Ambiente de trabalho ruim: o que fazer para acabar com o clima pesado?

Ambiente de trabalho Confira as dicas para fazer do seu ambiente de trabalho um local mais tranquilo

Acordar, tomar um café da manhã, enfrentar o trânsito, chegar ao trabalho e por lá permanecer por horas ao lado da sua equipe. Uma descrição como esta pode ser de um dia tranquilo, mas nem sempre é. A convivência com os colegas de trabalho e o ambiente podem dar um bom ou mau fechamento para esta cena.

Muitos profissionais reclamam do clima pesado que encontram no ambiente de trabalho e acabam se tornando reféns disso. Mas, como lidar com o clima pesado e como acabar com ele? Se você busca respostas para estas perguntas, continue a leitura.

O colaborador com perfil coach consegue lidar muito bem com ambientes desconfortáveis, e inclusive torna-los melhores. Preparei um material exclusivo para você se tornar um profissional ainda melhor com o coaching. Baixe aqui!

Como o clima se torna pesado no ambiente de trabalho?

O local de trabalho é repleto de pessoas com características, peculiaridades e opiniões diversas. Por isso, encontramos colegas que podem ser parecidos conosco e outros, nem tanto. Daí, podem surgir dificuldades para uma convivência saudável e fazer com que o clima na empresa fique tenso, pesado e difícil. Nem sempre temos colegas de fácil convivência e muitas vezes, a cultura organizacional da empresa não contribui positivamente para que todos convivam em um ambiente de trabalho mais harmônico e prazeroso.

Muitas podem ser as causas para um ambiente de trabalho ruim e, consequentemente, para um clima pesado.  As mais comuns são:

  • Empresas gerenciadas por famílias que transferem os conflitos familiares para o ambiente de trabalho;
  • Pessimismo dos colegas;
  • Excesso de reclamações;
  • Descontentamento profissional;
  • Falta de reconhecimento e feedbacks positivos;
  • Excesso de autoritarismo por parte dos líderes.

O resultado é uma empresa com um ambiente de trabalho ruim, com um clima pesado, repleto de pessoas insatisfeitas e ávidas por novas oportunidades de trabalho em outras organizações.Outro resultado deste ambiente de trabalho ruim é uma empresa com processos que não fluem como deveriam porque não há pessoas envolvidas e motivadas a fazer suas tarefas com entusiasmo e assertividade. Diante de tais constatações, como lidar com um ambiente de trabalho ruim? O que você enquanto líder pode fazer para eliminar este clima pesado? Separei para você algumas dicas para te ajudar neste processo.

3 dicas para acabar com o clima pesado no ambiente de trabalho

Antes de começar a falar sobre as dicas, vale salientar aqui que esta é uma responsabilidade de todos os envolvidos. Gestores e colaboradores podem (e devem) se unir nesta questão. Mas, é fundamental que os gestores tomem a iniciativa e liderem este processo. Dito isso, vamos para as dicas?

1 – Avalie a gestão de pessoas da sua empresa

É de extrema importância avaliar e identificar o que precisa ser melhorado na gestão de pessoas da sua empresa. Crie estratégias para que a gestão de pessoas lide de maneira eficaz com possíveis conflitos, bem como para criar estratégias que contribuam para a melhoria das relações interpessoais. Faça uma avaliação dos processos de gestão e veja a eficácia das medidas para solução de conflitos. Busque novas formas para solucionar estas questões.

2 – Elogios e feedbacks

Não deixe de elogiar os feitos de seus colaboradores. Quando um membro de sua equipe fizer algo bom ou conquistar algo importante, não deixe de elogiar e reconhecer o mérito. Além disso, estabeleça uma periodicidade para promover feedbacks assertivos. Importante lembrar que feedbacks não são broncas. Ao dar um feedback, aponte o que foi bom e o que precisa ser melhorado. Converse de maneira franca e amistosa. Isso deixará os colaboradores mais confiantes e seguros. Além disso, os feedbacks são excelentes ferramentas para promover mudanças na cultura organizacional. Eles mostram reconhecimento, despertam gratidão e deixam claro ao colaborador que suas ideias, atitudes e contribuições não passam despercebidas.

3 – Ambiente para descontração e também para a refeição

Pensar em formas de tornar o ambiente mais descontraído é importante para quebrar este clima pesado dentro da organização. Existem diversas formas para que isso seja feito. Uma delas é destinar um espaço da empresa (ou até mesmo, da sala em que a sua equipe trabalha) para criar um ambiente próprio para que o colaborador descanse e relaxe durante o expediente. Dê um nome para este local, de modo que ele fique conhecido como um espaço voltado para descontração.

Um espaço com puffs, jogos ou atividades que proporcionem momentos divertidos para a equipe contribuem para um ambiente de trabalho mais feliz.

Outra forma de tornar o ambiente mais agradável é a criação de um espaço para que a equipe possa fazer refeições. Isso deixará a equipe mais integrada e em total sinergia. Ali, os colaboradores poderão se conhecer melhor, trocar mais ideias e fazer da hora das refeições momentos de muita descontração e tranquilidade.

O colaborador com perfil coach consegue lidar muito bem com ambientes desconfortáveis, e inclusive torna-los melhores. Preparei um material exclusivo para você se tornar um profissional ainda melhor com o coaching. Baixe aqui!

Uma dica extra é: gestores, escutem seus colaboradores. É importante que vocês entendam a situação antes de tomar decisões e definir ações. Colaboradores, não deixem de contribuir. Relatem o que acontece e deem sugestões para que o clima pesado no ambiente de trabalho seja resolvido.

E você, tem alguma dica para compartilhar com a gente? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 653199724 fizkes https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010