O que é empreendedorismo digital?

Mulher segurando tablet e um carrinho de compras digital

O empreendedorismo digital é uma forma de montar seu próprio negócio através da internet.

Segundo dados coletados em 2021 pelo governo federal, no ranking dos países mais conectados, o Brasil está na 5ª posição, com 78,3% de brasileiros que acessam a internet. As expectativas para os próximos anos são de que o Brasil possa conquistar o 4º lugar nesse ranking, o que é muito importante para a economia do país, principalmente em tempos de crise econômica.

Mas o que tem a ver o número de acessos à internet com a economia do país? A lógica é simples: todos os dias milhões de pessoas buscam uma nova forma de investir em oportunidades de negócio na internet, e isso é o que chamamos de empreendedorismo digital.

Basicamente, o empreendedorismo digital é uma forma que você pode encontrar para desenvolver um esquema de negócio e, com isso, ter lucros com a internet. Neste artigo, vamos compreender a diversidade de negócios e de vantagens que o ambiente digital pode oferecer, bem como as características que o empreendedor deve desenvolver nesse caso. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura a seguir!

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Por que apostar no empreendedorismo digital?

Todo e qualquer tipo de empreendedorismo é apropriado para o mercado, porém, o empreendedorismo digital é considerado a forma mais fácil de mensurar os erros, acertos e retornos de investimento do seu negócio, devido às tecnologias de mensuração em tempo real — ao contrário dos demais tipos de negócio, nos quais, muitas vezes, só se sabe do lucro real ao final do mês, com o balanço do caixa e as contas pagas.

O interessante do empreendedorismo digital é que existem ferramentas extraordinárias para realizar esse trabalho de mensuração. O Google Analytics é uma delas.

Se você já pensou em se arriscar e investir de alguma forma em vendas pela internet, tenha em mente, porém, que nem tudo é um mar de rosas. Assim como os demais tipos de negócio, empreender exige estudo, dedicação, qualidade e comprometimento com os seus clientes. Todo o investimento vai muito além de criar um site ou um blog com alguns produtos e esperar as vendas chegarem.

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O que e como você pode vender na internet?

Isso é relativo! Você pode vender o que quiser e como quiser. Claro, é muito mais apropriado vender aquilo com que você tem mais afinidade. Dessa forma, habilidade e conhecimento não serão problemas para repassar aos seus clientes. Outro ponto positivo em vender aquilo de que você gosta é que será mais prazeroso trabalhar com isso. Portanto, pegue aquele conhecimento que você tem e aposte tudo nele.

Na internet, podemos empreender de diversas maneiras. Confira algumas delas a seguir.

  • Criar um site e um blog para a sua empresa física;
  • Comercializar itens via redes sociais ou market places (roupas, calçados, artesanato, doces, livros etc.);
  • Oferecer consultorias e divulgar a sua prestação de serviços;
  • Atuar como influenciador digital sobre temas específicos (nas redes sociais, nos vlogs, nos podcasts);
  • Ser afiliado de cursos online;
  • Produzir e comercializar o seu próprio curso online, por meio de videoaulas;
  • Desenvolver aplicativos;
  • Publicar e-books;
  • Oferecer videoaulas particulares.

Todas as possibilidades acima são meios de empreender na internet. No entanto, é necessário que você identifique as suas habilidades e construa conteúdos informativos e persuasivos para vender a sua qualidade e os seus diferenciais. Tenha em mente que, assim como ocorre no empreendedorismo físico, o empreendedorismo digital também é marcado por uma concorrência elevada. Aliás, a tendência é que cada vez mais pessoas recorram à internet para prosperar, portanto, diferencie-se!

Com a mão na massa!

Encontre as suas qualidades e habilidades, aposte nelas e coloque a mão na massa. Sabe cozinhar? Monte um blog ou um perfil de culinária nas redes sociais. Você fotografa muito bem? Mostre o seu portfólio nas redes sociais, monte um hotsite, venda o seu trabalho e faça as pessoas o encontrarem.

Caso você já tenha uma loja física e só precisa dar uma potencializada nas vendas, procure uma empresa especializada em e-commerce e venda os seus produtos por meio da internet, com pagamento seguro e facilitado. Outra opção é simplesmente apostar nos produtos importados. Pesquise a melhor maneira de comprá-los e venda-os por meio das redes sociais ou, se preferir, em um site e-commerce.

Conquiste potenciais clientes com as suas dicas, com a qualidade do seu trabalho e a sua atenção. Sinta o mercado e fique atento aos dados. É fundamental ficar de olho nos comentários, no número de curtidas, nos novos seguidores, nas cidades que mais buscam pelo seu produto, na quantidade de pessoas que acessam o seu site ou blog etc.

Quais são as características de um bom empreendedor digital?

Lembre-se sempre: as pessoas apreciam um bom atendimento! Por isso, seja educado, gentil e prestativo. Agradeça pela preferência e peça feedback. A opinião do seu cliente é a chave para o sucesso! Além disso, confira a lista de características que fazem de uma pessoa um bom empreendedor digital.

  • Capacidade de planejar-se, mas com flexibilidade;
  • Atualização contínua dos seus conhecimentos;
  • Acompanhamento de tendências nacionais e internacionais em tempo real;
  • Produção de conteúdo de qualidade, com diferenciais competitivos;
  • Contato frequente com o público, respondendo às mensagens recebidas;
  • Foco na experiência oferecida ao consumidor;
  • Habilidades de networking;
  • Criatividade e vontade de inovar;
  • Resiliência;
  • Visão sistêmica (contemplando todos os aspectos que envolvem a atividade escolhida);
  • Conhecimento em tecnologia (ao menos um pouco);
  • Monitoramento contínuo dos resultados obtidos com as ações implementadas.

Como você pode perceber, o empreendedorismo digital é um mar de possibilidades, mas, ao mesmo tempo, de muitas escolhas a serem feitas, de muitos conhecimentos a serem adquiridos e de muitas competências a serem desenvolvidas. É com esse trabalho que você conseguirá estabelecer diferenciais em relação à concorrência e se destacar nesse meio.

E você, ser de luz, já pensou em empreender no meio digital? Já exerce alguma atividade online? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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Imagem: ra2studio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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