O que é bem estar mental e como ele interfere no dia-a-dia

Bem estar Mental

Bem estar mental é um estado harmônico em que a mente trabalha as emoções positivas e negativas de maneira equilibrada.

Bem-estar mental é um estado harmônico em que a mente trabalha as emoções positivas e negativas de maneira equilibrada. É a capacidade de administrar os sentimentos, independentemente das variações e exigências externas. É também a apropriação de suas próprias ações.

Bem-estar mental é a condição de estar bem consigo mesmo e com os outros; é saber lidar com as situações adversas, reconhecendo os seus limites e potencialidades, mantendo o seu campo energético em equilíbrio.

A maneira como um indivíduo pensa, atrai pessoas, situações e experiências. A qualidade dos pensamentos, portanto, compromete diretamente a sua qualidade de vida, reverberando nos resultados pessoais e profissionais.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Benefícios do bem estar mental

  • Autocontrole;
  • Atitudes mais positivas com relação a si, ao outro e ao ambiente;
  • Domínio situacional;
  • Escolhas e atitudes mais positivas;
  • Maior capacidade de atenção e aprendizagem;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Prevenção à depressão e outros transtornos da mente;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Melhoria significativa nas relações sociais.

Impactos do bem-estar no dia a dia

As decisões e as ações tomadas por um indivíduo são um reflexo do que se passa em sua mente. A realidade é apenas uma metáfora que não se apresenta da mesma forma para todo mundo, pois cada pessoa enxerga o mundo à sua maneira, de acordo com as suas vivências e experiências.

Embora todas as pessoas saibam a diferença entre pensamento positivo e negativo, muitas vezes o inconsciente não saber identificar essa diferença. A boa notícia é que o cérebro é como um músculo, que pode ser exercitado para criar os pensamentos que queremos. Desse modo, é possível treiná-lo para gerar o hábito de enxergar as situações do cotidiano com a melhor perspectiva. Os pensamentos moldam nossas a ações, que, por sua vez, mudam a nossa realidade. É um círculo virtuoso e vicioso!

É importante atentar-se ao que se passa em sua mente. Policie-se, observe-se e considere a lei da atração: o que você pensa, você faz; o que você faz, impacta o seu ambiente — que retribuirá de maneira reativa. Portanto, se o seu pensamento é positivo, vai atrair mais positividade para a sua vida. Direcione as suas energias para o que te faz bem, e mudanças extraordinárias acontecerão!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

7 dicas para uma vida de mais bem-estar

O bem-estar não é fruto de uma fórmula mágica, mas de um conjunto de hábitos. Abaixo, você confere 7 dicas:

1. Encontre qualidade de vida no trabalho

Você passa um terço (ou mais!) das 24 horas do seu dia dedicando-se ao trabalho. Portanto, é preciso que você encontre um mínimo de qualidade de vida nesse momento. Por isso, procure, ao máximo possível, trabalhar com algo que você goste e que faça sentido para você.

Além disso, respeite os limites do seu corpo e da sua mente. O descanso e o sono são tão importantes quanto o período ativo. Por isso, não se sacrifique mais do que a vida já vai lhe cobrar. Além disso, saiba dizer “não” às tarefas e compromissos que você sente que não será capaz de dar conta. Isso não é ser fraco; é ser sensato.

2. Seja minimamente organizado

O cérebro é um órgão que gosta de padrões. Quando ele percebe que está em um ambiente organizado, ele produz uma sensação de tranquilidade e de bem-estar. Portanto, mantenha a sua casa limpa e arrumada. O mesmo vale para o seu ambiente de trabalho. Seja organizado para que a sua mente não fique num estado de estresse.

Além disso, procure ter uma agenda para anotar as coisas que você não pode esquecer. Anote inclusive os seus compromissos, com dia e hora marcados, para que você não se sobrecarregue. Quando colocamos as informações no papel, é como se “aliviássemos” a mente, que não precisa manter esses dados todos na memória.

3. Saiba aproveitar a companhia das pessoas

Olhe ao seu redor. Com certeza, você tem pessoas que participam ativamente da sua vida. Estamos falando dos seus amigos, dos seus vizinhos, dos seus familiares, dos seus colegas de trabalho, e por aí vai. Você não é obrigado a gostar de todos eles, obviamente. Mas certamente há alguém de cuja companhia você goste.

Por isso, procure passar mais tempo com as pessoas agradáveis. Converse, troque ideias, participe daquele churrasco em família, do passeio com os amigos. A verdade é que ninguém sabe quanto tempo temos nesse mundo, de modo que aproveitar a companhia daqueles que estão conosco certamente aumenta a nossa qualidade de vida. Socialize!

4. Alimente-se de forma equilibrada

Você provavelmente já ouviu falar que você é aquilo que você come, não é mesmo? Isso é a mais pura verdade. Os nutrientes que hoje estão nos alimentos na sua cozinha, amanhã estarão no seu organismo.

Para que cada órgão do seu corpo funcione adequadamente — o que inclui o seu cérebro —, é preciso consumir diariamente boas quantidades de vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Para obter essa variedade, é preciso consumir grãos, verduras, legumes, carnes, cereais e frutas diariamente, sem cometer excessos.

5. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos oferece uma série de benefícios à saúde física, como: fortalecimento de músculos e ossos, perda ou manutenção do peso, redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora na respiração, entre outros.

No entanto, os benefícios dos exercícios físicos não se resumem à saúde física. Durante a sua prática, o organismo eleva a produção de importantes neurotransmissores, como a serotonina e a endorfina. Essas substâncias estão associadas à sensação de prazer, felicidade e bem-estar. Quando elas estão em falta, surgem transtornos da mente, como estresse, ansiedade e depressão. Portanto, seja fisicamente ativo para prevenir e para tratar todos esses transtornos.

6. Faça atividades relaxantes

Você tem um hobby, ou atividade que lhe dá prazer? Para algumas pessoas, essa atividade pode ser ler um livro, cozinhar, fazer trabalhos artísticos, cantar, praticar um esporte, cuidar de animais e plantas, bordar, fazer palavras-cruzadas, tocar um instrumento musical, enfim, opções não faltam. Dedicar algum tempo do dia às atividades de que você gosta também produz esses hormônios da felicidade, o que aumenta a sua qualidade de vida, de maneira geral.

Inclua também atividades relaxantes em sua rotina, como a ioga e a meditação. Essas práticas têm benefícios comprovados à saúde física e à saúde mental, quando praticadas corretamente, em longo prazo. Experimente!

7. Procure ajuda especializada quando necessário

Se você sentir que a maior parte do seu dia está sendo tomada por emoções negativas, que vão além de uma simples tristeza, não hesite em procurar a ajuda de psicólogos e psiquiatras. Se você sente desânimo, desmotivação, cansaço constante, insônia, pensamento acelerado, preocupações excessivas, apatia, tensão muscular, entre outros sinais negativos da saúde mental, procure ajuda.

Você não precisa enfrentar esses problemas sozinho. Existem profissionais prontos para te oferecer tratamentos adequados para que você recupere a sua saúde e a sua qualidade de vida, com menos estresse e ansiedade. Seja por meio do tratamento medicamentoso ou da psicoterapia, não importa qual seja o tamanho do seu desafio, há cura para ele. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de muita força e amor-próprio!

Que as dicas acima contribuam para que você seja imensamente feliz e viva diariamente com bem-estar mental!

Se você gostou desta reflexão ou se tem mais alguma dica que deseje dividir conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Dessa forma, você levará um conteúdo transformador a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010