Como lidar com a incerteza?

Descubra como lidar com a insegurança e as incertezas se fortalecendo e adotando uma postura mais equilibrada.

O ser humano, de modo geral, gosta de segurança, de ir dormir sabendo o que vai acontecer no dia seguinte. Na época dos nossos antepassados não era assim, já que eles precisavam caçar o próprio alimento e não sabiam quando poderiam ser atacados por um animal selvagem, era uma realidade marcada por incertezas. Já a vida atual da maioria das pessoas é marcada pela estabilidade, por mais que coisas inesperadas possam acontecer, já se sabe mais ou menos como será cada dia.

Dormir, acordar, ir para o trabalho, voltar para casa, encontrar a família, se alimentar, são alguns exemplos de ações que fazem parte do dia a dia. Recentemente, aconteceu algo que mudou a rotina de muitas pessoas, a pandemia do coronavírus (COVID-19). Empresas tiveram que mudar toda a sua estrutura para se manterem em funcionamento, outras precisaram fechar, escolas suspenderam as aulas, foram muitas transformações em um curto espaço de tempo e que trouxeram incertezas e inseguranças.

Lidar com a incerteza sobre quando tudo irá passar, se empregos serão mantidos, se negócios irão sobreviver à crise econômica gerada pela pandemia é realmente desafiador. Contudo, é possível aprender a conviver com o incerto e permitir que as coisas aconteçam antes de se deixar levar pelo desespero. Continue acompanhando e saiba como manter o equilíbrio diante de um futuro incerto.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Por que as incertezas assustam?

As incertezas sempre fizeram parte da vida, já que nunca ninguém teve como garantir que as coisas aconteceriam conforme o previsto. O que a pandemia fez foi tornar essa sensação mais intensa, já que está atingindo o mundo todo. Como é algo que impacta a vida de forma geral, incluindo saúde, hábitos, finanças, relacionamentos pessoais, educação, trabalho e vários outros aspectos, amplifica o sentimento de insegurança.

Estamos todos ansiosos para o surgimento de uma vacina que nos permita voltar à rotina e recuperar a sensação de tranquilidade de antes. Afinal, mesmo que as coisas nunca tivessem sido garantidas, havia minimamente um sentimento de confiança, de poder prever e planejar o que vai acontecer no dia seguinte ou nas próximas semanas em relação à carreira, os estudos, a família.

Apesar de todos os impactos gerados por esse sentimento generalizado de incerteza, dá para encontrar maneiras de se sentir seguro dentro do possível, se adaptando, vivendo um dia de cada vez. Assim, quando tudo passar, terá aprendido lições poderosas para levar por toda a vida. Acredite, nada do que acontece é em vão, até mesmo dos maiores desafios é possível tirar algo de positivo, como o aprendizado e a certeza de ter capacidade para superar qualquer obstáculo.

Descubra como lidar com a insegurança e as incertezas se fortalecendo e adotando uma postura mais equilibrada.

10 Passos para lidar com a incerteza e se fortalecer através dela

É possível aprender a lidar com a incerteza e deixar de se sentir constantemente apreensivo e com medo do futuro. Os passos a seguir te ajudarão a manter o equilíbrio e focar no que realmente pode controlar, acompanhe.

1 – Reflita sobre o que está sentindo

Para lidar positivamente com a incerteza é preciso entender exatamente como ela está te afetando, até mesmo para saber o que precisa fazer para se sentir melhor. Negar a existência desses sentimentos não é indicado, simplesmente porque eles não irão desaparecer magicamente, é necessário refletir, se questionar e se ouvir. Assim, naturalmente, o medo e a ansiedade vão sendo controlados.

2 – Liberte-se das cobranças internas e externas

Não existe uma receita pronta para superar uma fase delicada, cada um deve encontrar o seu próprio caminho para se sentir melhor. As dicas aqui compartilhadas são sugestões de ações que podem ajudar. Nesse sentido, procure se libertar das cobranças, tanto externas quanto internas. Se dedique, dê o seu melhor para superar a situação, mas sem se comparar ou querer superar as expectativas de terceiros, concentre-se em você.

3 – Concentre-se no que está ao seu alcance

Situações de incerteza geralmente envolvem detalhes que fogem do nosso alcance. Em se tratando da pandemia, não temos como controlar quando irá acabar, mas podemos fazer a nossa parte. Concentre-se nas ações que você pode realizar, como se cuidar, higienizar as mãos, evitar sair de casa se não for realmente necessário ou qualquer outra medida que julgar pertinente considerando o que está gerando o sentimento de incerteza.

4 – Defina estratégias para se adaptar ao cenário

É importante considerar a parte prática e definir estratégias para se adaptar ao cenário de incerteza. Se você tem um negócio próprio que está fechado ou teve uma queda nas vendas, pense no que pode fazer para superar. É claro que não é algo simples e que existem muitos desafios envolvidos, mas é preciso agir. Por mais que pareça cansativo ter que lidar com isso, um dia irá olhar para trás e se orgulhar da sua força e de tudo o que aprendeu durante essa fase.

5 – Relembre os desafios que já superou ao longo da vida

Como já mencionado anteriormente, as incertezas sempre fizeram parte da vida e continuarão fazendo. Desse modo, é bem provável que já tenha enfrentado outras situações em que teve dúvidas sobre o futuro e se está aqui, lendo este artigo, é sinal que se saiu muito bem. Relembrar esses acontecimentos fará com que se torne consciente em relação à força que possui e se sinta confiante que conseguirá vencer mais essa batalha.

6 – Liste todos os dias motivos para se sentir grato

Por mais que as coisas pareçam desafiadoras, sempre existem motivos para agradecer e estar vivo é o primeiro deles. Experimente listar todos os dias pelo menos três motivos que tem para se sentir grato, lembrando-se de considerar tudo, até mesmo as coisas mais simples e que costumam passar despercebidas. Assim, sempre que se sentir sem esperanças e com medo do futuro, poderá ler essa lista e recuperar as suas forças.

7 – Realize atividades que façam com que se sinta bem

Cuidar da mente é sempre importante e se torna indispensável em meio a um período de incertezas. Por essa razão, lembre-se de incluir na sua rotina atividades que façam com que se sinta bem. Pode ser ler um livro, assistir uma série de temática leve, cuidar das plantas, meditar, as possibilidades são inúmeras. Se nunca teve o hábito de tirar um tempo para si, comece agora, experimentando e descobrindo o que gosta.

8 – Encontre a sua rede de apoio

Saber que não está sozinho e que tem pessoas ao seu lado oferecendo apoio e torcendo pela sua felicidade é extremamente fortalecedor. Então, mais do que nunca, mantenha-se próximo dos seus entes queridos, se não for possível pessoalmente, utilize os recursos disponíveis para fazer isso, como mensagens, ligações e videoconferências. Se abra, conte o que está sentindo, compartilhe suas angústias, isso certamente te fará muito bem.

9 – Pratique mindfulness

Mindfulness é uma prática de atenção plena, de se conectar ao momento presente e, assim, controlar sentimentos de estresse e ansiedade. Existem diversas formas de praticar, seja através de aplicativos que sugerem o que deve fazer ou no dia a dia, concentrando-se totalmente às atividades que estiver realizando.

Sempre que os pensamentos de medo e insegurança surgirem, volte sua atenção para o presente. Olhe ao seu redor, observe o ambiente em que está, se tem alguém contigo, ouça o que o outro diz, toque os objetos, sinta sua respiração. Quando for fazer uma refeição, mastigue calmamente, sinta o sabor do alimento. É um tipo de exercício bastante simples e que pode gerar uma poderosa transformação em sua vida.

10 – Aceite que a incerteza faz parte da vida

Por fim, entenda que as incertezas fazem parte da vida e que isso também tem o seu lado positivo. Já imaginou como as coisas seriam estranhas se nascêssemos sabendo exatamente tudo o que aconteceria pelos próximos anos, até ficarmos idosos? E isso não é possível exatamente porque nossa história é construída ao longo das experiências e das escolhas que fazemos, somos nós que a escrevemos. Aprenda a apreciar isso e começará a aceitar com serenidade tudo aquilo que não pode mudar.

5 Citações sobre incerteza para refletir

Para finalizar, fique com cinco citações poderosas sobre a incerteza para que reflita a respeito.

1 – “A maturidade tem tudo a ver com a aceitação em relação ao não saber o que está por vir.” – Mark Z. Danielewski

2 – “Não é a forma como vivemos na luz da certeza que nos ilumina, e sim o modo como vivemos no escuro da incerteza.” – Rune Lazuli

3 – “A felicidade pode ser encontrada mesmo nos momentos mais sombrios, mas, para isso, é preciso que alguém se lembre de acender a luz.” – J. K. Rowling

4 – “Somente quando tivermos coragem suficiente para explorar as trevas, descobriremos o poder infinito de nossa própria luz.” – Brené Brown

5 – “Se a incerteza é inaceitável para você, ela irá se transformar em medo. Por outro lado, se aprender a aceitá-la, conseguirá transformá-la em vitalidade, atenção e criatividade.” – Eckhart Tolle

Mesmo diante daquilo que nos assusta é possível manter a serenidade e acreditar que o melhor irá acontecer. Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, deixe seu comentário abaixo falando a respeito e, claro, compartilhe-o com os seus amigos!

Fontes:

https://www.npr.org/2020/05/01/849181366/advice-for-dealing-with-uncertainty-from-people-whove-been-there

https://saudedebate.com.br/noticias/em-tempos-de-covid-19-o-que-mais-assusta-voce

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010