Brainstorming – 5 Dicas para filtrar as melhores ideias

Colegas colando post it com novas ideias em parede de vidro

Confira os principais benefícios que o Brainstorming oferece.

Brainstorming é o nome dado a uma técnica bastante utilizada em áreas que envolvem a criatividade. Para aplicá-la, um grupo de pessoas se reúne para pensar em soluções sobre determinado tema. Então, cada participante vai falando o que vem à mente até chegar ao resultado desejado.

Quer saber mais sobre como utilizar essa ferramenta para ter boas ideias em equipe? Continue lendo e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é brainstorming?

Traduzindo para o português, a palavra brainstorming significa algo como tempestade cerebral ou tempestade de ideias. Esse significado representa de modo metafórico a forma como a técnica é aplicada, pois as pessoas vão “jogando” suas ideias, como ocorre em tempestades com a chuva, o vento e os raios.

A técnica de brainstorming foi criada pelo publicitário norteamericano Alex Osborn. Fundador da conceituada agência BBDO, ele criou algumas regras para as reuniões criativas da empresa, o que permitiu que as ideias seguissem um fluxo mais organizado e melhores resultados fossem alcançados.

A iniciativa deu tão certo que Osborn achou interessante passar essa ideia adiante. Assim, em 1953 ele publicou o livro Applied Imagination (em português, Imaginação Aplicada), em que apresentou a técnica ao mundo. Rapidamente, diversas empresas adotaram o método que é utilizado até os dias de hoje.

Benefícios do brainstorming

Mesmo com mais de 60 anos desde que foi divulgado, o brainstorming continua sendo utilizado devido à sua praticidade e eficácia. Saiba mais sobre os principais benefícios que o método oferece.

É gratuito e prático

Não é preciso contar com nenhum recurso específico e caro para aplicar o brainstorming. Basta reunir um grupo de pessoas com itens para fazer anotações e ter conhecimento sobre a técnica para a mágica acontecer.

Um participante estimula as ideias do outro

Pensar sozinho para ter uma ideia é muito mais desafiador do que fazer isso em grupo. Afinal, algo que um colega diz pode gerar insights e resultar em ideias fantásticas! A cocriação é o que faz do brainstorming um método tão poderoso.

Criação de um banco de ideias

Nem sempre todas as ideias que irão surgir servirão para os objetivos da reunião. Entretanto, elas podem ser arquivadas, gerando um banco de ideias que poderão ser muito úteis em outras situações.

Fortalecimento do trabalho em equipe

Todos nós sabemos que a união faz a força e quanto mais as pessoas trabalham juntas, melhores se tornam nisso. As reuniões de brainstorming mostram de forma clara e objetiva o quanto a colaboração é poderosa e um pode agregar às ideias do outro.

Quebra a rotina

As reuniões convencionais realizadas em empresas são necessárias, mas podem acabar se tornando monótonas. Quando o objetivo é o brainstorming, é possível quebrar a rotina, o que é ótimo para estimular a criatividade dos colaboradores.

Os colaboradores se sentem livres

É bastante comum que em reuniões tradicionais e no dia a dia de trabalho, muitos profissionais deixem de dar ideias por medo do julgamento. Em encontros para brainstorming a atmosfera é mais leve e todos são encorajados a contribuir, isso faz com que aqueles que são mais reservados se sintam livres para se expressar.

Dicas para brainstorming – Filtre as melhores ideias!

O organizador de uma sessão de brainstorming possui um papel muito importante e é dele a responsabilidade de conduzir os participantes para alcançarem os objetivos pretendidos. Veja, a seguir, algumas dicas poderosas que irão tornar essas reuniões muito mais produtivas e estimulantes do ponto de vista criativo.

1. Selecione bem os participantes

Em primeiro lugar, é preciso selecionar bem os participantes, afinal, boas sessões de brainstorming têm um limite de pessoas. O ideal é que os grupos sejam pequenos para evitar desvio do foco ou sobreposição de falas.

Em uma empresa, a seleção de colaboradores deve ser feita considerando o objetivo da reunião. Se o intuito for desenvolver soluções para redução de custos e desperdícios, por exemplo, é válido contar com pessoal do departamento financeiro, de produção e desenvolvimento de produtos. Assim, haverá especialistas de todas as áreas.

2. Peça para os participantes trazerem ideias

Para reuniões de brainstorming mais produtivas é essencial que os participantes já cheguem munidos de ideias. Claro que todo o desenrolar irá acontecer durante a sessão, entretanto, é importante que cheguem com um norte para iniciarem o processo tendo uma base.

Portanto, faça o convite para a reunião com antecedência de alguns dias, informando o tema e solicitando que apresentem ideias a respeito. Mas sempre deixando claro que são apenas pensamentos iniciais que serão lapidados durante o encontro.

3. Prepare o espaço da reunião

O local em que a sessão de brainstorming irá acontecer possui um papel extremamente relevante para o sucesso da empreitada. É importante que seja uma sala que comporte a todos confortavelmente e conte com os recursos que irão precisar. 

O ambiente deve estar organizado, ter uma aparência convidativa e ser silencioso. Afinal de contas, ruídos externos podem comprometer a concentração e, consequentemente, o desenvolvimento das ideias.

4. Preze pelo não julgamento

É fundamental que todos os participantes sejam orientados a não julgarem as ideias uns dos outros. Qualquer comentário sarcástico ou olhar julgador pode fazer com que os mais tímidos acabem se fechando e deixem de contribuir.

Todos devem estar abertos a expor suas ideias e ouvir as dos colegas com extremo respeito e profissionalismo. Em uma sessão de brainstorming o espírito coletivo deve estar fortalecido porque os resultados não serão mérito de um ou outro e sim de todos.

5. Registre todas as ideias

Para evitar que as ideias se percam é preciso que um participante fique responsável por registrá-las. Lembrando que isso deve ser feito com todas elas, incluindo aquelas que não serão utilizadas no momento.

Muitas vezes, uma ideia que à primeira vista não é tão boa pode ser lapidada e se tornar uma solução de grande valor. Portanto, tudo deve ser valorizado e devidamente registrado.

Gostou das dicas para filtrar melhor as ideias em sessões de brainstorming? A técnica, apesar de antiga, continua atual porque se trata apenas de um caminho para estimular ideias sobre as mais diferentes áreas do conhecimento.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds