Liderança e trabalho em equipe: a importância de trabalhar em conjunto

O trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até arruinar organizações.

O segredo de um trabalho em conjunto está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver a etapa do processo que lhe é designada. E a condução desse processo deve ser realizada por um líder que enxergue não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais e, sim, que saiba trabalhar as habilidades e competências de cada um.

liderança e trabalho em equipeLiderança e trabalho em equipe estão diretamente ligados, onde o líder é o profissional que conduz os demais nos processos de trabalho. Além disso, hoje ele é o responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e equipes a fim de explorar o máximo de suas competências e conhecimentos.

Nesse sentido, um líder que adota o Coaching como filosofia profissional garante que sua gestão seja eficaz, pois trabalhará cada profissional de sua equipe de maneira única. Ele terá expertise para identificar, desenvolver, aprimorar e reter seus talentos, além de realizar planos estratégicos que farão de sua equipe um time de alta performance.

Trabalho em equipe, a solução do estresse dos profissionais brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Robert Half em 12 países, com mais de 1.500 diretores de Recursos Humanos, apontou que os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo.

trabalho em equipe52% dos entrevistados em nosso país afirmaram que a principal causa do estresse no trabalho é a sobrecarga de serviço e o acúmulo de funções, seguindo pela falta de reconhecimento, 44%. O estudo revelou ainda que 60% acreditam que o trabalho em equipe minimiza os fatores de estresse e, ainda, 51% sugerem uma reestruturação das funções e tarefas.

O que podemos analisar com esse estudo é que os profissionais brasileiros prezam e necessitam do trabalho em equipe, dividindo suas responsabilidades, diminuindo estresse e entregando o resultado esperado pela organização.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Foto 1: © Depositphotos.com / andresr
Foto 2: © Depositphotos.com / pressmaster

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010