Os segredos de um líder eficaz

 

profissional mexendo em seu computador

Confira algumas dicas valiosas que vão te ajudar a tornar-se um líder altamente eficaz.

Todas as pessoas se tornam líderes em alguma época de suas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Esse é um momento que pode fazer toda a diferença no futuro e, por isso, conhecer os segredos de um líder eficaz é fundamental para alcançar os resultados pretendidos, bem como motivar seus colegas para cumprir aquilo que é proposto.

Um líder deve ser um exemplo a ser seguido, eliminando a burocracia e aproveitando o melhor que cada profissional tem a oferecer. Ele também precisa agir sempre com honestidade e, principalmente, pensar de maneira a se colocar no lugar do outro.

Para garantir uma liderança eficaz, é essencial demonstrar firmeza e segurança, agir de forma correta e saber como administrar novas situações, trabalhar em equipe, ser dinâmico e motivador, ter atitude, comprometimento, conhecimento e domínio sobre o que faz.

Além de tudo isso, o líder precisa aprender tudo sobre o seu trabalho e o de seus colaboradores, se tornando apto a corrigir e orientar seus profissionais sem tirar a liberdade de cada um.

E para te ajudar a tornar-se um líder extraordinário eu separei uma lista contendo os principais segredos para que isso ocorra o mais breve possível. Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Os segredos de um líder

Não existe uma fórmula mágica sobre como se deve liderar ou como transformar qualquer profissional em um bom líder. Por outro lado, não se trata de uma habilidade cuja única forma de exercer é se você nasceu com isso, muito pelo contrário.

É sim possível desenvolver um conjunto de habilidades que são fundamentais para a aplicação de uma boa liderança e que vão muito além do conhecimento técnico referente à sua função.

É nesse ponto em que se encontram os verdadeiros segredos acerca da arte de liderar. 

Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental na trajetória de se tornar um bom líder, afinal de contas, o líder é aquele profissional que está em constante processo de desenvolvimento e que de outra forma você poderá realmente desenvolver-se se não conhecer bem a si mesmo?

O autoconhecimento permite que as pessoas reconheçam verdadeiramente quais são as suas habilidades, e, deste modo, garante as ferramentas necessárias para que as pessoas sejam capazes de compreender.

Inteligência Emocional

Quando pensamos em metas e objetivos, logo nos vêm à mente a figura do líder, que mesmo contribuindo significativamente para o desenvolvimento de uma equipe, é responsável pelo papel de cobrar os seus colaboradores para que uma empresa possa chegar aonde deseja, correto?

Agora precisamos lembrar de uma coisa, essa cobrança passa também por esse líder, e geralmente ela recai de um modo muito maior. Isso acontece pois, em um time o líder é um dos principais responsáveis pelo seu sucesso ou pelo fracasso.

Além disso, ele também é o responsável por tomar muitas decisões, lidar com crises e ser bastante assertivo nas suas atitudes, bem como na sua comunicação.

Tantas exigências são capazes de gerar uma grande pressão. Deste modo, saber lidar com as suas emoções é uma habilidade fundamental para que ele não ceda às pressões e tome atitudes baseadas em um desequilíbrio emocional.

Resiliência

O líder é o profissional que possui posição, dentro de uma empresa, cujas responsabilidades podem gerar uma grande pressão sobre os seus ombros.

Alcance de metas e objetivos organizacionais, relacionamento com a equipe, bem como a manutenção de clima organizacional favorável, além da constante incumbência de tomar decisões, potencialmente complexas, são situações cotidianas que fazem parte da vida de um líder.

Deste modo, é imprescindível que ele seja capaz de lidar com essas questões de uma forma bastante assertiva. E é a habilidade da resiliência que permite que ele seja capaz de lidar com esses e outros obstáculos e, mesmo assim, contribua para o processo de crescimento e evolução, própria, da empresa e , também, da sua equipe de colaboradores.

Assertividade 

A assertividade é um conceito que tem ganho cada vez mais força nos dias de hoje. Isso demanda de uma época em que vivemos onde o clima organizacional, a preocupação com os colaboradores, além da necessidade da que a comunicação tenha menos ruídos, são pontos considerados pontos chave, a fim de que uma empresa possa atingir a sua máxima capacidade produtiva.

Afinal de contas, um problema com o nosso colaborador, por exemplo, pode facilmente tornar-se um problema da nossa empresa.

Deste modo, um líder deve ser capaz de comunicar-se claramente, ter a habilidade de expor as suas opiniões, os seus feedbacks, bem como, as suas cobranças e exigências, de um modo que não seja agressivo ou muito invasivo. De um modo que todos possam compreender plenamente.

Leader Coach – Desenvolvimento de Líderes

“No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. A frase é de Jack Welch, um dos CEO mais admirados do mundo.

Com base nesse pensamento, vale destacar que o líder também precisa estar sempre atento e em busca do seu desenvolvimento contínuo — bem como o da sua equipe e organização.

Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching oferece a formação em Leader Coach, na intenção de transformar você em um líder capaz de lidar com as constantes transformações que surgem e moldam o mercado de trabalho, tudo isso a fim de que você se torne:

  • Inspirador, confiante e flexível;
  • Que lidere pelo exemplo;
  • Detentor de relacionamentos felizes, construtivos e duradouros;
  • Com estratégia de sucesso eficiente;
  • Capaz de adaptar-se às mudanças e exigências propostas pelo mercado;
  • Assertivo;
  • Emocionalmente equilibrado;
  • Comunicador;
  • Responsável por grandes realizações;
  • Empreendedor, Criativo e Ousado;
  • Resiliente, capaz de lidar com adversidades, pressões e estresse.

Exercer a liderança é uma ação ligada ao desenvolvimento contínuo, superar obstáculos, ter foco, ação e constante aprendizado. A metodologia de Coaching vai levar o líder a desenvolver suas habilidades e capacidades proporcionando resultados com excelência. Afinal, você é um chefe ou um líder?

Imagem: Por Roman Samborskyi

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010