Como eu posso ser eu mesmo?

Ser você mesmo é o sonho de muitas pessoas. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse sentido.

Se você está se perguntando “como posso ser eu mesmo e me tornar uma pessoa autêntica?”, veio ao lugar certo. Ao longo do artigo iremos falar sobre a importância de buscar ser você mesmo, sem se deixar levar por padrões ou pressões sociais, além de dicas para fortalecer a autoconfiança e a autoestima. Sinta orgulho de ser você!

O que significa ser você mesmo?

Para algumas pessoas essa expressão de “ser você mesmo” pode parecer pouco clara, já que se imagina que todos já o sejam. Contudo, a verdade é que muitos se apropriam de uma personalidade que não os pertence como forma de se encaixarem e se sentirem aceitos por determinado grupo. E, vale ressaltar que, na grande maioria dos casos, isso acontece de forma inconsciente.

Essa necessidade de se apropriar de comportamentos que não condizem com a própria personalidade geralmente vem da insegurança e da baixa autoestima. O indivíduo pensa que ninguém irá aceitá-lo como realmente é, então, busca maneiras de se tornar mais interessante dentro da sua visão.

As redes sociais, embora tragam uma série de benefícios, trazem, também, a comparação, o sentimento de inferioridade, o desejo de ser tão feliz ou bem-sucedido quanto a pessoa que aparece na tela do smartphone. O problema é que cada um compartilha na internet apenas a sua melhor versão, o seu palco. Pouquíssimas pessoas mostram seus dias tristes, seus fracassos e infelicidades.

Considerando tudo isso, podemos resumir que ser você mesmo é se sentir feliz sendo quem é, se orgulhar das suas conquistas, reconhecer seus erros e aprender com eles. É, também, cuidar com carinho do seu corpo, que é o seu templo, a casa onde a sua alma vive. Entender que as pessoas irão gostar de você exatamente pelas suas particularidades e que aqueles que tentam te transformar não merecem sua consideração.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Benefícios de ser você mesmo

Ser você mesmo e agir de forma autêntica pode trazer uma série de benefícios para a sua vida. Veja, a seguir, quais são os principais.

1 – Ser livre

É libertador ter coragem de ser você mesmo, sem medo de ser rejeitado ou achar que aqueles que permanecem ao seu lado estão fazendo um favor. Quando uma pessoa se sente confiante o suficiente para viver de acordo com a sua essência, seus valores e convicções ela se torna verdadeiramente livre.

2 – Não precisar aceitar coisas que não deseja

É cansativo viver para agradar, porque ao longo da vida surgem convites e pedidos que nem sempre desejará aceitar. Entretanto, por conta do pensamento de que precisa deixar as pessoas felizes o tempo todo, pode acabar aceitando e se privando das suas próprias vontades. Isso se aplica tanto a coisas pequenas, como um convite para sair, quanto aquelas mais grandiosas, como decisões ligadas à qual profissão seguir, por exemplo.

3 – Manter o foco no que gosta

A liberdade para poder recusar coisas que não deseja faz com que possa manter o foco no que realmente gosta. Com isso, sendo você mesmo, poderá priorizar aquilo que deseja, sem colocar ninguém à frente dos seus planos. Lembrando que, para manter relacionamentos saudáveis, é preciso ceder em certas situações, mas sempre tomando cuidado para não se anular.

4 – Ser autoconfiante

Quando você vive sendo fiel à sua personalidade e essência, adquire cada vez mais autoconfiança. Então, essa confiança em si mesmo gera o fortalecimento da confiança das pessoas ao seu redor em você, o que beneficia especialmente os relacionamentos e a carreira.

5 – Fazer as pessoas gostarem de você pelo que é

Quando você se comporta com autenticidade, faz com que as pessoas te apreciem e se aproximem por quem é e não pelo que pode oferecer a elas. Já nos casos em que a insegurança gera o desejo de agradar o outro a qualquer custo, muitos se aproximam apenas porque são bajulados, o que torna as relações desequilibradas e pouco saudáveis.

6 – Mais realização e menos frustração

Chegar ao final do dia sabendo que usou as últimas horas em prol de coisas que acredita, em vez de desperdiçar com atitudes para agradar terceiros é altamente recompensador. Diferentemente, por exemplo, do que é viver sempre à sombra dos outros, se sentindo frustrado a cada vez que diz não para si e sim para os outros.

7 – Gastar menos tempo se preocupando com a opinião alheia

Pessoas inseguras tendem a se preocupar excessivamente com a opinião alheia. Isso rouba delas uma energia que poderia estar sendo utilizada para o desenvolvimento e a busca pela satisfação. É claro que é natural nos preocuparmos com o que os nossos entes queridos pensam sobre nós, mas sempre com muito equilíbrio e sem dar a isso um peso maior do que deve ter.

8 – Passar mais verdade aos outros

Nada é mais poderoso do que a verdade, quando você age de um modo que tem congruência com sua essência, isso se torna nítido para todos ao seu redor. Portanto, ouse ser você mesmo, dizer “sim” e “não” de forma sincera, sem medo. Dá para fazer isso sem ser rude ou magoar os outros, basta escolher as palavras certas.

9 – Tornar-se mais gentil consigo mesmo

Quando a insegurança gera essa necessidade constante de agradar os outros, o relacionamento interno é prejudicado, porque o nível de autocobrança costuma ser altíssimo. Com a chegada da autoconfiança, se inicia uma nova fase no diálogo interior, os pensamentos se tornam mais positivos e o amor-próprio floresce.

10 – Direcionar sua energia ao que faz sentido para você

Pense bem, a vida é uma só, nossa trajetória tem início, meio e fim, por isso, devemos usar cada dia com sabedoria, direcionando nossas energias ao que faz sentido para nós. Saiba quem você é e onde deseja chegar, então, se paneje para colocar as ações necessárias para tal em prática. Aqueles que gostarem verdadeiramente de ti saberão respeitar as suas escolhas e estarão sempre ao seu lado, dando força e comemorando as suas vitórias.

Comece hoje mesmo um processo de mudança e tenha cada vez mais coragem e orgulho de ser você mesmo. A colheita dessa escolha certamente será muito farta.

Aproveite para comentar sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a inspiração adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010