Você conhece a dinâmica do barco? Potencializando o trabalho em equipe

Dinâmica do Barco

A meta da dinâmica do barco é incentivar o trabalho em equipe em diferentes circunstâncias

 

A dinâmica é um canal que transmite uma mensagem importante por meio da reflexão do próprio participante em um formato divertido. A dinâmica do barco, por exemplo, é uma excelente forma de aperfeiçoar o trabalho em equipe. Além dessas atividades, a gestão e a área de recursos humanos podem trabalhar em conjunto buscando por soluções e estratégias interessantes para continuar o desenvolvimento do pensamento coletivo. Para ajudar nesse setor, o coaching é um ótimo potencializador positivo de pessoas. Para saber mais a respeito da dinâmica do barco e do coaching é só continuar lendo esse artigo.

[php_everywhere instance=”2″]

Como a dinâmica do barco funciona

O coordenador da atividade divide o grupo em três equipes, com um líder e um observador em cada. Depois, cada uma deve receber as instruções para a construção de um barco, sendo que cada um tem um tamanho específico, um é pequeno, o outro é médio e o outro é grande.

A construção deve ser fases por fases. Na primeira parte, que dura três minutos, as pessoas não podem falar entre si. Enquanto isso, os líderes podem apenas observar e não anotar nada. Somente após os três minutos que começa a segunda fase. Então, somente os líderes podem se comunicar com o time. Já na terceira parte, que dura quatro minutos, todos podem discutir o projeto. Então, no momento da finalização, os observadores contam detalhadamente o que aconteceu ao coordenador e os líderes devem apresentar o trabalho.

O objetivo da atividade

A meta da dinâmica do barco é incentivar o trabalho em equipe em diferentes circunstâncias, inclusive em situações de pressão. O processo de se trabalhar em grupo inclui saber ouvir na essência para entender a opinião de todos; ter empatia para mostrar que todos importam; ser solidário com o que o outro tem para oferecer; ter humildade para ensinar e aprender; e ter a compreensão de que é possível evoluir todos os dias e com todas as pessoas.

No fim das contas o trabalho em equipe ensina sobre profissionalismo; como amadurecer; a ser mais cordial; a respeitar os colegas não importando a idade ou a função; a relevar besteiras e infantilidades; a ser mais engajado com as metas da empresa; e a valorizar a experiência e/ou dificuldades que cada um tem ao realizar uma atividade.

Uma equipe com pensamento coletivo tem mais chance de alcançar os resultados solicitados pela empresa e ainda contribuir com os índices positivos de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho. Quando a conexão coletiva está funcionando bem o suficiente, todos saem ganhando, afinal, aprender com o outro é essencial para o crescimento profissional e pessoal.

O coaching com papel transformador

O coaching é uma forma de mudar a sua vida de forma positiva tanto em âmbito profissional quanto pessoal. O método ensina sobre a importância de exercer o autoconhecimento para entender quais são suas qualidades que podem ser ainda mais empoderadas; quais são suas qualidades escondidas que precisam ser afloradas; quais são seus pontos negativos que podem ser eliminados; e quais são seus pontos negativos que necessitam ser mais bem gerenciados. Além disso, o método promove o exercício da inteligência emocional, uma habilidade essencial para controlar os sentimentos em momentos de tensão. Aliás, a inteligência emocional é essencial para a dinâmica do barco.

Isso já é incrível, não é mesmo? Só que o coaching ensina muito mais do que isso! No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, há a formação Professional & Self Coaching (PSC) que apresenta conhecimentos valiosos que irão levar você para outro nível de sabedoria. O conteúdo ensina sobre a história, bases, conceitos e fundamentos do coaching; como exercer o autoconhecimento e a inteligência emocional; o que são processos de identidade; quais são as melhores práticas relacionadas à liderança; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso dentro e fora do trabalho.

Durante as 180 horas de aulas teóricas e práticas, você irá usar o software Coaching Assessment, uma ferramenta que mapeia as tendências comportamentais com referência na metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade, em tradução livre). Ela foi chancelada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Mineira de Software (FUMSOFT), FINEP e Ministério da Ciência e Tecnologia. E tem mais! Você irá participar de métodos como a Roda da Inteligência Emocional, Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências e muitas outras.

Após o fim da formação, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária, Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Conheça um pouco sobre cada um dos itens:

  • Life Coach: essa linha de coaching é voltada para o desenvolvimento pessoal. Aqui é o momento de absorver sapiência a respeito de como contribuir de forma positiva com relacionamentos e questões pessoais.
  • Professional: aqui se entende mais sobre o coaching e a como oferecer o serviço para fortalecer o alto desempenho profissional.
  • Extensão universitária: essa formação tem o reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, de Porto Alegre (RS).
  • Analista comportamental: aqui você aprender a usar Teoria dos Perfis Comportamentais e o software do Coaching Assessment já citado.
  • Leader: esse é o momento para ser capacitado para ser um líder de alta performance.
  • Self Coach: essa é uma metodologia desenvolvida por José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC. O Self Coach ensina como absorver novos conceitos, aprender novas habilidades, obter novas capacidades e a se tornar uma pessoa melhor e um profissional de alto desempenho.

E tem mais! Você também terá 5 reconhecimentos e certificações internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Muito mais do que simplesmente entregar certificados, o PSC mostra que a vida, tanto do lado pessoal quanto profissional, deve andar em equilíbrio e ficar em constante evolução. Um ser humano que não consegue balancear suas necessidades e obrigações de diversos âmbitos da vida pode se cansar do dia a dia com rapidez. E um ser humano que não consegue abrir a mente para aprender novos temas fica estagnado. Comece a investir no seu progresso agora mesmo!

Compartilhe esse conhecimento com os seus amigos nas redes sociais.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: Google – https://pt.best-wallpaper.net

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010