O que é vantagem competitiva e vantagem comparativa?

A vantagem competitiva está associada aos diferenciais de uma empresa, enquanto a vantagem comparativa diz respeito à eficiência.

 

No ambiente corporativo, as pessoas precisam encontrar formas de se destacar e alcançar reconhecimento por parte de seus gestores e líderes. Isso acontece especialmente por conta da competitividade no trabalho e por conta da rivalidade natural que existe entre os seres humanos.

Da mesma forma que as pessoas sentem a necessidade de se destacar no ambiente de trabalho, seja para conseguir uma promoção ou um reconhecimento, as empresas também precisam ser reconhecidas por seu público, pelo mercado de forma geral e ser referência no segmento em que atua. Essa busca por um título de referência no mercado de trabalho ou no mercado empresarial é chamada de vantagem competitiva.

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O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva consiste no diferencial que uma empresa ou pessoa apresenta em relação a seu concorrente — seja pelo nível de esforço, organização, desempenho financeiro ou características econômicas. Quando um cliente dá preferência para sua empresa em vez da concorrente, é um sinal de que você possui vantagem competitiva sobre a concorrência.

A melhor maneira de conquistar vantagem competitiva é por meio de diferenciais que destaquem seu negócio e o coloquem acima dos seus concorrentes. Mas, em um mercado cada vez mais acirrado, onde a briga pelo cliente e pelo sucesso se torna ainda mais complicada, como conquistar esse espaço e o topo da disputa? Existem algumas formas.

Em primeiro lugar, o empreendedor ou o gestor e sua equipe precisam entender que é preciso considerar algumas características para começar a vencer a briga. Quem quer ter a vantagem precisa, entre outras coisas, procurar manifestar o sentimento de ser sustentável, ou seja, ser aquele que vai suprir a necessidade por um longo tempo. Além disso, precisa passar a impressão que não existe outra empresa como a sua, ser insubstituível. Nada disso, no entanto, fará sentido se a organização não gerar um valor para o cliente, ou seja, entregar aquilo que ele espera.

Além dessas premissas básicas, é possível obter vantagem competitiva através de algumas ações bastante comuns no mercado. Veja um pouco sobre elas abaixo e não perca tempo para começar:

1) Conheça seus recursos, liste suas competências e capacidades para entender o tamanho de seu negócio e até onde pode chegar. Existem modelos e ferramentas que podem ajudar você a ir mais a fundo em seu negócio e enxergar se os recursos que você tem disponível podem ajudar a obter vantagem competitiva.

 

2) Trace uma estratégica de foco, que permita ser alcançada. É importante que o objetivo final seja próximo e realista. Assim, você conseguirá direcionar todos os esforços para o sucesso.

 

3) Caso você não seja o maior ou o mais forte, uma das oportunidades é garantir a vantagem na liderança pelo custo. Sem comprometer o resto de sua empresa, procure diminuir o preço para fazer com que o consumidor comece a enxergar o seu negócio.

 

4) Procure avaliar minuciosamente seus concorrentes. A análise dos outros competidores é uma prática clássica e, apesar de batida, é claramente eficiente. Quando conhecemos os outros jogadores, saberemos como jogar de uma forma melhor.

Existem ainda outras formas de se adquirir a vantagem competitiva. O mais importante é entender que essa é uma posição onde sua empresa poderá conquistar ainda mais e ser referência no mercado. Trabalhe as possibilidades!

O que é vantagem comparativa?

Além dessa questão de competição, existe outra forma de sair na frente. A vantagem comparativa diz respeito à eficiência, diz respeito à vantagem que uma empresa possui por ser capaz de produzir algo em que ela seja especializada, conseguindo oferecer determinado produto ou serviço de maneira extraordinária, eficiente e vantajosa — especialmente quando comparada a outras marcas do mesmo segmento.

O conceito apareceu pela primeira vez há mais de 2000 anos, pelas mãos do inglês David Ricardo em seu livro “The Principles of Political Economy and Taxation”. Na obra, o autor conta uma teoria elaborada ao lado de seu compatriota Adam Smith, avaliando justamente a possibilidade de um país de economia inferior se sobressair diante de um maior justamente em cima daquilo que consegue oferecer de melhor em termos econômicos. Se cada país se especializasse em um determinado produto, todos conseguiriam se destacar em algum momento.

O exemplo dado por Ricardo é a uma provável relação entre Portugal e Inglaterra. Ao apresentar que o primeiro país é especialista na produção de vinhos e o segundo é uma potência em tecidos, ambos deveriam focar em suas especialidades e entrar em um acordo de mútuo benefício.

Nesse sentido, podemos aplicar a vantagem comparativa nos dias atuais e para os mercados onde diversas empresas brigam pela liderança em uma relação onde cada uma busque o que tem de melhor. Qual seria a especialidade do seu negócio? Em que produto você consegue ser diferente, único? Esse é o ponto a ser encontrado.

Vale destacar que, no âmbito econômico, a vantagem comparativa é capaz de se transformar em vantagem competitiva. Para quem deseja aprimorar esses dois tipos de vantagem, o melhor caminho é o estudo. O Coaching consegue trabalhar de forma eficiente todos esses processos, seja por meio de cursos ou dinâmicas que incentivam o conhecimento. Se aprimorar e encontrar formas de se sobressair é uma missão desafiadora, mas que compensa no mercado disputado em que vivemos atualmente. Procure este auxílio para fazer a diferença.

Caso você tenha alguma informação para contribuir sobre as vantagens comparativa e competitiva, aproveite para utilizar o espaço abaixo para deixar seu comentário e sua análise sobre o tema. Aproveite também para divulgar o assunto para mais pessoas compartilhando este artigo em suas redes sociais. E se você possui alguma dúvida ou quer saber mais sobre os benefícios do Coaching e sua ferramenta, não hesite em entrar em contato conosco para descobrir como podemos ajudar!

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Imagem: Bplanet / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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