Qual a importância da amizade para a vida de uma pessoa?

Amizade

Entenda como a amizade pode agir na vida de uma pessoa

 

Já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Para muitas pessoas, a resposta para essa questão é quase como uma pegadinha. Antes de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo e em quem não é, reflita sobre as suas experiências de vida e se lembre de quem esteve ao seu lado honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quanto são e quem são os verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e diversão.

Ao longo desse artigo eu vou mostrar como é essencial termos amigos para os momentos de dificuldade e de alegria. Só que não somente ter amigos só por ter, mas tê-los para criar relacionamentos de companheirismo e criar situações e memórias relacionadas à felicidade e ao bem-estar. Confira!

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Confiança e parceria

Se você ainda está com dificuldade de definir quem são seus amigos reais, recorde sobre vários momentos icônicos da sua vida, tanto os tristes quanto os felizes. Puxe na memória quem estava ao seu lado nos momentos de dificuldade, tais como a morte de um ente querido, crises existenciais, um término de relacionamento amoroso, um desafio no ambiente de trabalho e mais. Também tente se lembrar de quem estava ao seu lado nos momentos de alegria, tais como a conquista de uma vaga de emprego, o início de um relacionamento amoroso, o nascimento de um filho, uma viagem dos sonhos e mais.

A verdade é que a amizade está relacionada à confiança e ao carinho que se sente por uma pessoa. Se uma determinada pessoa consegue causar uma sensação boa em você e se você sente carinho e confiança por ela, com certeza poderá chamá-la de amigo.

Prolongando a vida

Existem informações interessantes com embasamento científico que justifica como uma amizade pode fazer tão bem. Reuni algumas delas abaixo. Confira:

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e mencionada pela revista brasileira Superinteressante, indica que não é o dinheiro, a genética ou a alimentação que faz uma pessoa ser saudável, são os amigos. Segundo o coordenador desse estudo, os amigos são os principais responsáveis pelo bem estar na vida de uma pessoa. Você acredita que o fato de ter laços fortes de amizade com uma pessoa, pode aumentar o nosso tempo de vida em até 10 anos? E que pessoas com menos de 4 amigos podem correr mais risco de infarto?

Os hormônios da adrenalina atua no sistema nervoso e que é responsável pelo nível de estresse no corpo de uma pessoa. A ocitocina é o homônimo das relações que estimula as pessoas a se socializarem e se agruparem. Esse hormônio age como oposto à adrenalina, reduzindo o número de batimentos cardíacos e também a pressão no sangue, isso faz com que a probabilidade de ataques cardíacos diminua drasticamente. Assim, basta associar o hormônio e o que ele causa com as sensações que uma boa amizade pode oferecer.

A cura para a insatisfação

A amizade pode estar em qualquer lugar, nunca se sabe quando uma pessoa vai entrar e ficar em sua vida. Apesar desse fato, algumas pessoas preferem não fazer amizades no ambiente de trabalho para que o seu rendimento não seja afetado. Claro que cada um tem direito a fazer sua escolha, mas é importante lembrar que quando há amizades sinceras dentro da empresa pode ser que até haja mais envolvimento com o cotidiano.

O estímulo da amizade entre os funcionários não atrapalha a produtividade desde que as partes saibam da responsabilidade. É essencial lembrar que estamos falando de jovens e adultos, pois é um espaço empresarial e crianças não podem trabalhar.

Para incentivar esse tipo de relacionamento, a empresa pode criar locais de distração, tais como um jardim, um espaço para tomar bebida (chá, café e suco), uma sala de jogos e salas de descanso. Além de promover  um clima organizacional mais harmonioso, é possível que os funcionários trabalhem com mais dedicação e criatividade, pois tiveram um momento de relaxamento.

Se você é um líder ou gestor, fica a informação relevante para abordar como pauta na próxima reunião com os chefes. Os colaboradores que são amigos uns dos outros podem ser “sinônimos” de colaboradores felizes e satisfeitos.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

Coaching de relacionamento

O coaching é uma ferramenta que é capaz de transformar a vida das pessoas de forma positiva. Após passar por um processo de coaching, você se sentirá mais empoderado, terá mais autoconhecimento e ainda poderá exercer o autodesenvolvimento diariamente. E todas essas vantagens poderão ser aplicadas tanto na vida profissional quanto pessoal.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que se encaixam para diversas pessoas com diferentes necessidades em diferentes momentos da vida e da carreira. Para ajudar você a construir e sustentar relacionamentos de amizade honestos e também harmonizar os outros setores da vida com essas conexões, há o Coaching de Relacionamento.

Esse tipo de formação identifica quais são as características limitadoras, tais como a insegurança, baixo autoestima e quais são as crenças limitadoras, tais como o preconceito e a falta de autoconfiança. Após encontrar esses pontos, o coaching os desenvolve de modo que estes se transformem em virtudes. Imagine mudar a falta de segurança e confiança em segurança? Imagine alterar a baixa autoestima para amor próprio? Imagine acabar com os preconceitos que estão embutidos dentro do subconsciente? Sucesso!

Não importa o quão longa seja sua busca pela amizade verdadeira é importante não apressar os passos. Cada passo merece o tempo que precisar. Acelerar relacionamentos pode até mesmo forçar um sentimento que nunca existiria ou que precisa de mais tempo para se fortificar. Uma relação de amizade, como qualquer outra, deve ser construída com sinceridade, convivência, alegria e companheirismo,. Tudo isso faz parte de um dia a dia saudável. Afinal, ninguém merece ter que lidar com um contato que é cansativo, desonesto ou abusivo.

Com a auto segurança e autoconhecimento que o Coaching de Relacionamento irá proporcionar você poderá ser mais cuidadoso e seletivo em relação ao tipo de pessoa que quer ao seu lado. Irá buscar somente pelas amizades verdadeiras que trazem bem-estar e não energias negativas.

Mas por que fazer Coaching de Relacionamento? Investir na sua vida pessoal também é investir na sua evolução. Além disso, uma evolução em um âmbito da vida terá reflexo em outros também. O seu bem-estar fora do ambiente de trabalho é espelho para os comportamentos que você exibirá dentro da empresa. Vale lembrar que isso não faz parte de uma ação egoísta. É essencial cuidar de si mesmo. Pense assim: “ao cuidar de mim mesmo eu estarei também cuidando de quem convive comigo. Afinal, se eu progredir nos meus pensamentos e ações, quem está em volta irá perceber”.

E aí, quantos amigos maravilhosos você tem? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos verdadeiros.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 290171423 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010