Ambiente de trabalho ruim: o que fazer para acabar com o clima pesado?

Ambiente de trabalho Confira as dicas para fazer do seu ambiente de trabalho um local mais tranquilo.

Acordar, tomar um café da manhã, enfrentar o trânsito, chegar ao trabalho e por lá permanecer por horas ao lado da sua equipe. Uma descrição como essa pode ser a de um dia tranquilo, mas nem sempre é. A convivência com os colegas de trabalho e o ambiente pode dar um bom ou mau fechamento para esta cena.

Muitos profissionais reclamam do clima pesado que encontram no ambiente de trabalho e acabam se tornando reféns disso. Mas, como lidar com o clima pesado e como acabar com ele? Se você busca respostas para estas perguntas, continue a leitura.

Como o clima se torna pesado no ambiente de trabalho?

O local de trabalho é repleto de pessoas com características, peculiaridades e opiniões diversas. Por isso, encontramos colegas que podem ser parecidos conosco e outros, nem tanto. Daí podem surgir dificuldades para uma convivência saudável e fazer com que o clima na empresa fique tenso, pesado e difícil. 

Nem sempre temos colegas de fácil convivência e, muitas vezes, a cultura organizacional não contribui positivamente para que todos convivam em um ambiente de trabalho mais harmônico e prazeroso. Muitas podem ser as causas para um ambiente de trabalho ruim e, consequentemente, para um clima pesado.  As mais comuns são:

– Empresas gerenciadas por famílias que transferem os conflitos familiares para o ambiente de trabalho;

– Pessimismo dos colegas;

– Excesso de reclamações;

– Descontentamento profissional;

– Falta de reconhecimento e feedbacks positivos;

– Falta de compatibilidade com os colegas;

– Excesso de autoritarismo por parte dos líderes.

O resultado é uma empresa com um ambiente de trabalho ruim, com um clima pesado, repleto de pessoas insatisfeitas e ávidas por novas oportunidades de trabalho em outras organizações.

Outro resultado desse ambiente de trabalho pesado é uma empresa com processos que não fluem como deveriam porque não há pessoas envolvidas e motivadas a fazer suas tarefas com entusiasmo e correção. 

Diante de tais constatações, como lidar com um ambiente de trabalho ruim? O que você, enquanto líder, pode fazer para eliminar este clima pesado? Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo. Construir um ambiente mais harmônico é essencial para ter resultados mais positivos com seus colaboradores

8 Dicas para acabar com o clima pesado no ambiente de trabalho

Antes de começar a falar sobre as dicas, vale salientar aqui que essa é uma responsabilidade de todos os envolvidos. Gestores e colaboradores podem (e devem) se unir nessa questão. Mas, é fundamental que os gestores tomem a iniciativa e liderem esse processo. Dito isso, vamos para as dicas?                      

1. Avalie a gestão de pessoas da sua empresa

É de extrema importância avaliar e identificar o que precisa ser melhorado na gestão de pessoas da sua empresa. Crie estratégias para que a gestão de pessoas lide de maneira eficaz com possíveis conflitos, bem como para criar estratégias que contribuam para a melhoria das relações interpessoais. 

Faça uma avaliação dos processos de gestão e veja a eficácia das medidas para solução de conflitos. Busque novas formas para solucionar estas questões. O diálogo é sempre o caminho mais efetivo para resolver esses desencontros de opiniões. É válido apostar também em soluções, como o estabelecimento de grupos de discussão e debates, além de acompanhamento psicológico se necessário. 

2. Elogios e feedbacks

Não deixe de elogiar os feitos de seus colaboradores. Quando um membro de sua equipe fizer algo bom ou conquistar algo importante, não deixe de elogiar e reconhecer o mérito. Além disso, estabeleça uma periodicidade para promover feedbacks.

É importante lembrar que feedbacks não são broncas. Podem ser para apontar questões positivas ou negativas, contudo, sempre pautados pelo respeito e pelo desejo de auxiliar no crescimento dos membros da sua equipe. 

Ao dar um feedback, aponte o que foi bom e o que precisa ser melhorado. Converse de maneira franca e amistosa. Isso deixará os colaboradores mais confiantes e seguros.

Os feedbacks são excelentes ferramentas para promover mudanças na cultura organizacional. Eles mostram reconhecimento, despertam gratidão e deixam claro ao colaborador que suas ideias, atitudes e contribuições não passam despercebidas.

