacionamento de com ele. Isso pode gerar a fidelização, mais vendas e ainda aumentar as chances de expansão de mercado por meio da conquista de novos clientes.

Mas como elaborar boas pesquisas de satisfação? Não se preocupe que vamos lhe explicar. É só continuar lendo o texto!

O que você precisa saber sobre os modelos de pesquisa de satisfação

Para ajudar você e a sua empresa a conduzir uma pesquisa de satisfação assertiva, separamos 2 modelos bastante eficazes. Confira e analise para saber qual atende melhor às necessidades da sua organização. Acompanhe:

  • Pesquisa de satisfação de consumo: orientado para a mensuração pontual da satisfação dos consumidores em relação à empresa, produtos ou serviços. Permite que os clientes respondam as perguntas de maneira objetiva para melhor tabulação das respostas.  Conheça um modelo agora mesmo.
  • Pesquisa de satisfação de atendimento: direcionado para a mensuração pontual da satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido. Permite que eles respondam às perguntas de maneira objetiva para tabulação mais ágil das respostas. Clique aqui para conheça um modelo. 

Quais são os principais meios para divulgar as perguntas

Atualmente, há diversas plataformas digitais e meios de comunicação offline para divulgar sua pesquisa de satisfação. Caso seu negócio seja só digital, você pode trabalhar com uma seção ou espaço para comentários dentro do seu site e com o disparo de e-mail marketing. Caso sua organização só funcione no meio offline, você pode inserir um totem com as perguntas para serem respondidas digitalmente, um formulário em papel, mensagem SMS ou ligações telefônicas. E, se a sua empresa funcionar nos dois âmbitos, você pode usar todos os meios, desde que de forma planejada.

Mão de obra especializada

De nada adianta ter diversas formas de fazer perguntas para os seus consumidores, ter as perguntas corretas, saber o momento certo para enviá-las, mas não mensurar os dados depois. Então, antes de sair por aí distribuindo pesquisas, verifique se você tem a mão de obra ou as plataformas ideais para a aplicação desse material e depois para a conferência e análise dele. Por exemplo, já existem serviços digitais que automatizam o envio das pesquisas por e-mail e SMS.

O que os resultados trazem

É importante ressaltar aqui que para fidelizar os clientes, é necessário ir além de suas expectativas. Portanto, ouça com atenção e na essência quais são estas expectativas, entenda quais são as necessidades de seus clientes. Lembre-se de que o ponto de vista do consumidor é essencial para garantir a efetividade das ações e estratégias adotadas por sua empresa.

Portanto, encare os resultados da pesquisa como uma grande oportunidade para inovar e criar. Faça um cronograma para determinar qual será a periodicidade das pesquisas futuras. Assim, a sua empresa se manterá conectada com os seus clientes. E todos ganharão com esta conexão.

Como trabalhar com o mailing das pesquisas mais tarde

É essencial perguntar ao seu cliente se ele permite que você continue o contato com ele seja por e-mail, SMS ou ligação telefônica. Só após ter essa autorização, você poderá usar esses contatos para incrementar seu mailing de clientes. Para esses casos é interessante oferecer descontos, informações exclusivas e novidades. E, quem sabe até mostrar que o comentário dele foi útil para impulsionar algumas melhorias.

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Consultor em Análise Comportamental

O curso em Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para quem está buscando por métodos de como fazer um mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Ideal para gestores, líderes, psicólogos, terapeutas e todos que querem compreender as causas dos comportamentos humanos com mais profundidade.

Em 20 horas de conteúdo rico e aulas teóricas e práticas, você aprende sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais; como fazer leituras comportamentais; como encontrar as informações certas a respeito das pessoas; como otimizar os processos de gestão de pessoas; como avaliar quais são as principais tendências de comportamento de uma pessoa; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso profissional e pessoal. Tudo isso por meio de uma ferramenta chamada Coaching Assessment, um sistema de identificação de perfil profissional/comportamental baseado na metodologia DISC. Esse serviço tem a chancela do Ministério da Ciência e Tecnologia, pela FUMSOFT (Fundação Mineira de Software) e FINEP, reconhecendo como Produto.

Suas pesquisas de satisfação ganharão um impulso com esse precioso conhecimento em mãos. Confira as principais causas:

  • Elaboração de perguntas mais assertivas;
  • Identificação correta dos momentos corretos para aplicar a pesquisa;
  • Análises mais profundas a respeito dos resultados, aprimorando a sua capacidade de correlacionar informações;
  • Criação de um plano de ação factível baseado nos índices.

Além disso, você pode usar essa sabedoria para agilizar os processos de recrutamento e seleção; elaborar treinamentos e planos de carreira eficazes; mais compreensão de como a pessoa constrói suas regras de conduta; como definir necessidades de cada um; entender quais são as motivações das pessoas; aumentar a produtividade de um time; auxiliar no processo de investigação, reflexão, conscientização e autoconhecimento próprio e dos outros.

Essa formação de coaching do IBC com certeza contribui de forma positiva no seu desenvolvimento enquanto profissional, ampliação das suas habilidades técnicas e também em uma transformação pessoal. Afinal, é impossível separar 100% da vida do trabalho e fora dele. Por isso, é essencial que se tenha um equilíbrio entre as duas, de modo que o dia seja regado de bem-estar e criatividade.

Está incluso neste curso a entrega do seu mapeamento de perfil comportamental; interação com o facilitador; que é altamente capacitado; material didático; apoio educacional durante o processo; suporte exclusivo mesmo após a formação; a certificação; e mais.

Agora que você já sabe mais a respeito das pesquisas de satisfação e sobre o coaching, comece a investir na sua carreira!

E você, o que pensa sobre pesquisas de satisfação? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. E, se este conteúdo lhe ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

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