Ambição vs Ganância – Qual a diferença?

Homem correndo atrás do dinheiro

Veja 5 Aspectos positivos da ambição.

Ambição e ganância são dois termos ligados ao desejo de ter ou, como se diz popularmente, subir na vida. Contudo, cada uma dessas palavras possui um significado distinto, que se diferencia na forma como o indivíduo deseja alcançar seus objetivos.

Enquanto o ambicioso se mantém focado nas metas que deseja atingir, o ganancioso quer o que é do outro. Perceba que o primeiro direciona seus objetivos a si mesmo, a crescer e realizar o que deseja. Já o segundo, quer o que é de outras pessoas para se sobressair.

Quer saber mais a respeito da diferença entre ambição e ganância? É só continuar acompanhando!

[php_everywhere instance=”2″]

Diferença entre ambição e ganância

De acordo com o dicionário, ambição significa: forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias. Já a ganância é o desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros. Consegue perceber a diferença? 

O ambicioso quer ter mais, o que pode ser dinheiro, bens, prestígio social e assim por diante. Veja que seus objetivos dizem respeito a ele, sem qualquer referência a terceiros. O ganancioso, por sua vez, não quer apenas ter, ele quer ter mais do que os outros.

Uma pessoa pode ter a ambição de melhorar sua condição financeira para viver com mais conforto e proporcionar isso aos seus familiares. Assim, seus planos possuem um significado que está além de bens e posses.

No caso da ganância, o único significado por trás das ações é ser mais do que os outros. Isso é perigoso porque alguém que tem esse desejo de poder e destaque pode utilizar de meios escusos para chegar aonde quer, prejudicando terceiros e agindo com desonestidade.

A ambição pode ser positiva?

Na comparação feita anteriormente, pudemos observar que a ambição, diferente da ganância, é motivada pelo desejo do próprio indivíduo de evoluir, sem qualquer relação com terceiros. Isso já nos leva a concluir que a ambição pode, sim, ser positiva.

A grande questão está em dar significado ao ter, para que não seja apenas sinônimo de acumular bens e sim de buscar o crescimento profissional e de ter acesso a coisas que fazem sentido e agregam. É bem diferente desejar ter uma bela casa por status de querer ter um lugar confortável para viver, ter boas experiências e compartilhar com os entes queridos.

Perceba que o que vai determinar se a ambição é positiva ou negativa são as suas intenções. Por isso, não tenha medo de fazer as pazes com o seu lado ambicioso, se bem administrado, ele pode ser a mola propulsora para o seu desenvolvimento e fortalecer a sua motivação para se dedicar e chegar lá.

5 Aspectos positivos da ambição

Para desmistificar a imagem negativa que muitas pessoas têm da ambição, vamos listar os principais aspectos positivos que ela possui. Ao refletir sobre esses pontos, irá concluir que ser ambicioso pode te ajudar a alcançar resultados extraordinários em sua jornada, acompanhe!

1. A ambição é um motor de desenvolvimento

Uma pessoa ambiciosa é, também, obstinada, ela possui dentro de si uma grande força que a faz lutar por seus objetivos. Isso é positivo porque dá sentido às coisas e faz com que cada ação tenha um significado especial. O fato de se esforçar para crescer na carreira e conquistar o que quer faz com que evolua cada vez mais e se torne a sua melhor versão.

2. Define uma direção para a vida e as escolhas

Não dá para ser ambicioso sem saber exatamente o que se quer, afinal, o desejo vazio de apenas ter é simplesmente ganância. A ambição é aquilo que dá direção para a vida e as escolhas, otimizando esforços e gerando perspectivas.

Contudo, é sempre importante prezar pelo equilíbrio para evitar viver apenas em prol dos planos que sonha em alcançar. Afinal de contas, também é preciso ter momentos de descanso, estar em família e cuidar de si.

3. Promove a satisfação de ver os objetivos sendo alcançados

É maravilhoso poder acompanhar seu próprio crescimento, cada etapa vencida gera motivação para que siga em frente com cada vez mais empenho. Isso faz com que o sentimento de utilidade seja fortalecido, além da autoestima e autoconfiança.

4. Gera coragem para enfrentar desafios

Como sabiamente disse Guimarães Rosa, o que a vida quer da gente é coragem e a ambição pode fazer com que essa bravura se aflore. Quanto mais você se torna consciente de que é capaz, mais coragem passa a ter para seguir adiante. Então, isso começa a impactar todas as áreas da vida, rompendo barreiras e ampliando horizontes.

5. Ser ambicioso não significa ser antiético

Por fim, é preciso deixar claro que ser ambicioso não significa ser antiético. É perfeitamente possível ter o desejo de crescer e conquistar coisas de forma ética, sem prejudicar ninguém. Portanto, não sinta vergonha quando disserem que é uma pessoa ambiciosa, lembre-se do que isso significa para você, porque é o que realmente importa.

Reflexão final sobre Ambição e Ganância

O escritor Habeeb Akande tem uma frase bastante interessante, que diz: “A diferença entre ganância e ambição é que uma pessoa gananciosa deseja coisas para as quais não está preparada para trabalhar e alcançar.”.

Através da frase podemos concluir o que foi citado ao longo do artigo, de que a ganância é vazia, enquanto a ambição pode ter significado e ser usada para o bem, como motivação para ir além. Cabe a você decidir como irá canalizar o seu desejo de crescer e evoluir, se é lutando pelo que deseja ou simplesmente desejando ser e ter mais do que o outro.

A ganância faz com que muitas pessoas se deixem levar pelas aparências, pelo status, e se esqueçam do que realmente importa e traz satisfação. Ter bens, conforto e liberdade para fazer escolhas é realmente muito bom, mas de nada adianta se não houver significado e pessoas para compartilhar tudo isso.

Canalize os seus sonhos de maneira positiva e jamais se deixe levar pela ganância, tenha ambição, mas sempre de forma ética, optando pelo caminho correto que, mesmo mais longo, não irá ferir os seus valores.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010