Reflexão sobre o Efeito Bumerangue e as voltas que a vida dá

Efeito Bumerangue Saiba mais sobre o Efeito Bumerangue

 

A vida é cheia de altos e baixos. Em determinados momentos estamos felizes, nos sentindo realizados com nosso trabalho, nossos amigos e familiares, e nos mais diversos aspectos de nossa existência. Em outros, somos colocados diante de desafios e adversidades, que nos deixam perdidos, sem saber que direção tomar, para solucionar tais problemas. 

Geralmente, quando nos vemos diante desta última situação, a tendência é a de sempre apontar dedos, na tentativa de encontrar os culpados, que nos fizeram chegar a tal ponto. Sempre existe alguém em quem colocamos a culpa pelos problemas enfrentados em nosso dia a dia. Ou é o chefe, que não nos compreende; um de nossos familiares, que nos incomoda com frequência; um amigo, que se recusa a ajudar em determinada questão, e por aí vai. 

[php_everywhere instance=”2″]

Entretanto, algo que raramente acontece, é nós fazermos uma autoavaliação, no sentido de buscar compreender qual a nossa verdadeira responsabilidade sobre tudo aquilo que acontece em nossa vida, tanto no que diz respeito às coisas boas, quanto às coisas ruins.

Para que você entenda melhor o que estou querendo dizer, te convido a me acompanhar nesta poderosa e extraordinária leitura, que te levará à reflexão sobre o Efeito Bumerangue e as voltas que a vida dá. Continue e confira!

O que é Efeito Bumerangue?

Tenho plena convicção de que você, em algum momento de sua vida, já teva a oportunidade de ouvir alguns desses ditados: “Você colhe o que planta”, “Toda ação, tem uma reação”, ou “Tudo o que vai, volta”, não é mesmo?!

Quando alguém recorre a alguma destas frases, esta pessoa está querendo dizer que cada uma de nossas ações tem uma vibração na vida, não só na nossa, mas na das pessoas ao nosso redor também, e traz consequências, positivas ou negativas, à nossa realidade. Ou seja, o que fazemos, pensamos, o nosso humor, ânimo, tudo aquilo que falamos, a forma como caminhamos e construímos a nossa trajetória, entre diversos outros pontos, terá um resultado em nossa jornada, exatamente de acordo com aquilo que emanamos. 

A este movimento, dá-se o nome de Efeito Bumerangue, que nada mais é do que o retorno ou uma reação da vida à forma como estamos nos posicionando diante dela. Este retorno pode ter igual ou maior intensidade, vai depender daquilo que emitimos, das ações e pensamentos que tivemos, e por aí vai. 

O nome Efeito Bumerangue é uma analogia ao objeto, que utilizamos para arremessar no ar, com o objetivo de atingir algo, mas que volta às nossas mãos, quando não consegue alcançar este objetivo. 

Refletindo sobre o Efeito Bumerangue 

Ao refletirmos de forma mais profunda sobre o Efeito Bumerangue, somos levados a pensar sobre a maneira como ele tem se manifestado em nossa vida. Com certeza, neste momento, você deve estar lendo este artigo e tentando analisar se tudo o que está ocorrendo ao seu redor é realmente e verdadeiramente de sua responsabilidade, se está de acordo com aquilo que você está emanando, ou se é de responsabilidade de fatores meramente externos a você, não é mesmo?!

O que acontece ao longo de nossa existência é que não somos levados e muito menos ensinados a fazer este tipo de reflexão. O que mais se vê por aí são pessoas culpando o pai, a mãe, os amigos, os irmãos, os colegas de trabalho, o chefe, o universo, de uma forma geral, por seus problemas. Até mesmo indivíduos que entendem que seus atos e escolhas têm consequências sobre a sua vida, passam por esta situação e, vez ou outra, responsabilizam os demais por seus desafios e adversidades. 

E você deve estar se perguntando: mas por que isso acontece, Zé? Querida pessoa, ainda existe uma infinidade de indivíduos que agem assim, porque é muito mais fácil colocar a culpa no outro, do que passar pela dor de se autorresponsabilizar pelo o que se está colhendo neste momento na vida. 

Nós simplesmente fechamos os olhos para este fato e seguimos adiante culpando o chefe por não termos conseguido uma promoção, responsabilizando nossos pais ou conjugês por não termos a vida que tanto sonhamos, colocando a culpa em nossos filhos, dizendo que eles nos impedem de realizar o que queremos, entre outras questões, que têm muito mais a ver com as escolhas que nós mesmos fizemos ao longo da vida, do que com o que o outro faz ou deixa de fazer. 

Assim, é de fundamental importância que reflitamos sobre o Efeito Bumerangue, principalmente sobre a sua ação em nossa vida, porque ele faz com que saiamos de nossa zona de conforto, com que deixemos de lado o papel de vítima, que assumimos desde cedo, para nos tornarmos protagonistas de nossa própria história, entendendo que realmente tudo o que estamos colhendo agora faz parte das sementes que lançamos lá atrás, em algum momento de nossa trajetória.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

Responsabilizar-se para ter liberdade

É importante esclarecer que a minha intenção com este texto não deixá-lo culpado pelo o que quer que esteja acontecendo em sua vida, pelo contrário. O que eu quero é fazê-lo enxergar que talvez as mudanças que você tanto espera que aconteçam, dependem muito mais de você, de suas ações e pensamentos, do que de fatores externos. 

Neste sentido, ao se responsabilizar por tudo aquilo de bom e de ruim que acontece em sua realidade, você passa a sentir maior liberdade, a sentir que você tem o poder e tem potencial para emanar e transmitir coisas boas em seu dia a dia, em todos os ambientes pelos quais transita, para que assim possa plantar e colher os melhores resultados que espera, no sentido de ter uma vida mais plena, feliz e realizada. 

Dessa maneira, o primeiro passo é olhar ao redor, tomar cada vez mais consciência de tudo que acontece, de todas as reações decorrentes de suas ações, e, a partir disso, implementar mudanças e transformações, que lhe tragam boas experiências, ensinamentos, bem como benefícios e aprendizados no futuro. 

Evite ao máximo se lamentar ou continuar reclamando, pois isso além de não adiantar, ou te tirar do papel de vítima, não vai te levar a lugar algum. Sendo assim, a minha dica é que você invista no desenvolvimento de sua maturidade emocional, assuma a responsabilidade por seus erros e acertos, por seu sucesso e fracasso, para que, dessa forma, você tenha a oportunidade de evoluir e crescer em todos os ambientes de sua vida, ou seja, no âmbito pessoal e também no profissional. 

Conte com o Efeito Bumerangue para te ajudar a compreender as voltas que a vida dá e, assim, você conseguirá se transformar no protagonista de sua própria história. 

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Já conhecia o Efeito Bumerangue e a sua influência poderosa em nossas vidas? Conte-me o que achou nos comentários e, se este artigo fez sentido para você, compartilhe-o com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham a oportunidade de se libertar. 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright:547262089 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hafakot

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010