O que é estratégia e por que ela é fundamental para a nossa vida?

Descubra o que é estratégia e entenda também o porque ela é tão fundamental para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal/profissional.

Estratégia é uma palavra que se originou no meio militar na Grécia, mas que possui um sentido que pode se aplicar a qualquer coisa, por isso se popularizou fora dos campos de batalha. Trata-se de um plano de ação para atingir um objetivo específico e que é fundamental para a nossa vida pessoal e profissional.

Neste artigo iremos explicar melhor o que é estratégia e por que ela é importante se queremos nos desenvolver e alcançar metas. Continue a leitura e saiba mais.

Entenda o que é estratégia e sua importância

A palavra estratégia vem do grego “strategia” que significa o ofício de um general, cuja função é comandar o exército. Assim, cabe a ele definir que ações todos os que estão sob seu comando deverão realizar. Agora, trazendo esse sentido para o cotidiano fora do ambiente militar, estratégia significa as ações que serão tomadas por uma pessoa ou grupo para alcançar um objetivo específico.

Um indivíduo que deseja ser aprovado em um concurso público, por exemplo, pode ter como estratégias estudar diariamente e entrar para um curso para se preparar o processo seletivo que deseja realizar. Já outra pessoa que tenha como objetivo participar de uma competição esportiva, pode ter como estratégia treinar x horas todos os dias e contar com o suporte de um treinador experiente.

Perceba que os exemplos mostram planos de ação para alcançar objetivos, algo que se aplica a qualquer área da vida. Se os dois indivíduos, o do concurso e da competição esportiva, não definissem estratégias e seguissem sem qualquer organização, apenas sonhando com o resultado, dificilmente alcançariam seus objetivos, porque seus esforços não teriam direcionamento.

A estratégia serve para otimizar os esforços e recursos, direcionando-os assertivamente ao objetivo pretendido. Além do mais, essa organização funciona como um agente motivador, pois faz com que o indivíduo veja que suas ações estão realmente contribuindo para o alcance da sua meta.

Ao fazer um planejamento estratégico irá obter os seguintes benefícios:

  • Ter um direcionamento para agir;
  • Clareza em relação aos seus valores e crenças;
  • Tomar decisões com assertividade e que impactem positivamente o seu futuro;
  • Concentrar esforços no que realmente considera importante;
  • Alcançar os melhores resultados em menos tempo;
  • Melhorar seu desempenho;
  • Gerenciamento de tempo mais eficaz;
  • Redução de incertezas e inseguranças;
  • Utilização das suas habilidades de forma mais assertiva.

Diferença entre estratégia e tática

Antes de prosseguirmos, é importante fazer uma diferenciação entre estratégia e um outro conceito próximo, a tática. O jornalista russo Savielly Tartakower tem uma citação que nos ajuda a entender melhor a diferença, ele disse: “Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”.

Basicamente, a estratégia é o caminho que será trilhado para alcançar um objetivo, enquanto a tática são as ações que serão realizadas para tal. Por exemplo, a estratégia de uma empresa é oferecer os melhores produtos para ganhar a preferência do público. Uma das táticas usadas para isso é ouvi-los e considerar suas necessidades e desejos ao desenvolver os itens.

7 Dicas para criar estratégias no dia a dia

A estratégia é uma ferramenta que faz as pessoas pensarem melhor em seus objetivos, considerar o que podem fazer para alcançá-los e, assim, obter resultados satisfatórios em menos tempo. Veja, a seguir, dicas para aplicar isso em seu dia a dia e alcançar a máxima performance em tudo o que fizer.

1 – Saiba o que deseja realizar

Em primeiro lugar, é preciso saber o que deseja realizar, é dessa informação que a sua estratégia irá partir. Para isso, será preciso se conhecer e buscar dentro de si as respostas em relação ao que quer para sua vida pessoal e carreira.

Esse é um passo essencial para diferenciar as vontades que partem de você de pressões da sociedade e de terceiros. O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento porque liberta e permite que cada um trilhe o seu próprio caminho.

2 – Reconheça o que te afasta dos seus objetivos

Se você deseja poupar para adquirir um imóvel à vista, os gastos supérfluos irão te afastar do seu objetivo. Assim como a má alimentação afasta uma pessoa do objetivo de emagrecer e adotar um estilo de vida saudável, por exemplo.

Sendo assim, é muito importante que, dentro do seu planejamento estratégico, descubra quais atitudes te afastam dos seus objetivos. Então, estrategicamente, poderá contorná-los e impedir que comprometam os seus resultados.

3 – Defina as ações que poderão te levar ao seu objetivo

Ao identificar quais são os seus objetivos e as ações que te afastam deles, chega o momento de definir as ações que te levarão até ele. Pense de forma ampla, considere as concessões que pode fazer, mudança de comportamento, adoção de novos hábitos, tudo o que estiver ao seu alcance e for contribuir com o que deseja para a sua vida. Em vez de apenas pensar, prefira registrar cada passo, isso te ajudará a organizar melhor as ideias e fortalecer sua motivação sempre que ler o planejamento.

4 – Encontre novas formas de fazer as coisas

Ao pensar nas ações que poderão te levar ao seu objetivo, considere que nem sempre serão atitudes totalmente novas. Em muitos casos, você pode contribuir buscando novas maneiras de realizar coisas que já fazem parte da sua rotina. Mas, para identificar essas ações, será preciso desligar o piloto automático e viver cada instante com atenção.

5 – Encontre pessoas que te ajudem a colocar o plano em prática

Ter pessoas que te inspirem e motivem a se desenvolver é uma estratégia de grande valor. Isso porque o ser humano tem a tendência natural de ser influenciado pelo meio em que vive, dessa maneira, quanto mais as pessoas ao redor incentivarem seu crescimento e contribuírem para ele, maiores serão as chances de que continue sempre avançando em direção aos seus objetivos.

6 – Faça avaliações de desempenho periódicas

Avaliar o próprio desempenho é essencial para alcançar o sucesso, pois, dessa forma, é possível entender o que está indo bem e o que precisa ser mudado. Além do mais, através dessas avaliações, poderá fortalecer sua motivação por constatar que as suas atitudes estão trazendo resultados.

7 – Adapte o planejamento sempre que necessário

O planejamento é fundamental para que uma estratégia traga bons resultados, contudo, é preciso ter em mente que nunca um plano será tão perfeito a ponto de não precisar de nenhuma adaptação. Portanto, mantenha-se sempre atento para adaptar conforme julgar necessário, revendo a rota e as atitudes tomadas para chegar ao destino desejado.

Frases que mostram a importância da estratégia

Aproveite para conferir algumas frases bastante interessantes que falam a respeito da importância da estratégia. Certamente elas farão você refletir sob diferentes pontos de vista.

1 – “A essência da estratégia é escolher o que não fazer.” – Michael Porter.

2 – “Na estratégia, é importante ver as coisas que estão distantes como se estivessem perto e ter uma visão distanciada das coisas que estão próximas.” – Miyamoto Musashi.

3 – “Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória, tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” – Sun Tzu

4 – “O resultado da má comunicação é uma desconexão entre estratégia e execução” – Chuck Martin.

5 – “Boas táticas podem salvar até mesmo a pior estratégia. Já as táticas ruins destruirão a melhor estratégia.” – George S. Patton Jr.

6 – “Desenhar uma estratégia vencedora é a arte de fazer perguntas, experimentar e renovar constantemente o processo de pensamento, questionando as respostas. Não importa o quão boa seja a estratégia de hoje, você deve sempre reinventá-la.” – Constantinos Markides.

7 – “Ser estratégico é se concentrar no que é importante, nos poucos objetivos que podem nos dar uma vantagem comparativa, no que é importante para nós e não para os outros, e planejar e executar o plano com determinação e firmeza.” – Richard Koch.

8 – “O pensamento estratégico começa com um objetivo em mente.” – Pearl Zhu.

9 – “Pensamento Estratégico = Pensamento Sistêmico + Criatividade + Visão.” – Pearl Zhu.

10 – “O pensamento estratégico ajuda a fazer a ponte entre onde você está e onde deseja chegar.” – Pearl Zhu.

11 – “Por melhor que seja a estratégia, você deve ocasionalmente observar os resultados.” – Winston Churchill.

12 – “Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios que existe.” – Michael LeBoeuf.

13 – “Você tem que ser rápido e adaptável ou então qualquer estratégia é inútil.” – Charles de Gaulle.

14 – “Sempre há uma estratégia melhor do que a que você tem, mas você ainda não pensou nela.” – Brian Pitman.

15 – “Uma boa estratégia começa com o objetivo certo.” – Michael Porter.

E então, já tinha parado para pensar no quanto a estratégia é importante e pode ser aplicada na vida pessoal e profissional? Aproveite para deixar sua opinião no espaço para comentários abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010