O que fazer quando os profissionais estão em falta no mercado de trabalho

Uma empresa que busca se destacar no mercado precisa contar com um quadro de profissionais que sejam altamente capacitados para suas atribuições, a fim de que desempenhem suas funções com excelência.

Nesse sentido, uma das maiores preocupações de uma organização é atrair e manter talentos com condições técnicas adequadas para suas necessidades. Porém, nem sempre esta é uma tarefa fácil: há muitos anos que o mercado de trabalho tem se deparado com uma considerável quantidade de vagas disponíveis e pouca mão de obra qualificada.

A solução, nesses casos, é investir no capital humano interno, oferecendo capacitação por meio de treinamentos, workshops, palestras e cursos. Assim, é possível desenvolver capacidades e competências específicas às necessidades e objetivos da empresa.

Vantagem do Treinamento Empresarial

Investir nos profissionais internos, além de ser uma solução para a falta de mão de obra qualificada no mercado, pode ser gerar resultados ainda mais satisfatórios para organização.

Isso porque as pessoas que já fazem parte da instituição já estão adaptadas ao sistema e compreendem a forma como ocorre o fluxo, a cultura, o ritmo das demandas e todas as particularidades da empresa. Portanto, não será necessário começar do zero e, assim, investir mais tempo e recursos para lapidar novos integrantes.

Com a potencialização dos profissionais veteranos, os reajustes serão bem mais objetivos, e o aumento de resultados será atingido em curto espaço de tempo.

Tipos de Treinamentos Empresariais

Confira abaixo uma variedade de treinamentos mais buscados por organizações de referência no mercado.

Leader Coach Training

Os líderes são os principais responsáveis por tomar as decisões, gerir pessoas, desenvolver equipes e criar estratégias efetivas para alcançar resultados extraordinários. Por isso, cresce cada vez mais a procura por treinamentos de liderança. Neste sentido, a formação Leader Coach Training se destaca como uma das melhores do país, uma vez que utiliza as técnicas e ferramentas do Coaching para formar líderes mais preparados para lidar com as novas demandas do mercado e da gestão como um todo.

Palestras e workshops

Palestras motivacionais e workshops são outras excelentes opções de treinamento. Por serem mais curtas — palestras geralmente duram algumas horas, enquanto o workshop ocupa no máximo um dia —, algumas empresas preferem investir nestes modelos. O intuito é levar aos profissionais uma oportunidade de aprimoramento, desenvolvimento específico de habilidades, aumento de motivação ou simplesmente abrir espaço para a descontração.

Coaching executivo

Este tipo de treinamento é oferecido aos líderes e executivos que precisam desenvolver competências específicas. Como os resultados do processo de Coaching são mais rápidos e as empresas não têm tempo a perder, o Coaching Executivo possibilita que os colaboradores eliminem seus gaps e desenvolvam novas competências de forma direcionada, assertiva e otimizada.

Análise Comportamental

Este tipo de treinamento é direcionado a profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, geralmente responsáveis por selecionar os futuros colaboradores da empresa. Quanto mais preparados estiverem, melhores serão as contratações e menor o turnover. Por meio do Coaching Assessment, ferramenta exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, os gestores de pessoas aprendem a mapear os perfis profissionais, aumentando a eficiência dos processos de admissão, promoção ou realocação de colaboradores.

Avaliação 360º

Esta é outra ferramenta de mapeamento dos líderes. Os cursos de Avaliação 360º permitem aos gestores de recursos humanos analisarem o perfil comportamental dos seus líderes, verificando se a sua forma de liderar e sua postura profissional são coerentes com aquilo que a empresa e os liderados precisam.

Para todos os tipos de empresas e necessidades, existe algum modelo de treinamento empresarial adequado. No Coaching Corporativo, por exemplo, a capacitação é desenvolvida de forma customizada: a empresa apresenta os seus objetivos com o treinamento in company, e o IBC desenvolve as soluções que melhor atendam às expectativas e promovam o alcance dos resultados esperados.

Sempre utilizando como base a metodologia do Coaching, os treinamentos empresariais permitem a eliminação de diversos tipos de problemas, tais como: falta de motivação e lacunas na comunicação, nos relacionamentos interpessoais e na produtividade.

Por meio da implantação da Cultura de Coaching, pautada em resultados e na efetiva gestão do capital humano, empresas de qualquer segmento ou porte podem conquistar resultados ainda mais extraordinários. Experiente e leve os benefícios do Coaching para sua empresa!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010