Metodologia Ágil: o que é e como implementar?

Metodologia Ágil

Confira os benefícios da Metodologia Ágil.

A Metodologia Ágil é fundamental para as empresas que desejam conquistar melhores resultados e ter aumento da produtividade. Trata-se de uma lógica bastante simples, se os processos são conduzidos de forma mais rápida e barata, é possível aumentar a produtividade. 

Contudo, é crucial compreender o que é e como implementar essa metodologia. No artigo a seguir iremos explicar detalhadamente no que consiste esse processo e como sua companhia pode se beneficiar da sua implantação. 

O que é a Metodologia Ágil? 

A condução de projetos que visa tornar os processos mais rápidos e eficientes recebe o nome de Metodologia Ágil. Consiste em um sistema focado em chegar à conclusão das tarefas em um menor espaço de tempo, mas sem perder em qualidade. O fluxo de trabalho se torna mais rápido, mas também mais flexível, com a eliminação de obstáculos. 

O processo é aplicado em todo o ciclo de vida do projeto, desde o seu planejamento inicial até a entrega do produto final. Essa metodologia tem como objetivos otimizar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade dos projetos. Assim, as perspectivas de sucesso aumentam consideravelmente. 

A empresa que adota a Metodologia Ágil se torna mais eficiente e, consequentemente, mais competitiva no mercado. Com esses diferenciais, a companhia tende a se tornar mais bem vista pelo seu público consumidor, assim como pelos seus talentos. 

Como implementar a Metodologia Ágil?

Anteriormente explicamos o que é Metodologia Ágil e, a partir desse ponto, daremos dicas de como implementar na sua empresa de forma eficaz. Listamos os tópicos que devem ser observados com atenção ao longo dessa jornada.

1. Identificação de onde está o valor

O primeiro passo para implementar a Metodologia Ágil está em identificar quais são os setores, fluxos e produtos que criam valor para seu empreendimento. Para isso, faça um mapeamento dos processos, observando quais são mais dinâmicos e ágeis dentro do contexto corporativo.

2. Fluxos de valor

Em seguida, é necessário delinear a estrutura da Metodologia Ágil aplicada à sua companhia. Para isso, crie fluxos de valor que têm o papel de conferir um sentido mais organizacional para as entregas e seus resultados. 

3. Times ágeis

No processo de implementação de uma Metodologia Ágil é necessário identificar times e missões. O foco está em potencializar a entrega de valor. É fundamental apostar em ferramentas e frameworks ágeis. 

4. Backbone

Esse passo para a implementação da Metodologia Ágil consiste em identificar melhorias e avanços essenciais para tecnologia ou equipe. Tais avanços devem objetivar a mudança da cultura organizacional com habilitação da aplicação da Metodologia Ágil. 

5. Roadmap de implementação

Tendo concluído todos os pontos anteriores, é necessário definir o roadmap de implementação. Recebe o nome de roadmap uma metodologia extraída da gestão de produtos que pode ser definida como sendo uma espécie de guia de viagem. 

O papel desse guia é apresentar os detalhes sobre as rotas e paradas. Em outras palavras, é um guia dos passos e processos que devem ser realizados para a realização do projeto em questão. Consiste no seu planejamento estratégico detalhado.

Qual a importância da Metodologia Ágil para as empresas? 

As metodologias ágeis são adotadas pelas empresas por várias razões. Uma das motivações mais relevantes para a adoção dessa metodologia diz respeito à transformação estrutural, estratégica e operacional.

A seguir falaremos sobre as três razões apontadas como as mais relevantes para implementar a Metodologia Ágil em uma companhia. 

1. Acelerar entregas

A Metodologia Ágil consiste em reestruturar a sistemática de produção das companhias, permitindo, assim, que se tornem mais eficientes. Quando se trabalha com mais rapidez e foco na qualidade é natural que as entregas sejam aceleradas. Produtos e projetos podem ser concluídos antes do que foi previsto. Em alguns casos, isso é essencial para a manutenção da saúde financeira da companhia.

2. Melhor gerenciamento de prioridades

Quando se tem muitas coisas para fazer, é possível acabar sobrecarregado sem entender que nem tudo precisa ser realizado ao mesmo tempo. Definir prioridades é determinante para o sucesso em diferentes empreitadas. A Metodologia Ágil, através do mapeamento de processos, permite aprimorar a habilidade de gerenciar prioridades

3. Aumento da produtividade

Trabalhar com mais eficiência é crucial para aumentar a produtividade de uma companhia. Geralmente, as empresas adotam metodologias ágeis como uma forma de potencializar os seus resultados. 

Benefícios da Metodologia Ágil 

A Metodologia Ágil, de maneira geral, oferece uma série de benefícios para as companhias. O público consumidor tende a se tornar mais satisfeito por ter acesso a produtos de maior qualidade num menor espaço de tempo. A retenção de talentos é potencializada por se estar inserido em um ambiente mais dinâmico e rico de experiências positivas. 

Também é uma forma de aproveitar os recursos de maneira mais inteligente, reduzindo os custos. A companhia passa a ter respostas mais práticas do mercado reduzindo os riscos de prejuízo. Além disso, contribui para dar mais ênfase aos prazos, sincronizando o cronograma de execução com as diferentes etapas do projeto. 

Esse tipo de metodologia contribui para que os projetos tenham mais visibilidade e se construa um alinhamento mais preciso entre os diferentes setores da companhia. O tempo de entrega dos projetos é reduzido, permitindo que o empreendimento usufrua dos seus resultados antes do previsto.

Metodologias Ágeis x Metodologias Tradicionais

Uma das questões que preocupam os gestores diz respeito à compreensão da aplicabilidade das metodologias ágeis no dia a dia da companhia. Em suma, diz respeito a entender o que muda na gestão de projetos da metodologia tradicional para a Metodologia Ágil. 

O modelo tradicional mais aplicado à gestão de projetos é o chamado “cascata”. Ele segue um padrão para o gerenciamento de processos e pessoas, independentemente do tipo de companhia a que será aplicado. Trata-se de uma metodologia bastante linear e sequencial, algo que não se alinha com a realidade das organizações. Basicamente, isso significa que o processo de criação é dividido em fases. 

Não há muito espaço para o desenvolvimento da solução, para realizar testes, melhorar e ampliar o mercado. Essa metodologia tem mais foco no produto do que no cliente e nas suas necessidades. Não significa que essa metodologia é inútil, mas pode não se adequar a diferentes modelos de negócios. Para companhias que precisam de novidades em seus processos produtivos pode ser mais válido adotar uma Metodologia Ágil. 

Gostou de conhecer melhor o que é e como implementar uma Metodologia Ágil? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63