7 Dicas para melhorar o marketing nas suas redes sociais

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Veja 7 dicas de como melhorar o marketing da sua empresa.

Você sabia que mais de um bilhão de pessoas utilizam redes sociais no mundo? O Brasil é o segundo país no ranking de mais tempo dedicado a elas. Basicamente, isso significa que essas plataformas fazem parte do dia a dia das pessoas. Dessa forma, funcionam como ferramentas de comunicação, atração e fidelização de clientes. 

Com tamanha relevância, é importante saber como melhorar o marketing da sua empresa nas redes sociais. Afinal, elas podem ser uma excelente ferramenta para consolidar a imagem de uma companhia no mercado e ampliar seu alcance. 

Continue lendo e confira sete dicas de como tornar o marketing nas redes sociais mais efetivo.

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Como melhorar o marketing nas redes sociais?

Sendo uma parte importante da vida das pessoas, as redes sociais podem funcionar também como um atrativo de novos interessados em produtos e serviços. Abaixo listamos sete dicas de como melhorar o marketing da sua empresa. Vamos lá?

1. Saiba trabalhar com cada canal de comunicação

Cada rede social possui suas próprias particularidades, sendo importante conhecer essas características para trabalhar melhor com elas. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre as principais características de cada uma das redes.

Lembrando que não é necessário estar presente em todas as redes sociais. O ideal é selecionar as plataformas mais alinhadas com o perfil da sua marca. 

Instagram

Nessa rede social o foco deve ser apresentar ao interessado o dia a dia do empreendimento. As postagens são feitas na forma de fotos e vídeos curtos. Para atrair o máximo de pessoas interessadas, é válido usar e abusar das hashtags (#) que servem para concentrar conteúdos sobre um mesmo tema. 

Contudo, fique atento que é essencial utilizar hashtags que estejam relacionadas ao seu segmento de atuação. Pode ser uma estratégia interessante estabelecer parcerias com influenciadores e alinhar suas vendas com o WhatsApp.

YouTube

Uma das redes sociais mais consumidas atualmente, o YouTube abre um amplo leque de possibilidades. É possível explorar no canal da empresa formatos variados, como o de entrevistas, séries, conteúdos diversos, entre outros.

Facebook

Uma ferramenta que ajuda a reforçar a presença da marca no universo digital e promove a interação com os clientes. A divulgação de marcas nesse canal apresenta um custo relativamente baixo. 

WhatsApp

Através do WhatsApp é possível convidar os clientes a conhecerem as outras redes sociais da sua empresa. Além disso, é um espaço digital em que é possível ter uma interação mais próxima e personalizada com eles. Porém, alertamos que é essencial ter cuidado para não tornar essa interação invasiva. 

Twitter

Uma excelente plataforma para fazer publicidade, pois é dinâmica e apresenta facilidade para difundir conteúdo. O engajamento com os seguidores também pode ser potencializado no Twitter. Contudo, fica a dica para avaliar se faz sentido para a sua empresa ter uma conta nessa rede social que tem uma pegada mais jornalística. 

2. Promova comunicação de qualidade 

De maneira geral, as redes sociais são plataformas com um apelo visual muito maior. Sendo assim, é necessário usar imagens de qualidade e desenvolver ações com foco em interação para potencializar o engajamento do público. O estímulo para que haja interações é essencial para que sua empresa estabeleça um vínculo com os seguidores. 

A dica é usar a criatividade e prezar pela qualidade visual. Nada de imagens de baixa qualidade e com um design duvidoso. Se possível, é válido contar com um profissional da área de design na sua equipe para produzir imagens coerentes com a identidade visual da marca. 

3. Canais de venda 

Ter um e-commerce pode ser interessante para sua empresa, no entanto, é válido se questionar a respeito da real necessidade. Qual é a viabilidade de desenvolver esse canal de venda? Ele realmente terá um impacto decisivo para o sucesso do seu negócio? As redes sociais podem ser usadas como canal de venda, contudo, se atente para as regras aplicadas a cada uma. 

4. Planejamento é fundamental

Essa dica caminha lado a lado com a dica acima, pois se a empresa opta por vender pelas redes sociais deve se planejar para isso. Contar com um meio de pagamento online é fundamental para estabelecer essa rotina de vendas virtuais. 

Também é necessário definir como será realizado o atendimento aos clientes. Será preciso contar com alguém dedicado a responder as dúvidas e fechar as vendas durante todo o horário comercial. 

5. Gestão das redes sociais 

A gestão das redes sociais pode ser feita a partir de várias ferramentas como Swonkie, Cyfe, Buffer, Hootsuite, SKEDit, entre outras. O objetivo dessas ferramentas é programar as postagens, verificar o alcance das páginas, conferir as métricas, acompanhar o ganho ou perda de seguidores e o engajamento. A análise de dados deve ser feita com o perfil empresarial para ter uma gestão mais precisa. 

6. Impulsione seus posts

Impulsionar os posts e fazer publicações patrocinadas é bem interessante para dar mais alcance às páginas da sua empresa. Esse tipo de ação permite direcionar a mensagem para um público mais diverso, algo que não seria possível organicamente. 

Também se torna possível direcionar uma comunicação específica para um público específico. Trata-se do chamado “dark post”, em que a postagem aparece na linha do tempo de pessoas do perfil escolhido. 

7. Público-alvo

Defina o perfil do público-alvo da sua empresa para tornar a comunicação através das redes sociais mais eficiente. Como citamos, essas mídias permitem que as informações sejam direcionadas com mais precisão para um público específico. Essa precisão não é alcançada em outros canais de comunicação, como televisão e jornal impresso. 

A grande diferença está no fato de que meios como a televisão falam para o público geral e as redes sociais segmentam as pessoas. Porém, saber como usar essa segmentação é determinante para obter sucesso com o uso das redes sociais para divulgação. Ao identificar o público-alvo torna-se mais simples direcionar o trabalho de marketing para ele e ampliar a voz da sua marca no mundo digital. 

Gostou de saber mais sobre como melhorar o marketing nas redes sociais? Aposte nessas dicas e observe o crescimento da sua marca!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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