8 Dicas para promover o bem-estar emocional

máscaras com diferentes expressões

Confira 8 dicas que vão te ajudar promovendo um bem estar emocional.

O conceito de bem-estar envolve o ser humano como um todo, incluindo tanto aspectos físicos quanto emocionais. Afinal de contas, uma pessoa que não está se sentindo bem em um desses setores, provavelmente terá impactos no outro. Para que o bem-estar emocional esteja satisfatório, o corpo precisa estar saudável e vice-versa.

Como as pessoas de maneira geral tendem a dar mais atenção para questões físicas, no artigo de hoje iremos focar no lado emocional. Assim, ao adotar as dicas que daremos em seguida, estará promovendo o seu bem-estar emocional e contribuindo para que tenha uma vida plena. Vamos lá?

[php_everywhere instance=”2″]

Dicas para promover o bem-estar emocional: ações práticas para adotar no dia a dia

A promoção do bem-estar emocional pode ser alcançada através da adoção de ações simples, mas que, juntas, são capazes de gerar muitos benefícios. Todos precisam ter essa consciência para que possam viver de forma plena e alcançar o bem-estar. Veja, a seguir, seis dicas que poderão te ajudar nessa importante tarefa.

1. Busque se conhecer

O autoconhecimento é um passo fundamental para qualquer pessoa que deseje se sentir bem emocionalmente, alcançar seus objetivos e ser feliz. É a partir de um conhecimento amplo de si mesmo que o indivíduo consegue direcionar sua vida e gerenciar suas emoções de maneira mais positiva.

É preciso destacar que o autoconhecimento não é um processo com começo, meio e fim. Trata-se de algo que deve ser levado ao longo de toda a vida e que pode ser alcançado através do diálogo interno, da auto-observação e da reflexão acerca das experiências vividas.

2. Tire um tempo para si

Por mais que, hoje, a grande maioria das pessoas tenha uma rotina agitada, é fundamental se colocar como uma prioridade. Se você é do tipo que se preocupa com todos ao seu redor e acaba se esquecendo de si, procure repensar esse comportamento. Afinal de contas, ao cuidar de si está se mantendo saudável para continuar cuidando dos outros.

Portanto, lembre-se de incluir na sua lista de afazeres momentos de descanso e lazer. Você merece ter um tempo para fazer o que gosta, mesmo que seja parar por alguns minutos e relaxar, ler um livro, ouvir suas músicas preferidas, enfim, aquilo que fizer sentido de acordo com suas preferências.

3. Priorize os seus objetivos

Se ainda não tem clareza em relação aos seus objetivos, poderá identificá-los ao longo do seu processo de autoconhecimento. Ao ter consciência em relação a eles, inclua-os em sua lista de prioridades, evitando, por exemplo, agir de modo contrário ao que deseja para sua vida. Outro benefício está no de não deixar que terceiros coloquem as prioridades deles acima das suas e te façam desviar do seu caminho.

4. Cuide dos relacionamentos

Os relacionamentos ocupam um espaço importante dentro do bem-estar emocional. Afinal de contas, somos seres sociais, precisamos do contato com outras pessoas. Sendo assim, cuide das suas relações, se faça presente, preze pelo diálogo e busque também ter momentos de lazer ao lado dos seus entes queridos.

Tenha sempre em mente que os relacionamentos humanos, como o próprio nome diz, são vivos como nós. Nesse sentido, eles precisam de atenção, de cuidado e de dedicação. Caso contrário, acabam se enfraquecendo com o passar do tempo, gerando distanciamento.

5. Evite se comparar

As comparações são verdadeiras armadilhas criadas pela mente, porque funcionam apenas para gerar frustração e o sentimento de inferioridade. Quando você se compara a um colega que está em um nível da carreira muito mais elevado que o seu, ignora o fato de que cada um teve uma trajetória diferente.

Então, se tem esse hábito, procure ressignificá-lo, em vez de se sentir triste por não estar no mesmo patamar que outra pessoa, prefira admirá-la e se inspirar na história dela para construir a sua. Assim, irá adaptar o que observar à sua própria realidade, de forma justa e coerente.

6. Cultive bons pensamentos

Se costuma sempre se pegar tendo pensamentos negativos e pessimistas, tente mudar o foco deles. Acredite, um simples: “não acredito que preciso me levantar tão cedo para trabalhar” pode comprometer o seu bem-estar ao longo do dia. Dessa maneira, procure ressignificar essa ideia, mudando para algo como: “vou dormir cedo para acordar cheio de energia amanhã e me dedicar ao trabalho”.

Parece que não, mas a mudança na forma de pensar influencia todas as áreas da vida. Quanto mais positivos forem os seus pensamentos, mais estará inclinado a obter bons resultados, gerando um ciclo virtuoso de satisfação. Lembrando que a ideia não é fechar os olhos para os problemas e sim focar nas soluções.

7. Evite idealizar as pessoas

A idealização é um problema bastante comum capaz de comprometer o bem-estar emocional por causa das decepções que pode gerar. Se você conhece pessoas que gosta e admira, ótimo, continue assim, mas lembre-se sempre que todas elas são seres humanos capazes de cometer erros.

Ao perceber que está idealizando alguém e antecipando atitudes que você nem sabe se o outro terá, pare, respire e volte à realidade. Concentre-se no agora, no que essa pessoa fez hoje e dê a ela a oportunidade de se relacionar com você sem a pressão do excesso de expectativas.

8. Aprenda a lidar bem com erros

Se costuma se sentir muito mal após cometer um erro, é válido se atentar a essa questão. Erros podem ser mesmo frustrantes, mas não devem se transformar em motivos para desespero ou desistências. Entenda, todo ser humano está sujeito a falhar, isso faz parte do nosso processo de desenvolvimento.

É mais espantoso quando alguém consegue realizar algo desafiador sem errar do que o contrário. Adquira essa consciência e conseguirá aprender muito mais com essas experiências, tornando-se cada vez mais forte e preparado para enfrentar qualquer coisa.

Viu só como depende de você promover o seu bem-estar emocional? Evite terceirizar essa responsabilidade, pegue-a para si e faça o seu melhor para viver de forma leve, equilibrada e plena. Assim, todas as áreas da sua vida serão impactadas positivamente, como a carreira, os relacionamentos e a autoestima.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por fran_kie

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010