3. Ambiente para descontração e também para a refeição

Pensar em formas de tornar o ambiente mais descontraído é importante para quebrar esse clima pesado dentro da organização. Existem diversas formas para que isso seja feito. Uma delas é destinar um espaço da empresa (ou até mesmo, da sala em que a sua equipe trabalha) para criar um ambiente próprio para que o colaborador descanse e relaxe durante o expediente. 

Dê um nome para esse local, de modo que ele fique conhecido como um espaço voltado para descontração. Um espaço com pufes, jogos ou atividades que proporcionem momentos leves para a equipe, contribuem para um ambiente de trabalho mais feliz.

Outra forma de tornar a empresa mais agradável é a criação de um local para que a equipe possa fazer refeições. Isso deixará o time mais integrado e em total sinergia. Lá os colaboradores poderão se conhecer melhor, trocar mais ideias e fazer da hora das refeições momentos de muita descontração e tranquilidade.

Ter espaços que geram sensação de alívio durante o expediente é essencial para realizar suas tarefas com mais dedicação e afinco.

4. Ouça seus colaboradores

Essa dica é especial para os gestores: escutem seus colaboradores. É importante que vocês entendam a situação antes de tomar decisões e definir ações. Em muitos casos, o clima fica pesado pelo fato de que os gestores agem sem conhecer o contexto geral. Ou seja, pode ser que um colaborador receba as consequências por algo que não fez.

Colaboradores, não deixem de contribuir! Relatem o que acontece e deem sugestões para que o clima pesado no ambiente de trabalho seja resolvido. É determinante que todos se manifestem quando identificarem que o clima não está agradável. Os líderes de equipe muitas vezes não conseguem ter essa percepção. 

5. Cultura da colaboração

Outra forma de potencializar a melhora do clima organizacional é através do incentivo à cultura da colaboração. Em ambientes em que os profissionais são estimulados a desenvolverem uma competitividade nociva entre si, dificilmente haverá a construção de um clima harmônico.

Então, é importante que os gestores estabeleçam recompensas para a equipe como um todo se houver o alcance dos resultados. Bater metas é importante, porém, as coisas funcionam melhor se os colaboradores trabalham juntos para chegar a esses resultados. Também é essencial criar um ambiente propício para a colaboração, os colegas devem ser incentivados a ajudar uns aos outros.

6. Confiança

Para desenvolver um ambiente saudável e agradável, é crucial que os colaboradores tenham confiança uns nos outros. Tudo começa pela figura do líder, que deve transmitir esse valor através da sua forma de gerenciar a equipe. Por exemplo, um líder que não cumpre o que promete para seus liderados não inspira a confiança deles.

Em relação aos colaboradores, é necessário que se estabeleça a relevância de ter uma atitude mais positiva com os demais integrantes do grupo. Basicamente, isso significa que, se houver alguma atitude que seja considerada desleal, haja consequências. Um ambiente de confiança se constrói em uma base sólida de valores e boas relações.

7. Happy hour

Nem só de trabalho uma equipe é feita, momentos de descontração são importantes para que a relação entre os membros possa ser estreitada. Uma forma de as empresas melhorarem o clima entre os funcionários é organizar happy hours2e confraternizações. No entanto, é determinante que o organizador desses eventos faça de uma forma que se torne divertido.

Os profissionais não devem sentir que estão cumprindo uma obrigação ao comparecer a esses encontros. Em climas mais descontraídos podem ser desenvolvidas relações de maior proximidade, algo que poderia levar muito mais tempo sem esse incentivo. Até mesmo aqueles colegas que não se dão tão bem no trabalho podem descobrir afinidades inesperadas em situações de diversão. 

8. Coaching

Por fim, é interessante incluir em nossa lista de dicas o processo de Coaching. A metodologia pode ser aplicada a ambientes organizacionais para ajudar no estabelecimento de melhores relações interpessoais. Trata-se de um método que se baseia na identificação dos problemas e crenças limitantes.

O Coach realiza um trabalho em conjunto com os coachees (clientes) para entender quais são as barreiras que estão atrapalhando seu desenvolvimento. Com essa compreensão, torna-se mais fácil pensar em potenciais soluções para resolver o que impede o crescimento. O Coaching no ambiente organizacional tem resultados bastante positivos e pode até mesmo contribuir para mudar a cultura interna.

Construção contínua

Um ambiente agradável para os colaboradores é resultado de uma construção contínua. Isso significa que sempre há algo que pode ser melhorado e repensado para potencializar a harmonia do grupo.

Fazer esse esforço de revisar as relações continuamente é crucial para alcançar bons resultados continuamente. O relacionamento interpessoal é resultado de vários fatores que precisam ser sempre revistos. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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