Planejamento Semanal – O que é e como fazer

Confira algumas dicas que vão te ajudar no processo de planejamento e desenvolvimento.

Você muito provavelmente já deve ter tido a sensação de que a semana não foi nada produtiva, não é mesmo? Os dias passam em um piscar de olhos, regrados de tarefas que realizamos de modo desordenado. No término, chegando a hora de descansar, fica o sentimento de frustração, de que deixamos para trás diversas obrigações.

O sentimento é ainda pior quando paramos para refletir e notamos que muito do nosso tempo foi perdido de modo desnecessário, seja perdendo tempo em tarefas que não deveriam ser priorizadas naquele momento ou também por procrastinação e falta de foco. 

Oras, com essa conclusão em mente pode parecer muito simples fazer tudo de modo diferente não é mesmo? Mas não é tão simples assim. É preciso mais do que desejo e força de vontade. É preciso organização e planejamento.

O planejamento é fundamental a fim de estabelecer uma organização para os nossos deveres e obrigações e podemos realizá-lo de diferentes modos. Um deles é a prática do planejamento semanal.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como podemos aplicá-lo para fazer com que as nossas semanas sejam mais produtivas? Acompanhe-me nesta leitura.

[php_everywhere instance=”2″]

Motivos para planejar 

Certo, identificamos que precisamos mudar e que é necessário planejar, esse é o primeiro passo. Entretanto não devemos nos martirizar por isso, afinal de contas vivemos em um mundo onde o número de obrigações, deveres e interações, com as quais nos relacionamos, cresce de modo exponencial.

Fica muito fácil de se perder com essa grande quantidade de compromissos que surgem diariamente e, nos deixando bastante desorientados, aliado a isso, outra questão que desfavorece e muito a nossa produtividade têm a ver com o estresse e ansiedade provenientes da falta de organizações.

Esse dois fatores, sobretudo quando aliados, favorecem e muito a prática de atividades correlatas que acabam por mitigar ainda mais a nossa produtividade, como ocorre quando há falta de foco e procrastinação.

Esses motivos são mais do que necessários para nos mostrar que devemos tomar uma atitude, que devemos mudar esse ciclo. Fica bastante nítido que precisamos nos organizar mais, de modo que planejar se torna uma brilhante saída.

E esse ato pode reverberar de forma bastante positiva ao longo do nosso dia a dia, da nossa semana e, de modo geral, da nossa vida. Os benefícios podem ser percebidos em diversas áreas como:

  • Contribui oferecendo-lhe um maior autocontrole a medida que reduz a os níveis de estresse e ansiedade decorrentes do grande acúmulo de deveres e obrigações.
  • Melhora na produtividade, afinal, você será capaz de usufruir melhor do seu tempo, melhorando não só a sua capacidade produtiva mas também a qualidade com que produz.
  • Maior controle sobre o seu tempo, contribuindo até mesmo para que você dedique mais dele para suas atividades que envolvem lazer, melhorando assim a sua qualidade de vida.
  • Garantia de motivação, pois a medida que os resultados vão surgindo fica bastante nítido o seu processo evolutivo, bem como a conquista de objetivos, de modo que, trabalhar dessa forma passa a ser bastante prazeroso.

E não é só isso, essas mesmas questões que eu acabo de apontar não se refletem apenas na sua vida profissional e no ganho de produtividade. Um bom planejamento semanal afeta positivamente a sua vida pessoal.

Afinal de contas, não é apenas no trabalho que temos nossos deveres e obrigações. Portanto saiba que o planejamento semanal vai te garantir uma vida muito mais organizada, com muito menos imprevistos e, consequentemente, muito mais tranquila.

Como fazer um Planejamento Semanal

Agora que você já entendeu toda a importância do planejamento, podemos ir para a parte mais importante desse artigo, como fazer um planejamento semanal que possa gerar bons resultados, que seja verdadeiramente eficaz.

Separei alguns passos que vão te ajudar nesse processo. Confira!

1 – Reconheça o problema

Esse passo é mais do que evidente, afinal, só mudamos quando somos capazes de compreender que existe um problema. É preciso reconhecer que o modo com o qual realizamos nossas tarefas, durante a semana, precisa de melhorias. 

A partir do momento que identificamos onde estamos errando temos o nosso ponto de partida. Mas não basta, é preciso querer mudar e que essa mudança irá resultar em coisas positivas para a sua vida. Não se trata apenas de saber disso, é preciso querer verdadeiramente.

2 – Defina suas metas e objetivos

Identificou o problema? Quer realmente mudar? Fazer diferente? Excelente, o primeiro passo foi um sucesso.

Já o segundo tem total relação com as suas conquistas, se trata da definição de metas e objetivos. Quais são os seus desejos? Os seus anseios? Suas aspirações? Aonde você quer realmente chegar?

Ter isso de modo bem claro não é uma tarefa tão fácil como pode parecer. É preciso conhecer mais de si mesmo para só então ser capaz de compreender bem essa questão.

Para entender mais sobre a complexidade desse tema eu te convido a praticar mais o autoconhecimento. Aprender profundamente sobre si mesmo. Eu te garanto, fazer isso é um verdadeiro deleite.

3 – Como fazer e quais são as prioridades

Definimos aonde queremos chegar certo? Agora precisamos saber de que modo vamos alcançar esses objetivos. Para isso precisamos estudar afinco cada uma das nossas metas e objetivos e traçar um plano para cumprir cada uma delas.

Só que não se resume apenas a isso. Até mesmo porque simplesmente não é possível definir uma série de motivos e sair correndo atrás de todos eles ao mesmo tempo. 

Precisamos compreender quais são as nossas prioridades. Estabelecer o que devemos fazer em primeiro lugar e definir, de modo bastante claro, o passo a passo, a trajetória para que possamos alcançar aqueles objetivos que definimos anteriormente.

Lembre-se, essa etapa, muito provavelmente, é uma das mais importantes pois diz total respeito ao caminho que iremos caminhar rumo aos nossos objetivos.

4 – Aja

De nada adianta estabelecermos tudo isso e não agir. Colocar a mão na massa e colocar em prática tudo que foi estudado e planejado.

Um planejamento só é verdadeiramente bom quando os resultados de sua aplicação são eficazes e para poder colocá-lo a prova é preciso agir.

Desse modo, seguindo esses passos que eu lhe sugeri, eu tenho plena certeza que você será capaz de garantir resultados positivos para a sua semana. Coloque em prática tudo isso e você irá comprovar o quanto um planejamento semanal pode ser tudo aquilo que você precisava.

 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010