Desafios das Mulheres nos dias atuais

Mulher de Negócios As mulheres em geral tem um jeito especial para comandar seus negócios e para exercer cargos executivos nas empresas.

Os principais desafios do universo feminino no mercado de trabalho da atualidade ainda são equiparação salarial com homens, respeito e oportunidades em cargos melhores dentro das organizações.

Segundo o IBGE, em 2012, havia cerca de 23,1 milhões de pessoas no comando de seus negócios. Desse total, cerca de 7,2 milhões (31%) eram mulheres e 15,9 milhões (69%) homens.

As mulheres em geral tem um jeito especial para comandar seus negócios e para exercer cargos executivos nas empresas. As mulheres demonstram na sua maneira de ser, maior sensibilidade, percepção aguçada, afetividade, bom relacionamento interpessoal e flexibilidade. Ultimamente as organizações e o mercado estão dando mais atenção para isso.

[php_everywhere instance=”2″]

A pesquisa do IBGE também nos mostra que as mulheres possuem nível escolar superior ao dos homens, e que representam 55,1% dos universitários de todo Brasil. Dos estudantes que concluem os cursos as mulheres também são maioria, 58,8%. Na pós-graduação elas também superam os homens, sendo 53,5% dos alunos.

Normalmente as mulheres começam a empreender mais tarde que os homens. E, assim desenvolvem e potencializam as competências que já possuem como: capacidade de realizar várias coisas ao mesmo tempo, sensibilidade, capacidade de trabalhar em equipe e habilidade de comunicação. As mulheres tem mais habilidade e lidam com mais tranquilidade com colaboradores, clientes e fornecedores. Elas se preparam mais antes de trabalharem nas empresas privadas ou para empreenderem em seus negócios.

Algumas empresas ainda hesitam em contratar profissionais mulheres para cargos elevados ou de tradição masculina, demonstrando que ainda existem preconceitos e diferenças de gêneros no contexto profissional. Trabalhar para si e ter seu próprio negócio são formas da mulher buscar sua independência pessoal, profissional e financeira. E quando toma decisão de empreender seu próprio negócio ela sabe da sua autonomia e flexibilidade com horários, no entanto também sabe que por vezes terá que trabalhar uma carga horária maior diante das demandas e necessidades do negócio.

No dia a dia de trabalho, as dificuldades encontradas pelas mulheres não são diferentes das dos homens, porém, por elas serem mais sensíveis, intuitivas e flexíveis que os homens tendem a encontrar mais rapidamenteas soluções.

As mulheres precisam fazer as coisas apaixonadamente, fazer algo que tenha a ver com elas, necessitando identificar-se muito mais com o que fazem do que os homens. Por esta razão, a mulher empreendedora tem como grande desafio tornar algo apaixonante em um negócio rentável.

Devido às múltiplas atividades no trabalho e em casa, outro grande desafio é equilibrar responsabilidade profissional com a família. Elas também são desafiadas quanto à gestão de tempo e em como dar foco no que é importante, definindo e determinando horários para fazer cada tipo de atividade.

Para conciliar tantas atividades, dupla e tripla jornada, dar resultados e ainda manter o equilíbrio, a mulher precisa ter cada vez mais consciência de si mesma, de suas forças, talentos, crenças impulsionadoras e limitantes. Então, para equilibrar tudo isso é importante buscar o autoconhecimento e desenvolvimento contínuo, bem como conhecimentos técnicos, de gestão de negócios e de pessoas.

A mulher cada vez mais vem ganhando espaço e importância nas organizações, na sociedade e na economia brasileira. Pesquisa da Boston Consulting Group – BCG demonstrou que em 2014 a renda das mulheres alcançaria US$15,6 trilhões, número superior ao PIB dos cinco países dos Brics, de US$11 trilhões.

Baseado nestas informações pode-se afirmar que os resultados obtidos pelas mulheres vêm cada vez mais impactando positivamente a economia, investimentos e educação no Brasil e no mundo. Embora cada vez mais a mulher ganhe importância e destaque na sociedade brasileira e mundial, muitos avanços ainda são necessários.

Algumas dicas para as mulheres que querem começar um negócio e empreender

 

Escolha algo que tenha paixão para empreender

Quanto mais amamos o que fazemos, as chances de sucesso e resultados aumentam. Quando nos dedicamos a uma atividade que nos agrada nos mantemos motivados mesmo diante de adversidades.

Pesquise o mercado e o setor

Investir em áreas que já conhecemos e gostamos multiplicam as chances de sucesso. Mesmo assim é importante pesquisar o setor, o mercado antes de começar o empreendimento.

Encontre um diferencial

Encontrar o diferencial do negócio é entender o propósito e identificar como agregar valor a vida das pessoas.

Tenha foco

Concentre-se nas atividades que são importantes e que podem render mais clientes e resultados. Evite fazer muitas coisas simultaneamente, focando nas mais importantes e que geram resultados. É melhor ser ótimo em poucas coisas do que mediano em muitas.

Administre seu tempo

Seja o exemplo da boa gestão do tempo, mantendo o foco no que é importante e tendo a agenda e as prioridades sempre em dia.

Defina metas e planeje ações

Estipule metas a curto, médio e longo prazo e faça um plano de ações para atingir o objetivo. Coloque no papel o ponto em que está (ponto A) e o lugar que deseja chegar (ponto B). Faça também uma lista do que precisa fazer para alcançar os objetivos planejados.

Tenha positivismo

O otimismo e o positivismo são fundamentais para a criação de realidades e resultados favoráveis, pois tudo começa pela nossa mente. Comprometa-se com o resultado e acredite sempre que para todo problema há uma solução.

Você sabia que todas as mulheres possuem Super Poderes?
Quer descobrir como desenvolvê-los? Clique aqui, é um presente!

Desenvolva sua capacidade de liderança

Aprimore sua habilidade de observar, ouvir na essência, inspirar e gerir seus colaboradores e o negócio para obter resultados e sucesso cada vez maiores.

Crie o hábito de comemorar

Reconheça e comemore todas as conquistas do dia-a-dia junto com sua equipe, mesmo as conquistas menores. Desta maneira manterá motivação necessária para seguir em frente.

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário e lembre-se de fazer sua homenagem às mulheres da sua vida!

Créditos da Imagem: Por Asier Romero – ID da foto stock livre de direitos: 569098801

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010