Dicas para construir um bom ambiente de trabalho

Confira algumas dicas que vão te ajudar a construir um excelente ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para que os colaboradores de uma empresa trabalhem de forma colaborativa e desempenhem todo seu potencial, o que impacta totalmente nos resultados da organização. Para isso, é preciso que a gestão da companhia, juntamente com os supervisores de cada setor, ajam de forma a construir uma atmosfera positiva.

Se você é dono do seu próprio negócio ou lidera uma equipe e não sabe o que fazer para contribuir para um bom ambiente de trabalho, continue a leitura e siga as dicas!

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Como construir um bom ambiente de trabalho?

A estrutura física de uma empresa é feita de tijolos, móveis, equipamentos, mas o ambiente de trabalho é feito por pessoas, são elas que constroem a relação que terão entre si. E, por mais que todos os que fazem parte da equipe contribuam para que esse ambiente seja positivo, são os gestores e supervisores que dão o tom, através da cultura da organização.

Uma empresa pode ter um ambiente mais informal ou formal, tudo depende do segmento e do que a gestão determina. De qualquer forma, é fato que uma atmosfera positiva contribui para mais produtividade e resultados mais satisfatórios. Veja, a seguir, dicas de como promover isso.

1 – Investir no fortalecimento do espírito de equipe

Uma equipe é formada por pessoas com perfis, personalidades e visões completamente diferentes umas das outras. Investir em medidas que transformem um grupo em time é muito importante para que o ambiente seja positivo, como, por exemplo, definindo metas a serem alcançadas em conjunto em vez de individuais e realizar periodicamente dinâmicas de team building.

2 – Reconhecer os esforços dos colaboradores

Por mais que seja obrigação dos colaboradores desempenharem bem as funções para as quais foram contratados, reconhecer os esforços é muito importante para mantê-los motivados a continuarem se dedicando e contribuir para um ambiente harmonioso.

Esse reconhecimento pode acontecer de várias maneiras diferentes, como através de elogios, da eleição do chamado “funcionário do mês” e, até mesmo, do oferecimento de vantagens e bônus, como um adicional no salário, um presente ou o direito a tirar uma folga, são várias as possibilidades.

3 – Incentivar o trabalho colaborativo

Conforme mencionado anteriormente, a gestão é que dá o tom do ambiente de trabalho, se ele será de competição ou de trabalho colaborativo. Se a intenção é manter a equipe unida, isso pode ser feito através da definição de metas em conjunto, conforme mencionado na primeira dica, e, também, da postura do líder no dia a dia, incentivando que os colaboradores trabalhem juntos.

4 – Contratar pessoas felizes

Os recrutadores costumam considerar uma série de requisitos ao selecionarem candidatos para vagas em uma empresa, o que geralmente inclui habilidades técnicas e pessoais. Se a intenção é manter um ambiente positivo, pode ser interessante incluir nessa lista que os candidatos demonstrem ter um temperamento amigável, o que não precisa significar ser extrovertido, apenas se mostrarem acessíveis e abertos.

5 – Confiar na equipe para delegar tarefas

O microgerenciamento deve ser evitado quando a intenção é manter o ambiente leve. Afinal de contas, ter o chefe em cima quando se está realizando uma tarefa, cobrando resultados o tempo todo, acaba gerando um clima de tensão que pode se tornar generalizado, levando as pessoas a terem medo de inovar, o que é péssimo para o crescimento da equipe e da própria empresa.

6 – Dar feedbacks frequentes para incentivar o desenvolvimento

As pessoas, de maneira geral, tendem a se relacionar bem umas com as outras quando sentem confiança e os feedbacks podem ajudar muito nisso. Os supervisores devem conversar constantemente com os colaboradores, apontando o que estão fazendo de positivo e o que podem aperfeiçoar para se tornarem ainda melhores. Essa comunicação aberta cria um poderoso laço de confiança e faz toda a diferença na convivência do dia a dia.

7 – Valorizar as pequenas vitórias

Cada pequena vitória da equipe pode e deve ser comemorada, pois, quanto mais os pequenos passos forem valorizados, maior será a motivação para que a evolução continue. Um novo cliente conquistado, um obstáculo que foi vencido, tudo deve ser motivo para comemoração e a forma como isso irá acontecer não importa muito, pois o foco está no reconhecimento.

8 – Lidar positivamente com problemas

Por melhor que seja o ambiente, é totalmente natural que problemas aconteçam. E o segredo para manter a harmonia é exatamente saber lidar positivamente com essas questões, mantendo sempre o foco nas soluções e nos ensinamentos que a experiência pode proporcionar. Manter a calma é a chave para conseguir isso e evitar que um clima de tensão se instaure e gere ainda mais problemas.

9 – Realizar confraternizações sempre que possível

Um ambiente de trabalho positivo também pode ser construído fora dele, através de confraternizações com a equipe. A empresa pode promover eventos ao final do ano e em alguma data especial, e incentivar os colaboradores a fazerem happy hours, o que pode acontecer nas suas instalações, fora do horário de trabalho.

Poder conversar com os colegas sobre outros assuntos, sem a pressão dos horários e das tarefas a cumprir certamente irá contribuir para relacionamentos mais positivos e harmoniosos.

10 – Incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Por fim, é importante considerar que pessoas estressadas e sobrecarregadas dificilmente conseguirão se relacionar de forma positiva no trabalho ou em qualquer lugar. Nesse sentido, vale a pena incentivar que os colaboradores prezem pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, evitando, por exemplo, o excesso de horas-extras.

É claro que, em situações pontuais, é natural que o trabalho demande um pouco mais de atenção e surja a necessidade de que os colaboradores estiquem o horário do expediente. Entretanto, o objetivo deve ser sempre que sejam verdadeiramente exceções e não a regra. Colaboradores que têm uma vida equilibrada certamente irão se relacionar muito melhor uns com os outros, além de manterem um desempenho muito mais satisfatório.

Coloque essas dicas em prática e contribua para que a sua empresa seja um lugar agradável para seus funcionários. Quanto melhor eles se sentirem no trabalho, mais produtivos e dedicados serão.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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