Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Conheça as principais características de uma liderança participativa

09/11/17
características da liderança participativa
Traços da liderança participativa

Muito já falamos sobre liderança e o quanto é importante a participação dos líderes no processo de gestão de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Contudo, existe um modelo de liderança que cresce a cada dia, e que vem deixando grandes marcas positivas quando o assunto é participar, interagir, ajudar e fazer crescer o número de resultados extraordinários de uma equipe e uma organização. E esse modelo é a liderança participativa!

Você já ouviu falar desse modelo de liderança? De forma clara e objetiva, a liderança participativa é envolta por processos e pessoas, ou seja, para que esse modelo de liderança seja aplicado em uma organização, é fundamental que haja alguns processos muito bem definidos, e claro, pessoas que consigam colocar em prática o trabalho em equipe como uma das prioridades da empresa.

Quando se fala em liderança, logo se pensa em pessoas que nasceram com o “dom” de liderar pessoas e de comandar grandes equipes. Entretanto, como disse anteriormente, o novo modelo de liderança, também conhecido como liderança participativa, mostra que o trabalho de um líder vai muito além de comandar uma equipe, ele precisa estar por dentro e literalmente participar de todos os processos que levam a empresa e as equipes a conquistarem o sucesso que desejam.

Qualidades da liderança participativa

Mesmo não sendo complicado aplicar a liderança participativa, algumas empresas ainda não estão cultivando essa ideia. E como seria aplicar esse modelo de liderança? Bom, todos os colaboradores, inclusive e, principalmente os líderes, tornam-se um grande e forte time que estão unidos por missões fortemente estabelecidas, nesse sentido, pode-se dizer que esse grupo se torna ativo e pulsante que estão ligados ao mesmo propósito.

O líder que aplica a liderança participativa, deve ter em mente que o equilíbrio entre os objetivos da empresa e as metas pessoais de cada colaborador que compõe a equipe, é um dos fatores principais para que a execução desse modelo de liderança seja de fato um sucesso.

Entretanto, não é correto pensar que a eficiência da gestão participativa depende apenas do líder, muito pelo contrário, esse é um trabalho de equipe onde líderes e gestores devem fazer parte para somar os resultados e no final, obter grandes conquistas. Veja alguns benefícios por aplicar a liderança participativa em uma organização:

  • Mais harmonia entre os objetivos da empresa com os talentos individuais de cada colaborador, promovendo a execução dos processos e claro, o monitoramento dos resultados;
  • Esse modelo permite que todos os membros da equipe, inclusive líderes, participem das definições dos objetivos, das tomadas de decisões e do trabalho em equipe;
  • Através do modelo de liderança participativa, é possível conectar a informação produzida nos métodos participativos, com os processos estabelecidos pela empresa;
  • Causa mais envolvimento entre as pessoas, gerando um prestígio do valor do capital humano a todos que participam do projeto, gera melhores resultados, e consequentemente um maior comprometimento e motivação de toda a equipe;
  • Potencializa a produtividade e qualidade de vida de todos os colaboradores, além de causar uma melhora nas rotinas de trabalho.

Diante de tantos benefícios, é possível entender que um líder participativo e moderno, busca estar ligado e antenado no que chamamos de autoconhecimento, com isso, o mesmo se torna capaz de evidenciar um maior equilíbrio e ainda mais sabedoria para compreender sua equipe, bem como uma forma de gerenciá-la.

O que você, enquanto líder pode implantar na sua empresa para que sua equipe e você, tenham uma nova comunicação a fim de conquistar novos resultados? Use o espaço abaixo para compartilhar sua opinião comigo. Aproveite para curtir e compartilhar essa ideia nas redes sociais.

 Copyright: 342217274 - https://www.shutterstock.com/pt/g/luckybusiness

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais