O que aprendemos a valorizar na caminhada da vida

O bom da vida! Valorize as coisas boas da vida

 

Existem algumas pessoas e alguns fatos que acontecem na vida quem nem sempre valorizamos da forma correta. Não nos referimos somente ao que é positivo, mas o que é negativo também. Afinal, podemos aprender com todos os tipos de situação.

Infelizmente, nem todas as pessoas aprendem a importância do aprendizado com rapidez. Às vezes é preciso que algo ruim aconteça para a lição tenha efeito. São nesses momentos em que você adquire mais experiência, conhecimento e humildade.

Claro que essa consciência não acontece da noite para o dia. É preciso se dedicar para abrir sua mente e ganhar mais sabedoria no dia a dia. Para se aprofundar mais nesse tema e ensinar dicas bem interessantes para você nesse sentido, é só continuar lendo esse artigo!

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

8 dicas para obter conhecimento dos acontecimentos de todos os dias

Uma forma de aprender com cada pessoa e situação da nossa vida é prestando atenção nos detalhes. Mas que fique claro que isso não é um trabalho pontual. É preciso estar atento ao que acontece com você todos os dias, pois você sempre pode extrair um aprendizado valioso. Confira uma seleção com 5 recomendações que podem te ajudar nessa caminhada rumo a evolução:

Observe, identifique e analise: um dos primeiros passos para entender como absorver aprendizado de tudo que ocorre na sua vida, é ter o olhar atento. É preciso observar o que está acontecendo, identificar quais são os pontos de aprendizagem e analisar como essa nova sabedoria pode se encaixar na sua vida.

  1. Dê atenção para qualquer tipo de situação: faça o exercício citado acima com dedicação para qualquer tipo de ocasião. Não adianta só aprender algo quando há uma morte na família, por exemplo. É preciso dar importância para todos os cenários, afinal todos eles podem influenciar no seu futuro.
  2. Entenda o que realmente importa: uma das grandes dificuldades de quem não consegue valorizar as pessoas, situações ou coisas importantes da vida, é não saber identificar o que é realmente relevante. Então, antes de agir com impulsividade, pense se o que você está prestes a fazer vai acrescentar algo na sua vida profissional ou pessoal. Reflita se o resultado dessa ação será proveitoso. E, principalmente, esteja preparado para as consequências, sejam elas boas ou ruins.
  3. Valorize todas as conquistas, não importa o tamanho: esqueça aquela história de apenas focar nos objetivos grandes. É essencial comemorar cada conquista que você consegue na sua trajetória, seja pequena ou grande. Qualquer que seja o tamanho, esse fato será importante na sua linha do tempo, trazendo consequência e abrindo espaço para mais vitórias.
  4. Invista na sua educação continuada: é fundamental que você nunca deixe de aprender. Pós-graduação, curso complementar, aulas particulares, sessões de coaching, pesquisa autodidata ou qualquer que seja o método que você escolha continuar estudando é válido para que você entre em um ciclo constante e necessário de autodesenvolvimento. É somente com o conhecimento que você abre espaço na sua mente para progredir tanto na vida profissional quanto pessoal. O coaching é uma forma transformadora de alterar a sua vida positivamente. Por meio de ferramentas totalmente efetivas, você passa a entender mais de si mesmo e como você se comporta em determinadas situações. Além disso, o método ainda tem formações que podem te ensinar exercícios específicos ligados à liderança ou outros aspectos da sua carreira.
  5. Exerça seu altruísmo: olhar para o próximo sem julgamento ou desprezo e oferecer ajuda ainda não é uma atitude comum entre muitas pessoas. Ser altruísta envolve solidariedade, empatia e honestidade. Isso não quer dizer que você passa a ser uma pessoa ingênua. Pelo contrário, ao contribuir para o progresso de outra pessoa, você acaba cooperando para o seu autodesenvolvimento também.
  6. Faça uma revisão da sua vida pessoal: é muito importante que você reveja tudo que envolve o seu cotidiano fora do escritório. Pense e repense sobre as suas amizades, família, hobbies, estilo de vida, considerando o que envolve cada um desses itens e como isso influencia na sua vida pessoal. Reflita se esses pontos e muitos outros estão fazendo bem para você e para quem convive com você. E não hesite em se afastar daquelas pessoas, atividades ou coisas que não te fazem bem. Esse tipo de cuidado é essencial para manter o seu bem-estar mental e físico, pois traz mais leveza e simplicidade ao seu dia a dia.
  7. Faça uma revisão da sua vida profissional: assim como na dica que acabamos de passar, é essencial que você faça um check up do que está acontecendo no seu dia a dia. Será que o seu emprego está rendendo bons frutos para a sua carreira? Será que  o seu cargo está adequado para o seu nível de conhecimento? Será que as relações interpessoais que você tem agora são realmente enriquecedoras? Será que você tem dado o seu máximo no trabalho ou poderia fazer entregas melhores? Será que você está dando o seu máximo para fortalecer o seu marketing pessoal? Pergunte essas e outras reflexões a si mesmo para entender se está indo no caminho certo na sua trajetória profissional.
  8. Descomplique: existe alguma situação na sua vida que de tão complicado se tornou insustentável? Então, é hora de descomplicar. Livre-se desse peso para se sentir mais leve e com o bem-estar mental e físico restaurado. Não hesite em pedir ajuda caso você não consiga se livrar do que está acontecendo com facilidade. Afinal, você não precisa fazer tudo sozinho. Lembre-se dos seus amigos e familiares e conte com o apoio deles. Só lembre-se de estar disponível caso eles precisem de você mais tarde.

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

As dicas que você acabou de ler são apenas conselhos do que é possível de se fazer para chegar a um nível de amadurecimento mais alto, em que você sabe exatamente quem e o que valorizar na sua vida. O importante é que esteja atento para sempre estar em constante desenvolvimento e aprendizado com o que mostramos hoje nesse artigo.

Se você tem um método próprio que já aplica no dia a dia é só escrever nos comentários!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 489511045 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kesu01

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010